domingo, 15 de agosto de 2021

DEBANDADA DOS EUA DO AFEGANISTÃO, CABUL RENDE-SE

Talibãs apertam o cerco em Cabul

Os radicais islamistas receberam ordens para ficarem à entrada da cidade. Cabul é a única grande cidade do Afeganistão que ainda está nas mãos do Governo, mas os talibãs já começaram a chegar à capital afegã, vindos "de todos os lados". A informação é confirmada este domingo pelo Ministério do Interior afegão.

De acordo com a AFP, os talibãs receberam ordens para ficarem à entrada da cidade e não entrarem na capital afegã.

"O Emirado Islâmico ordena a todas as suas forças que esperem às portas de Cabul, que não tentem entrar na cidade", disse no Twitter Zabihullah Mujahid, um porta-voz dos talibãs.

"Há combatentes talibãs armados na nossa vizinhança, mas não há combates", disse à AFP um residente de um subúrbio oriental da capital.

O gabinete do Palácio Presidencial afegão confirmou, através do Twitter, que "em várias áreas remotas de Cabul foram ouvidos disparos".

"As forças de segurança do país, em coordenação com os parceiros internacionais, controlam a situação de segurança em Cabul", referiu a Presidência afegã.

TSF | Lusa

Governo do Afeganistão quer transição pacífica do poder

Os Estados Unidos já deslocaram o pessoal diplomático para o aeroporto e é de lá que vão continuar a trabalhar.

ministro afegão do Interior sublinha que haverá uma transição pacífica de poder para o governo de transição. Garante o governante que não vai haver nenhum ataque à capital. Num discurso gravado e divulgado há minutos, o ministro sustenta por isso que sustenta que povo não tem motivos para ficar preocupado com a chegada dos talibãs.

A agência Reuters já tinha revelado que o governo de Ghani tentou negociar com os Talibãs "uma rendição pacífica" de Cabul. Agora um membro do gabinete do presidente afegão confirma à Reuters que Ashraf Ghani está em conversações com o Representante Especial dos EUA para o país.

No Twitter, um porta-voz dos talibãs assegura que os combatentes têm instruções para ficarem às portas da cidade para não entrarem. acrescenta ainda que até à transição de poder o Governo Afegão é responsável pela segurança de Cabul. Mas nas redes sociais já é visível a corrida dos afegãos aos bancos, e são também muitos os que procuram as embaixadas e outros serviços para a emissão de vistos.

A antiga embaixadora das Nações Unidas para a juventude Aisha Kurram conta que na universidade de Cabul os professores despediram-se esta manhã dos alunos. Aisha afirma que os talibãs já estão espalhados por toda a cidade à espera do momento certo.

Já um deputado afegão contou à BBC, a partir de Cabul, que as pessoas tentam desesperadamente fugir da capital. Uma tarefa que neste momento só é possível por via aérea, mas, garante o deputado, os voos já estão todos cheios.

Os Estados Unidos já deslocaram o pessoal diplomático para o aeroporto e é de lá que vão continuar a trabalhar. Não sem antes terem destruído vários documentos sensíveis.

Quanto à equipa da União Europeia, um funcionário da NATO contou à agência Reuters que foi transferida para um local seguro na capital afegã.

Por seu lado, a Rússia já fez saber que não tem planos para retirar o pessoal da embaixada em Cabul. Até porque, de acordo com o porta-voz do Kremlin, está já a ser preparada uma reunião de emergência das Nações Unidas.

Rui Polónio | TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana