terça-feira, 22 de março de 2022

NEOCOLÓNIA NUM MOÇAMBIQUE INERTE! -- Martinho Júnior

Martinho Júnior, Luanda

COMO O CÍRCULO SE COMPLETA E SE FECHA NUM CIRCO NEOCOLONIAL

As elites africanas têm cada vez mais responsabilidade na neocolonização de África, mas mesmo isso não apaga o jogo da “doutrina” Rumsfeld/Cebrowski em relação ao caos, ao terrorismo e à desagregação que se começou a instalar por todo o Sul Global: a fatia de responsabilidade maior foi, é e será ainda por muitos anos do século XXI, do “hegemon” unipolar e dos vassalos que constituem a “comunidade internacional” feudal que lhe é venenosamente afim!

Foi graças às invasões do Afeganistão, do Iraque, da Síria, da Líbia e de todos os lugares onde foram disseminadas tensões, conflitos e guerras, incluindo onde ocorreram artificiosas “revoluções coloridas” e “primaveras árabes”, que fermentaram as respostas fundamentalistas islâmicas mais radicais, incluindo a Al Qaeda (com todos os seus apêndices) e o Estado Islâmico…

Essa dialética está no âmago da própria “doutrina” Rumsfeld/Cebrowski: instala-se a jihad, a fim de garantir depois, tacitamente, a presença militar de quem vem “salvar a pátria”!

Isso é por si uma actividade de carácter neonazi, que aliás vem beber dos alvores da implantação do neoliberalismo em dois estados anglo-saxónicos fulcrais, por via da administração republicana de Ronald Reagan nos Estados Unidos e do governo de Margaretth Thatcher no Reino Unido, no século passado!

O híbrido UE-NATO, não precisava da ocorrência actual na Ucrânia, que é aliás o resultado de sua expansão para o leste da Europa até às fronteiras com a Rússia, para assumir a ideologia neonazi… a “doutrina” Rumsfeld/Cebrowski é por si suficiente para tal desde o princípio do século XXI!

Moçambique foi apanhado nessa armadilha e as suas elites, que têm cada vez menos a ver com o movimento popular de libertação em África e cada vez mais com os impactos neoliberais a que se estão a enfeudar, é palco de mais uma prática de conspiração!

A “boca de aluguer” que em nome do “hegemon” unipolar veio vomitar a propaganda neonazi nos seus termos mais alienantes, é a do afilhado do REGIME DE MARCELÇOS instalado no Portugal que reduz o 25 de Abril de 1974 (e por tabela o processo de descolonização) a estilhaços!

O REGIME DE MARCELOS fez pacificamente a transição do colonial-fascismo para o carácter neonazi da UE-NATO feudo da ocupação de facto da Europa pelo Pentágono e a expressão da “boca de aluguer” que por estes dias ecoa no actual inerte que se chama Moçambique, é a dum neocolonialismo cuja cobiça está completamente apontada para a exploração do gás que agora ainda mais falta faz aos abutres por causa do contencioso com a Rússia, que não se deixou nem seduzir, nem vergar, muito menos vencer, de facto em nome da multilateralidade que deve prevalecer por todo o Sul Global com legítima vocação de paz!

O “canto da vitória” da “boca de aluguer” do REGIME DE MARCELOS, é o canto da vitória neocolonial num Moçambique que caiu na armadilha e nela passou a ser mais “um corpo inerte onde cada abutre vem depenicar o seu pedaço”!

A nazificação continua a alastrar-se por África miscigenando-se com os expedientes neocoloniais e o híbrido UE-NATO, agora ansioso por gás, é um dos responsáveis pela armadilha em Cabo Delgado e pela intoxicação das elites moçambicanas – é esse o significado autêntico do “discurso de vitória” da “boca de aluguer” com carácter neonazi que “visita” Moçambique!

Quando os africanos vão despertar e vão-se levantar para sacudir de vez os abutres neocoloniais que vêm depenicar cada vez mais pedaços do seu praticamente inerte corpo?

CÍRCULO 4F, Martinho Júnior, 21 de Março de 2022

Imagem do discurso “gaseificado” duma “boca de aluguer” neonazi e neocolonial:

Marcelo diz que vitória sobre o terrorismo em Cabo Delgado só será plena com a vida normalizada – Marcelo Rebelo de Sousa falava durante a visita a uma base militar no Chimoio, Moçambique, uma das duas onde decorre a Missão de Treino da União Europeia liderada por Portugal – O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este domingo em Moçambique que a vitória sobre o terrorismo na província nortenha de Cabo Delgado só será plena quando a vida se fizer sem limitações. – https://cnnportugal.iol.pt/geral/marcelo-diz-que-vitoria-sobre-o-terrorismo-em-cabo-delgado-so-sera-plena-com-a-vida-normalizada/20220320/62373e5c0cf21847f0b26b57 

Sem comentários:

Mais lidas da semana