quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Sabe tudo, é omnipresente, dita as regras. "O algoritmo tomou o lugar de Deus"

Entrevista com Dave Eggers, escritor, por Catarina Maldonado Vasconcelos, na TSF

“Já nos alterámos de forma muito dramática enquanto espécie e vamos tornar-nos irreconhecíveis em dez anos”

“Big brother is watching you." O autor Dave Eggers nunca se consegue abstrair da certeza de que a privacidade é um bem do passado. No final de 2021, chegou às livrarias o livro "The Every", a sequela da sátira distópica "The Circle", sobre a ubiquidade e o poder - na sua perspetiva, exacerbado - das grandes empresas de tecnologia ou monopólios. Defensor dos negócios pequenos e acérrimo crítico de modelos de negócio como o do Facebook, o escritor norte-americano recusou vender os seus livros na Amazon, que caracteriza como uma empresa "bully". Em entrevista à TSF, Dave Eggers lamenta que as pessoas se sujeitem ao totalitarismo da internet e dos algoritmos, sem se rebelarem para defender as suas liberdades. Nesta conversa, o autor e ativista reflete sobre a inevitabilidade do que ainda pode alcançar esta força omnipresente.

No livro "The Circle" e no "The Every", escreve sobre um mundo onde as pessoas tentam sentir que detêm o poder através de formas de segurança cada vez mais invasivas, mas o efeito parece ser o contrário, com a humanidade a ficar mais enfraquecida. A internet cria uma ilusão coletiva de detenção de poderes?

Não sei se é força, é mais uma ilusão de segurança. Penso que, especialmente no "The Every", estava interessado na troca que se faz entre certeza/segurança e liberdade, e a maior parte das ferramentas que são mais ameaçadoras para nós, enquanto espécie, tem, pelo menos, o objetivo ilusório de fornecer certeza e segurança, através da vigilância e dos dados.

Por isso, todas as perguntas com que a humanidade se tem debatido desde que saímos das cavernas são agora respondidas com números, câmaras, vigilância e dados. Pelo menos, é esta a promessa: que todos os mistérios e questões serão eliminados com estes instrumentos.

LER COMPLETO EM TSF – não perca

Sem comentários:

Mais lidas da semana