domingo, 6 de março de 2022

ASSIM VAI A GUERRA NA UCRÂNIA NESTA MANHÃ DE DOMINGO

A informação é escassa, esforçadamente autista e  filtrada. Mostra uma ínfima parte daquilo que acontece realmente no teatro de guerra em curso na Ucrânia. Ao recorrermos às notícias ocidentais deparamos com a papagaiada do costume. Jornalista sofre.

Assim aconteceu na invasão e guerra do Iraque e noutras, assim acontece quase sempre no trabalho jornalístico dos que têm o hemisfério ocidental do cérebro programado e a modos que robotizado. É isso mesmo que lhes incutiram para se venderem por dez dinheiros e só às vezes um pouco mais.

Costuma-se dizer no Ocidente que “temos de viver com aquilo que temos”… O processo de assimilação dos assimilados é vasto e corresponde a um exército de papagaios ocidentais que tudo fazem para justificar os ordenados com que pagam as contas mal e porcamente. Mas dizem, pensam, praticam, “que não há volta a dar”. É superiormente na companhia desses e do trabalho que nos possibilitam vislumbrar a atualidade que o império quer publicada, correspndente a narrativa pobre mas aprovada por uma comissão de censura de Portugal e de todos os outros arredores ocidentais (made in USA-UE). Vamos nessa. Os barretes servem a quem os enfia pela carola abaixo e deixa que lhes dê volta aos cérebros e às suas paupérrimas condições de grandes vidas subhumanas que a sociedade de consumo e de aquiescer à voz do dono lhes incute até que um dia despertem. Isso, se alguma vez despertarem.

A seguir: breves apontamentos sobre a guerra na Ucrânia. O que oficialmente convém, pode ser divulgado e viajar até aos mentecaptos crentes e descrentes de que o pai natal está abrigado na sua confortável casa na Lapónia, protegido pela neve que cai, alva, leve e imaginariamente quente como uma noite tropical. Pois. (PG)


Nova tentativa de evacuação civil em Mariupol. OMS confirma ataques a instalações médicas

A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar à Ucrânia. A terceira ronda negocial entre as duas delegações terá lugar na próxima segunda-feira.

-- 06 mar08:33

Carolina Quaresma

Nova tentativa de evacuação de civis em Mariupol

A Câmara Municipal de Mariupol anunciou uma nova tentativa de evacuação da cidade, a partir das 12h00 deste domingo (horário local, 10h00 em Lisboa), depois de os esforços anteriores terem sido adiados por violações do cessar-fogo por parte da Rússia.

"A partir das 12h00 (10h00 em Lisboa) começa a evacuação da população civil", avança a autarquia em comunicado.

-- 06 mar08:09

Carolina Quaresma

"Violações do direito humanitário internacional." OMS confirma ataques a instalações de cuidados de saúde na Ucrânia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, este domingo, "vários ataques" a instalações de cuidados de saúde na Ucrânia, causando "múltiplos mortos e feridos".

"A OMS confirmou vários ataques aos cuidados de saúde na Ucrânia, causando múltiplos mortos e feridos. Relatórios adicionais estão a ser investigados. Ataques a instalações de cuidados de saúde ou trabalhadores violam a neutralidade médica e constituem violações do direito humanitário internacional", escreveu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na rede social Twitter.

-- 06 mar08:05

Cátia Carmo

Ucrânia diz que conflito já matou mais de 11 mil militares russos

As forças armadas da Ucrânia afirmaram, este domingo, que mais de 11 mil militares russos foram mortos desde que Moscovo invadiu o país. Uma contagem que dá também conta da destruição de 285 tanques, 109 armas e 48 helicópteros.

Os militares da Rússia ainda não confirmaram estes números.

-- 06 mar07:51

Cátia Carmo

Médicos Sem Fronteiras relatam situação "catastrófica" em Mariupol

A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras afirma que a situação em Mariupol é "catastrófica", "piora de dia para dia" e é "imperativo" retirar rapidamente a população ucraniana do Mar de Azove, uma região cercada pelo exército russo. Laurent Ligozat, o coordenador de emergências dos Médicos Sem Fronteiras na Ucrânia adianta que já não há água potável e que isso está a tornar-se um problema essencial.

-- 06 mar07:27

Cátia Carmo

Militares ucranianos dizem estar a travar "batalhas ferozes para manter certas fronteiras"

Os militares ucranianos divulgaram, este domingo de manhã, o relatório operacional diário em que revelam estar a lutar em "batalhas ferozes para manter certas fronteiras". Na parte leste do distrito operacional de Donetsk está em andamento uma operação de defesa, mas os esforços estão sobretudo focados na cidade de Mariupol.

De acordo com o relatório dos militares de Kiev, as forças russas foram impedidas de avançar em direção à região de Dnipro a partir de Balakliya e está em andamento uma operação para defender a cidade de Chernihiv. O comunicado faz também referência às "pesadas perdas de armas, equipamentos e pessoal", a par da perda de 88 aeronaves e helicópteros russos. Mais uma vez, o exército ucraniano fala em tropas russas "desmoralizadas".

-- 06 mar06:15

Lusa

Bennett e Scholz falam sobre reunião com Putin

O chanceler alemão, Olaf Scholz, reuniu-se no sábado com o primeiro-ministro israelita para abordar o encontro entre Naftali Bennett e o Presidente russo, Vladimir Putin, numa tentativa de mediação do conflito na Ucrânia.

A conversa de 90 minutos entre Scholz e Bennett "concentrou-se os resultados da reunião que o primeiro-ministro [israelita] teve com o Presidente russo, Putin", disse a chancelaria alemã, no final da reunião.

-- 06 mar06:14

Cátia Carmo

Zelensky voltou a falar com Biden sobre "apoio financeiro" e "sanções contra Rússia"

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, revelou este sábado que voltou a conversar ao telefone com o Presidente norte-americano, Joe Bide, para discutir o apoio financeiro à Ucrânia e as sanções contra a Rússia.

"No quatro de um diálogo permanente tive uma novo conversa com Joe Biden. A agenda incluiu o apoio financeiro à Ucrânia e a procura de sanções contra a Rússia", escreveu Zelensky no Twitter.

DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS EM TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana