terça-feira, 20 de julho de 2021

Mídia ocidental perde credibilidade com chineses, diz The Diplomat

# Publicado em português do Brasil

Nova York, 17 jul (Xinhua) -- A mídia estrangeira está passando por uma crise de confiança na China, pois perderam boa parte de sua credibilidade com os chineses, de acordo com um artigo publicado recentemente na revista americana The Diplomat.

"Aos olhos de alguns chineses, a mídia estrangeira pode parecer independente, mas na verdade é controlada - se não por seus governos, então por seus dirigentes financeiros, que em última instância também servem aos interesses estrangeiros e são igualmente hostis com a China", diz o artigo escrito por Mu Chunshan, um jornalista de Beijing.

"Isto levou muitos chineses a concluírem que as reportagens da mídia estrangeira sobre a China basicamente denigrem o país", continuou o artigo. "De fato, não adianta que, ocasionalmente, as reportagens da mídia estrangeira sobre os assuntos da China contenham erros evidentes".

O autor prosseguiu apresentando várias sugestões para que a mídia estrangeira noticiasse melhor a China no futuro, exortando-os a "tomar mais cuidado para se manterem leais às práticas jornalísticas básicas" e "relatar mais sobre o que o povo chinês comum pensa, evitando tratar as vozes minoritárias como a corrente dominante".

Sem comentários:

Mais lidas da semana