sexta-feira, 18 de março de 2022

SITUAÇÃO NA UCRÂNIA -- PONTO DA SITUAÇÃO

Kremlin diz que "insultos" de Biden a Putin devem-se a "irritação, fadiga e falta de memória"

Ao 23º dia de guerra, são ouvidas explosões em Lviv, no oeste da Ucrânia. Uma fábrica de manutenção de aviões perto do aeroporto foi atingida por mísseis russos, segundo o autarca da cidade. Esta sexta-feira fica marcada pela conversa entre os presidentes dos EUA e da China.

18 mar13:24

Susete Henriques

Carrinhos de bebé na praça central de Lviv em memória das crianças que morreram

A imagem marca este 23º dia de guerra na Ucrânia. Carinhos de bebé vazios na praça central de Lviv, a oeste da Ucrânia, em memória das crianças que já morreram desde o início do conflito, a 24 de fevereiro.

"Apelamos a todos os adultos em todo o mundo para serem um escudo e proteger as crianças ucranianas e dar-lhes futuro", escreveu o presidente da câmara de Lviv, Andriy Sadovyi, no twitter.

De acordo com o procurador-geral da Ucrânia, morreram 109 crianças e mais de 130 ficaram feridas desde o início da guerra.

18 mar13:07

Susete Henriques

Médicos, socorristas, diplomatas. "Estamos todos em guerra", diz Zelensky

Na sua mais recente mensagem de vídeo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, partilhou imagens dos efeitos da guerra no país e deixou uma palavra a todos os que contribuem na defesa ucraniana contra a ofensiva russa.

Os "militares estão em posição. As forças de defesa territorial estão no local. Médicos, socorristas, diplomatas, jornalistas... Todos eles. Estamos todos em guerra. Todos nós contribuímos para a nossa vitória", escreveu na rede social Facebook.

18 mar12:31

Susete Henriques

ONU alerta que reservas de água e alimentos em Mariupol estão quase esgotadas

As reservas de água e alimentos em Mariupol, cidade sitiada por tropas russas há duas semanas no sudeste da Ucrânia, estão a esgotar-se e praticamente nenhuma ajuda humanitária foi autorizada a entrar na área, alertou esta sexta-feira a ONU.

"A única maneira de ajudar Mariupol é através de comboios humanitários, que até agora não conseguiram entrar" na zona, disse Jakob Kern, coordenador de emergência para a Ucrânia do Programa Alimentar Mundial (PAM), numa conferência de imprensa por videoconferência a partir de Cracóvia, na Polónia.

Outras cidades parcialmente cercadas, como Kharkiv, Kiev, Odessa ou Sumy, recebem ajuda da agência das Nações Unidas, que mobilizou suprimentos para alimentar três milhões de pessoas por um mês, disse o responsável do PAM.

A organização humanitária já conseguiu enviar 12.000 toneladas dessa ajuda para diferentes áreas da Ucrânia e outras 8.000 toneladas aguardam em países próximos para poder entrar naquele país.

Leia mais aqui

18 mar12:09

Susete Henriques

Foram retiradas 130 pessoas do teatro de Mariupol

A comissária de direitos humanos da Ucrânia, Lyudmyla Denisova, disse esta sexta-feira que foram resgatadas 130 pessoas do teatro de Mariupol, que foi alvo de um ataque aéreo na quarta-feira.

Lyudmyla Denisova, citada pelo "The Guardian", afirmou que estão a decorrer as operações de resgate no teatro que albergava num abrigo subterrâneo cerca de mil pessoas, de acordo com as autoridades locais.

O antigo governador da região de Donetsk, Serhiy Taruta, estima que 1300 pessoas estavam no edifício.

Na quinta-feira, Taruta disse que as operações de resgate estavam a ser dificultadas pelos constantes bombardeamentos.

18 mar12:07

Carlos Nogueira

Caravana com quase 400 refugiados chega sábado a Lisboa

Quase 400 refugiados da Ucrânia, a maioria mulheres e crianças que estavam na Polónia, chegam no sábado a Lisboa numa caravana composta por 25 viaturas de nove lugares e cinco autocarros, disse hoje um membro da organização.

