Ataque dos EUA ao Jornalismo Independente e à Dissidência Política
# Publicado em português do Brasil
Finian Cunningham* | Strategic Culture Foundation
O verdadeiro objetivo de Washington é criminalizar o jornalismo crítico e, na verdade, qualquer forma de dissidência crítica.
Em um ataque audacioso à
liberdade de expressão, jornalistas e escritores baseados nos Estados Unidos
foram proibidos pelas autoridades federais dos EUA de publicar artigos com a
Strategic Culture Foundation. Entrevistamos um dos autores afetados pela
proibição, o jornalista Daniel Lazare, residente
Lazare é um dos vários escritores que moram nos Estados Unidos e que anteriormente publicaram colunas regulares na Strategic Culture Foundation. Nosso jornal online apreciou muito suas percepções e análises inteligentes da política internacional e dos Estados Unidos. Infelizmente, não poderemos mais publicar suas colunas por causa da ameaça imposta a eles pelas autoridades federais dos EUA que acusam o SCF de ser uma operação de influência dirigida pelo Kremlin. As acusações e ameaças são infundadas e draconianas.
Se os escritores baseados nos Estados Unidos desafiarem a proibição, eles serão ameaçados com penalidades financeiras astronômicas de mais de US $ 300.000. A proibição só surgiu nas últimas semanas. Ele segue movimentos anteriores do Departamento de Estado dos EUA e do Departamento do Tesouro acusando o SCF de ser um agente da inteligência estrangeira russa. Nenhuma evidência foi apresentada pelas autoridades dos EUA para apoiar suas afirmações provocativas. O Conselho Editorial do SCF rejeita categoricamente as alegações. Em um comunicado, os editores disseram: “Rejeitamos todas as alegações das autoridades norte-americanas de que o jornal é uma suposta operação de inteligência russa. Não temos nenhuma ligação com o governo russo. Oferecemos um fórum independente para escritores internacionais para debater e criticar livremente as principais questões atuais de importância mundial. ”