# Publicado em português do Brasil
Rasha Reslan | Al Mayadeen
Com apenas 20 anos de ocupação dos EUA, o Afeganistão está abandonado em um relance, caindo nas mãos do Taleban.
O filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel disse certa vez: "Aprendemos com a história que não aprendemos nada com a história." Esta citação pinta perfeitamente um quadro dos repetidos fracassos da política externa dos Estados Unidos de Hanói, Beirute, Cabul, Bagdá, Havana e assim por diante.
Os custos intermináveis do fracasso dos EUA, em vidas e dólares, são trágicos para aqueles que vivem sob a ocupação e outros recrutados para forçá-la. As más decisões dos Estados Unidos ficarão na história, para nunca serem esquecidas.
A decisão de Joe Biden de retirar todas as tropas americanas do Afeganistão até o 20º aniversário dos ataques de 11 de setembro foi uma decisão mal calculada em todos os níveis - não porque tenha feito algum bem ao Afeganistão , mas a razão é atribuída à forma como os EUA deixaram o país. Em uma guerra que custou 20 anos e 1,5 trilhão de dólares e foi "perdida" em 20 dias, muitas coisas podem estar acontecendo que estão longe de ser boas.
Joe Biden está errado
A situação do Afeganistão hoje é mais desagradável, inaceitável e difícil do que antes.
O que Biden afirma apresentar como o fim definitivo da "Guerra Para Sempre" dos Estados Unidos é um puro desastre.
O ex-secretário de defesa Robert Gates disse uma vez que Biden “se enganou em quase todas as principais questões de política externa e segurança nacional nas últimas quatro décadas”. Ele certamente se equivocou calamitosamente, tragicamente, sobre o Afeganistão.
Em 8 de julho, Biden declarou: “O Talibã não é o [...] exército norte-vietnamita. Eles não são - eles não são remotamente comparáveis em termos de capacidade. Não haverá nenhuma circunstância em que você veja pessoas sendo levantadas do telhado de [uma] embaixada ... do Afeganistão ”.
Precisamente 38 dias depois, o Taleban entrou no palácio presidencial em Cabul horas depois que o ex- presidente Ashraf Ghani fugiu do país no domingo para o Tajiquistão. O ministro da defesa interino do Afeganistão, general Bismillah Mohammadi, criticou o presidente em fuga em um breve tweet, dizendo: "Eles amarraram nossas mãos atrás das costas e venderam a pátria."
Enquanto isso, helicópteros transportaram diplomatas americanos do telhado da embaixada dos Estados Unidos em Cabul , abrindo caminho para o Taleban confrontar e derrotar as forças de segurança afegãs. Muitas cidades importantes caíram com pouca ou nenhuma resistência, incluindo Jalalabad, uma cidade importante capturada pelo Taleban no domingo.