A caravana Missão Ucrânia partiu de Lisboa rumo a Cracóvia, na Polónia, no domingo, com alimentos e medicamentos, regressando sábado à capital portuguesa com quase 400 refugiados da Ucrânia, país que a Rússia invadiu em 24 de fevereiro.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Costa, que integra a caravana, contou que esta ação solidária partiu de uma conversa entre amigos no Whatsapp chocados com os acontecimentos na Ucrânia e depois foram-se juntando vários empresários e particulares que se mobilizaram para a concretização da missão.

Lusa

18 mar12:06

Carlos Nogueira

Congelada uma conta bancária com 242 euros em Portugal devido a sanções à Rússia

As sanções à Rússia levaram ao congelamento de apenas uma conta bancária, em Portugal, de uma pessoa, com 242 euros, da lista da União Europeia com cerca de 700 entidades alvo de sanções, disse hoje fonte da banca.

Lusa

18 mar12:03

Sofia Fonseca

TAS mantém exclusão da seleção russa dos 'play-off' do Mundial2022

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) rejeitou hoje o pedido da Federação Russa de Futebol (RFS) de suspender as sanções impostas pela FIFA, devido à guerra na Ucrânia, impedindo a participação nos 'play-off' de qualificação para o Mundial2022.

Tal como tinha decidido na terça-feira em relação às sanções da UEFA, que impediu a participação de seleções e clubes russos nas suas competições, o TAS recusou a pretensão da federação russa com vista à suspensão de idênticas sanções da FIFA, até que exista uma decisão final sobre o recurso interposto pela RFS.

Lusa

18 mar11:38

Susete Henriques

Von der Leyen garante a Zelensky que "caminho europeu do país já começou"

A presidente da Comissão Europeia garantiu esta sexta-feira ao presidente ucraniano que "o caminho europeu da Ucrânia já começou", após o pedido para estatuto de candidato à União Europeia (UE), anunciando mais 300 milhões de euros em apoio financeiro.

"Assegurei ao presidente Zelensky o apoio inabalável da UE. O caminho europeu da Ucrânia já começou", escreveu Ursula von der Leyen na sua conta da rede social Twitter, dando conta de uma videoconferência entre os dois responsáveis.

Em altura de aceso confronto armado em território ucraniano devido à invasão russa, a responsável acrescentou, sem precisar: "Tempos como estes requerem visão, firmeza e resistência para dar um passo difícil após o próximo".

"A Comissão Europeia seguirá em frente neste caminho", adiantou, anunciando ainda que informou Zelensky sobre "o desembolso de uma segunda tranche de cerca de 300 milhões de euros de assistência macrofinanceira à Ucrânia".

Lusa

18 mar11:35

Susete Henriques

Ministro ucraniano e chefe da diplomacia da UE falam sobre a "preparação do 5º pacote de sanções"

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, afirmou esta sexta-feira que falou com o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, sobre a "preparação do quinto pacote de sanções" contra a Rússia.

Kuleba e o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa abordaram também a "proteção e ajuda" para os ucranianos "que fugiram das bombas russas para a UE".

18 mar11:13

Susete Henriques

"Sanções tornam-nos mais fortes", diz ministro dos Negócios Estrangeiros russo

Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, afirmou esta sexta-feira que a Rússia perdeu qualquer ilusão de depender do Ocidente e que Moscovo não irá aceitar um mundo dominado pelos EUA que querem agir como um xerife global.

As declarações foram proferidas ao canal de TV russo RT, noticia a Sky News. "As sanções tornam-nos mais fortes", disse ainda Sergei Lavrov.

18 mar10:50

Susete Henriques

Kremlin diz que "insultos" de Biden a Putin devem-se a "irritação, fadiga e falta de memória"

O Kremlin considerou esta sexta-feira que os "insultos pessoais" do presidente dos EUA, Joe Biden, ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, devem-se à "irritação, fadiga e falta de memória".

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela Reuters, reagiu às declarações de Biden que se referiu a Putin como sendo um "criminoso de guerra" e um "ditador assassino".

São "insultos pessoais ao presidente Putin", afirmou Peskov a jornalistas.

"Dada a irritabilidade do Sr. Biden, a sua fadiga e, às vezes esquecimento... fadiga que leva a declarações agressivas, não faremos avaliações severas, para não causar mais agressão", afirmou o porta-voz do governo russo.

