segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

"Estarem-se nas tintas” é: A VERGONHA QUE POLÍTICOS E GOVERNOS NÃO TÊM

Portugal | Mais de 200 mil portugueses estão em lista de espera para uma cirurgia

“Total das intervenções realizadas em 2021 é o mais elevado desde que há registos”, mas é insuficiente para recuperar atividade perdida durante a pandemia

Cerca de 206 mil portugueses estavam, no final do ano passado, em lista de espera para uma cirurgia. De acordo com o “Correio da Manhã”, em 2021, ficaram por realizar 120 mil operações. Apesar do aumento substancial de operações levadas a cabo em 2021, o mesmo não foi suficiente para recuperar a atividade perdida devido à pandemia.

“Em 2021 pode falar-se de normalização, mas falta ainda recuperar muito do que não foi feito em 2020”, refere o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães. Há dois anos (2020) verificou-se uma redução do número de cirurgias devido às limitações impostas pela resposta à covid-19.

O bastonário acrescenta que “a diminuição das listas de espera resulta, ainda, de uma redução dos diagnósticos. Neste momento há milhares de doentes que estão fora do sistema”. De acordo com a Administração Central do Sistema de Saúde, “o total das intervenções realizadas em 2021 é o mais elevado desde que há registos”.

Expresso 

Sem comentários:

Mais lidas da semana