domingo, 10 de outubro de 2021

China considera 'insano' ex-PM da Austrália Tony Abbott

Por comentários de Abbott sobre Taiwan

# Publicado em português do Brasil

TAIPEI, 9 de outubro (Reuters) - A embaixada da China na Austrália disse que o ex-primeiro-ministro Tony Abbott foi um político "lamentável" no sábado, depois de denunciar a pressão chinesa contra Taiwan durante uma visita à ilha.

Abbott visitou Taiwan, que é reivindicada pela China, a título pessoal nesta semana, reunindo-se com o presidente Tsai Ing-wen e dizendo em um fórum de segurança que a China pode atacar com sua economia desacelerando e finanças "estalando". consulte Mais informação

A embaixada chinesa em Canberra respondeu com desdém.

"Tony Abbott é um político fracassado e lamentável. Seu recente desempenho desprezível e insano em Taiwan expôs totalmente suas horríveis características anti-China. Isso só vai desacreditá-lo ainda mais", disse o jornal em um breve comunicado em seu site.

A visita de Abbott ocorreu depois que a China realizou quatro dias de incursões em massa da força aérea na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan, começando em 1º de outubro.

A Austrália, como a maioria dos países, não tem laços diplomáticos oficiais com Taiwan, mas juntou-se ao seu aliado, os Estados Unidos, ao expressar preocupação com a pressão chinesa, especialmente militar.

Taiwan diz que é um país independente e se defenderá se a China atacar.

REUTERS - Reportagem de Ben Blanchard; edição por Philippa Fletcher

Imagem: O ex-primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, participa da Conferência do Partido Conservador da Grã-Bretanha em Birmingham, Grã-Bretanha, 5 de outubro de 2016. REUTERS / Toby Melville

Sem comentários:

Mais lidas da semana