VEJA AQUI O QUE DISSE JOE BIDEN

18 mar10:26

Susete Henriques

Guerra na Ucrânia é um "abuso perverso de poder", diz Papa Francisco

O Papa Francisco referiu-se esta sexta-feira à guerra na Ucrânia como sendo um "abuso perverso de poder" levado a cabo por interesses partidários que condenam pessoas indefesas "a todas as formas de violência brutal".

"O sangue e as lágrimas das crianças, o sofrimento de homens e mulheres que estão a defender a sua terra ou a fugir de bombas abalam as nossas consciências", afirmou o Papa, citado pela agência de notícias italiana ANSA.

18 mar10:22

Sofia Fonseca

Polónia já recebeu mais de dois milhões de refugiados

O número de pessoas que entraram na Polónia fugidas da guerra na Ucrânia ultrapassou os dois milhões às 08:00 (hora de Lisboa) de hoje, informaram as autoridades fronteiriças polacas.

"Hoje, 18 de março, às 09:00 [locais, 08:00 em Lisboa], o número de refugiados da Ucrânia [para a Polónia] ultrapassou os dois milhões de pessoas", referiu o organismo da guarda fronteiriça polaca, numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

"A maioria [dos refugiados] são mulheres com filhos", acrescentou.

18 mar10:02

Sofia Fonseca

Putin acusa Ucrânia de "atrasar" as negociações

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou a Ucrânia de "adiar" as negociações para acabar com o conflito e afirmou que as autoridades do país apresentam pedidos "que não são realistas", durante uma conversa com o chanceler alemão, Olaf Scholz.

"O regime de Kiev tenta por todos os meios adiar o processo de negociações, apresentando propostas que não são realistas", afirmou o Kremlin num comunicado que resume a conversa entre Putin e Olaf Scholz.

AFP

18 mar09:55

Susete Henriques

Autarca de Kiev espera ataque feroz, semelhante ao que aconteceu em Mariupol e Kharkiv

O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, afirmou esta sexta-feira que os últimos bombardeamentos na cidade fizeram um morto e 19 feridos, entre os quais quatro crianças.

Foram atingidas casas, mas também uma escola, acrescentou o autarca numa publicação na rede social Twitter. "O inimigo continua a atacar a capital", afirmou.

"É uma guerra contra civis", disse Vitali Klitschko, em declarações à Sky News.

Autarca referiu que foram atingidos seis edifícios e disse esperar que haja um ataque feroz à cidade, semelhante ao que aconteceu em Mariupol e Kharkiv.

18 mar09:49

Sofia Fonseca

"Os nossos filhos têm de estar preparados para um dia combaterem pela UE"

Professor de estratégia e estudos de guerra geopolítica na Universidade Católica, tenente-coronel na reforma e conselheiro para a Defesa do PSD, Francisco Proença Garcia defende que seja lançado o debate para alterar o atual modelo de recrutamento voluntário para o serviço militar.

LEIA AQUI A ENTREVISTA COMPLETA

8 mar09:38

Sofia Fonseca

Regulador britânico revoga licença da cadeia de televisão russa RT

O regulador das comunicações no Reino Unido (Ofcom) revogou a licença da cadeia de televisão RT, fundada e financiada pelo Estado russo, quando está a decorrer investigações sobre a sua cobertura da guerra na Ucrânia.

"O Ofcom revogou hoje a licença de transmissão da RT [antiga Rússia Today] no Reino Unido", declarou o regulador britânico num comunicado, referindo que não é mais "adequado ou apropriado" transmitir o canal no país após a invasão russa na Ucrânia.

O regulador das comunicações do Reino Unido afirmou que a decisão ocorreu após a abertura de 29 investigações sobre a imparcialidade das notícias da RT e a cobertura de assuntos atuais da invasão da Ucrânia pela Rússia.

"Nós não estamos convencidos que a RT possa ser uma emissora responsável nas atuais circunstâncias. O Ofcom está, portanto, revogando a licença da RT para transmitir com efeito imediato", referiu a nota.

Lusa

18 mar09:24

Susete Henriques

Ursula von der Leyen destaca a política de coesão da UE. "Força silenciosa"

Através da rede social Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou a "política de coesão", que representa a "força silenciosa" dos Estados-membros.

