quinta-feira, 28 de abril de 2022

FAZ O QUE EU DIGO, NÃO FAÇAS O QUE EU FAÇO

Lá longe, na Oceania, as minúsculas Ilhas Salomão, uma nação com centenas de ilhas situadas no Pacífico Sul, com apenas 28 450 km2 de área total, tiveram o descaramento de assinar, no passado dia 19 de Abril, um acordo de segurança com a China.

Pequim diz que é para promover a paz e a estabilidade e que é paralelo e complementar aos acordos de cooperação existentes com as Ilhas. Manasseh Sogavare, primeiro-ministro das Ilhas Salomão confirmou a assinatura de um novo acordo de segurança com a China, mas disse que isso não prejudicaria a paz e a harmonia da região.

A resposta dos EUA não se fez esperar e enviaram de imediato uma delegação de altos funcionários para convencer o governo das Ilhas a cancelarem o acordo.

Da mesma forma, os restantes países da AUKUS - aliança político-militar formada pelos EUA, Grã-Bretanha e Austrália que, para além de ter sido negociado em segredo, permitirá, por exemplo, à Austrália, pela primeira vez, a construção de submarinos de propulsão nuclear, a partir de tecnologia estado-unidense, - reagiram também, claro está.

Ao contrário da expansão militar da NATO na Europa, e concretamente nas antigas repúblicas socialistas que não indigna nem atemoriza os órgãos de comunicação social dominante, já este acordo foi apelidado perigoso, controverso, blá blá blá… ai o comunismo…

O Japão, outro vendido, perdão, aliado dos EUA, correu para os microfones globais e diz que “a se­gu­rança da re­gião da Ásia-Pa­cí­fico pode estar ame­a­çada”. A Austrália, pela voz do seu primeiro-ministro, diz que a incerta cons­trução de uma base mi­litar pela China nas Ilhas Sa­lomão seria uma linha ver­melha. O Tio Sam, por sua vez, não teve papas na língua e no seu jeito pacífico, dialogante e cordato ameaçou com retaliações, caso se torne realidade a presença militar nas Ilhas.

Ora que porra! Então os maléficos russos esperneiam, dizem ter a NATO à porta de casa, a poucos metros da sua fronteira, que estão a ser cercados pela aliança “pacificadora”, e isto há um porradão de anos, e toda a gente malha em Moscovo, que é propaganda e mais não sei o quê e o camandro e que têm é mais que admitir porque as nações são soberanas, etecetera e tal. Os States dão-se ao luxo de ameaçar um pequeníssimo país que dista quase 12 mil quilómetros da sua fronteira e não se passa nada, não há soberania pra ninguém, nem pão para malucos.

Na melhor hipocrisia cai a nódoa.

Colaboração de João Ventura

Fontes:

https://www.avante.pt/pt/2526/opiniao/167555/Linha-vermelha.htm;

https://www.dw.com/en/china-signs-security-agreement-with-solomon-islands/a-61510592

https://www.france24.com/en/live-news/20220419-china-says-it-has-signed-security-pact-with-solomon-islands

https://www.theguardian.com/world/2022/apr/23/us-warns-solomon-islands-against-china-military-base-as-australian-mps-trade-blame

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1981533/eua-ameacam-retaliar-se-pequim-instalar-base-militar-nas-ilhas-salomao

https://www.abc.net.au/news/2022-04-20/china-and-solomon-islands-sign-controversial-security-deal/13847360

https://www.theguardian.com/australia-news/2022/apr/26/morrison-silent-on-red-line-for-china-as-labor-continues-attack-over-handling-of-the-pacific

https://pt.wikipedia.org/wiki/AUKUS

https://www.voanews.com/a/us-to-launch-strategic-dialogue-with-solomon-islands-to-counter-chinese-outreach-/6545365.html

https://noticias.r7.com/internacional/eua-advertem-que-agirao-se-china-instalar-base-militar-nas-ilhas-salomao-22042022

https://time.com/6168173/solomon-islands-china-security-pact/

Sem comentários:

Mais lidas da semana