terça-feira, 22 de março de 2022

A Bússola Estratégica dos Desorientados -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O Club K, portal da UNITA, publicou ontem, na íntegra, um “acórdão” do Tribunal Constitucional que anula o repetido congresso do Galo Negro. Outras publicações da mesma banda repetiram a falsa notícia. Quem como eu acreditou, foi miseravelmente enganado. Na parte que me cabe, acreditei na falsidade. Passo a expor porquê. 

Não duvidei da falsa notícia porque fiz este raciocínio: O Tribunal Constitucional notificou a UNITA da sua decisão, antes de lhe dar publicidade. A direcção do Galo Negro revelou imediatamente o acórdão através dos seus canais.  

Afinal foi mais uma manobra para pressionar aquele órgão de soberania. Para interferir no Poder Judicial, que a direcção do partido não reconhece, tal como não reconhece todos os outros órgãos de soberania e seus titulares. O desmentido do Tribunal Constitucional mereceu do Club K mais notícias falsas, em vez do pedido de desculpas e a denúncia de quem forneceu um acórdão falso, como é obrigação de todos os jornalistas. A protecção das fontes é sagrada. Mas se uma fonte se serve de um jornalista para propalar falsidades e mentiras, tem de ser denunciada.

A falsa notícia do Club K e outras “plataformas” ao serviço da UNITA é de uma gravidade extrema. Não apenas porque resulta numa intolerável pressão sobre o Tribunal Constitucional mas sobretudo porque é um crime gravíssimo contra o Jornalismo. 

O Tribunal Constitucional desmentiu imediatamente as publicações que revelaram o falso acórdão. E o Sindicato dos Jornalistas? Teixeira Cândido usa o Club K para os seus interesses pessoais. Por isso, nem ele nem a instituição que dirige denunciam tão grave atentado contra a credibilidade dos jornalistas e do jornalismo.

A ERCA tem no seu seio um bêbado da valeta que se serve do Club K e das outras plataformas ao serviço da UNITA. Até agora nada disse. Porque se o fizer, vamos ter o bêbado dizendo que está a ser perseguido. A Comissão da Carteira Profissional e Ética nada disse. Mas não pode manter-se em silêncio. Quanto mais não seja porque este deve ter sido o mais grave atentado à ética que alguma vez foi cometido em Angola. 

Por mim, nunca mais confio nessas publicações e não voltarei a comentar as suas falsas notícias. Porém, era meu dever aguardar uma comunicação oficial do Tribunal Constitucional. Facilitei. Errei. Não volta a acontecer. Peço desculpa às e aos magistrados do Tribunal Constitucional. E a aquém me lê. Além das desculpas, também peço que compreendam o meu entusiasmo ao verificar que a desnazificação de Angola se estava a fazer pela via do Poder Judicial. A UNITA é um cancro do regime democrático que tem de ser extirpado. De preferência, pela força da Lei.

A operação militar especial da Federação Russa na Ucrânia está a arrasar as “democracias liberais”. Quando acabar a desnazificação e a desmilitarização do país, no ocidente não fica pedra sobre pedra. A reitora da Universidade de Valência, Espanha, ordenou aos alunos russos que fossem para a terra deles. Expulsos! Já antes atletas paralímpicos da Federação Russa e da Bielorrússia foram impedidos de competir nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. A selecção nacional de futebol russa foi banida. Em Portugal foi congelada uma conta bancária com 242 euros de um cidadão russo grande oligarca. Russos são perseguidos em todos os países da União Europeia e escorraçados. Sobretudo nas escolas.

Durão Barroso, o promotor da célebre reunião da Base das Lajes onde foi decidida a destruição do Iraque, participou hoje numa conferência da Fundação Gulbenkian (coisa até agora séria...) sobre os efeitos da guerra. Barroso disse que viu provas da existência de armas de destruição maciça no território iraquiano e em troca foi para presidente da Comissão Europeia. Agora é magnata da alta finança. O seu ministro da Defesa, Paulo Portas, alinhou no embuste e agora é comentador da CNN. Faz a propaganda acéfala do costume e enche os bolsos de dinheiro.

Sem exagero vos digo que em Portugal os argumentos contra a Federação Russa são mais repugnantes do que os do tempo de Salazar. A comunicação social portuguesa está ao serviço dos nazis que dominam a Ucrânia. Mas o ministro dos negócios estrangeiros, um tal Silva, vai na dianteira. O Cravinho, que é ministro português da defesa, vai para a Ucrânia combater ao lado dos nazis Bandera, Ozov e outras instituições que dão espessura à civilização ocidental. O Tio Celito não vai mas manda a sua ajudante de campo, com uma fisga e um isqueiro para pegar fogo aos russos.

A União Europeia sancionou a Polónia por espezinhar os valores democráticos. Em Dezembro aquele país ergueu barreiras de arame farpado, polícias e cães para impedir a passagem (apenas a passagem) de refugiados afegãos, sírios e líbios. Crianças e adultos morreram de frio e fome às portas do país. Os nazis do Partido Popular Europeu aplaudiram. Os outros (nazis engravatados e envergonhados) assobiaram para o lado. Agora os demoliberais de Bruxelas aprovaram a “Bússola Estratégica”. Para se defenderem dos russos!

Para estes artistas, os brancos são tudo. Os escurinhos merecem todo o desprezo, a segregação e a morte. Uma menina refugiada ucraniana vai cantar para os brancos. Um menino negro refugiado naufragou no Mediterrâneo e deu à costa numa praia onde os brancos põem os lombos ao sol no Verão. Os meninos ucranianos têm escolas à espera nos países de acolhimento. Ainda bem. Os meninos escurinhos refugiados têm à espera a fome, o frio, a doença, a morte.

Acontece que tenho filhos e netos escurinhos. Antes que morram numa praia do Mediterrâneo ou à fome e de doença num campo de refugiados infecto, desde já manifesto a minha decisão de combater o banditismo político acoutado nas “democracias liberais”, com todas as armas à minha disposição. Como estou a cair da tripeça, para já só vou lá com a escrita. Acabaram-se as merecidas férias. Abaixo os nazis! Vamos desnazificar o mundo. Ontem já era tarde.

Sem comentários:

Mais lidas da semana