Para Ursula von der Leyen, a política de coesão pode ajudar os países da União Europeia a acolher os refugiados ucranianos de forma "rápida e humana".

18 mar09:15

Susete Henriques

Ucrânia anuncia que foram acordados nove corredores humanitários para esta sexta-feira

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, disse esta sexta-feira que foram acordados nove corredores humanitários.

Está prevista a retirada de civis de Mariupol, na região de Donetsk, uma cidade que está cercada pelas tropas russas e é uma das mais massacradas pelos bombardeamentos.

A Ucrânia pretende também entregar ajuda humanitária a Balakleya e Izyum.

18 mar08:37

Susete Henriques

Rússia estabeleceu zona de exclusão aérea em Donbass

A Rússia estabeleceu uma zona de exclusão aérea sobre a região de Donbass, na Ucrânia, de acordo com uma autoridade separatista da autoproclamada República Popular de Donetsk.

A informação está a ser avançada pela Reuters, que cita a agência de notícias russa Interfax.

18 mar08:22

Susete Henriques

Combates no centro de Mariupol, diz Ministério da Defesa russo

O Exército russo e os seus aliados separatistas estão nesta manhã de sexta-feira a combater no centro da cidade de Mariupol, cidade portuária ucraniana cercada pelas forças de Moscovo, disse o Ministério da Defesa da Rússia.

"Em Mariupol, as unidades da [autoproclamada] República Popular de Donetsk, com o apoio das Forças Armadas da Rússia fecham o cerco aos combatentes nacionalistas no centro da cidade", disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konachenkov.

Lusa

18 mar07:58

Susete Henriques

Prédio residencial em Kiev atingido por míssil russo. Um morto e quatro feridos

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas na sequência de um bombardeamento a um prédio residencial em Kiev, segundo os serviços de emergência ucranianos.

Um míssil russo atingiu um prédio de cinco andares no bairro de Podil, referem as autoridades.

18 mar07:41

Susete Henriques

Ouvidas explosões a norte da capital ucraniana

As sirenes em Kiev estão a tocar desde as 05:30 desta sexta-feira. De acordo com a Sky News, foram ouvidas explosões a norte da capital ucraniana.

Há relatos de colunas de fumo na cidade.

18 mar07:21

Susete Henriques

Exército ucraniano diz ter destruído sete aviões russos

As forças armadas ucranianas destruíram, nas últimas 24 horas, sete aviões, um helicóptero, três 'drones' e três mísseis russos, avançou esta sexta-feira o Comando da Força Aérea da Ucrânia.

"Os caças realizaram vários combates aéreos e atingiram dois alvos aéreos", disseram as Forças Armadas da Ucrânia, num comunicado divulgado na página oficial na rede social Facebook.

"Bombardeiros da Força Aérea e aviões de assalto infligiram fortes golpes em colunas de veículos blindados e veículos que abastecem as forças de ocupação russas", acrescentou.

As Forças Armadas relataram ainda o abate "de mais cinco aeronaves de ocupação (...) A Defesa Aérea também destruiu três 'drones' [aparelhos não tripulados], três mísseis de cruzeiro e um helicóptero".

Lusa

18 mar07:20

Susete Henriques

Explosões em Lviv. Fábrica de manutenção de aviões atingida por mísseis

Foram ouvidas explosões em Lviv, no oeste da Ucrânia na manhã desta sexta-feira. O presidente da câmara, Andriy Sadovy, avança que uma fábrica de manutenção de aviões perto do aeroporto foi atingida por mísseis neste 23º dia do conflito.

De acordo com o autarca, foram disparados seis mísseis, dois dos quais foram intercetados.

Não há informação, até ao momento, de mortes ou feridos no ataque a esta cidade próxima da fronteira com a Polónia.

18 mar07:14

Susete Henriques

Bom dia,

Acompanhe aqui os principais desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, que vai já no 23º dia.

Esta sexta-feira fica marcada pela conversa entre o presidente dos EUA, Joe Biden, com o seu homólogo chinês, Xi Jinping. Os dois líderes vão falar sobre a guerra na Ucrânia, em curso desde 24 de fevereiro.

Sem comentários:

Mais lidas da semana