segunda-feira, 27 de junho de 2022

Zelensky intervém na reunião do G7 para pedir mais armas e sanções contra a Rússia

G7 mostra união e já acena com sanções à Rússia, mas Kiev quer mais

Depois da queda de Severodonetsk, as forças russas centram as atenções em Lysychansk, na região do Donbass, no leste da Ucrãnia. Isto numa altura em que os líderes do G7 estão reunidos na Alemanha, uma cimeira que irá contar esta segunda-feira com a participação, por videoconferência, do presidente ucraniano.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky deverá pedir esta segunda-feira aos líderes do G7 que intensifiquem o seu seu apoio à Ucrânia quando discursar, por vídeoconferência, na reunião do grupo dos sete países mais industrializados do mundo.

Esta previsto que Zelensky irá dirigir-se esta manhã aos líderes dos EUA, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Japão e Canadá.

No domingo, na mensagem de vídeo diária, Zelensky renovou ao G7 os apelos para que mais armas e sistemas de defesa aérea sejam entregues à Ucrânia e pediu novas sanções contra a Rússia.

"Precisamos de uma defesa aérea poderosa, moderna, totalmente eficaz. Que possa garantir proteção completa contra mísseis. Falamos sobre isso todos os dias com os nossos parceiros. Já existem alguns acordos", referiu Zelensky, reforçando a necessidade de acelerar a entrega de armas à Ucrânia.

Considera de "atrasos" na entrega de armas "são, na verdade, um convite para a Rússia atacar de novo"

O apelo de Zelensky surge após a Rússia atingir um prédio residencial em Kiev. De acordo com as autoridades ucranianas, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas, incluindo uma menina de sete anos.

Biden condenou os ataques, os primeiros na capital ucraniana em quase três semanas, como sendo uma "barbárie".

Diário de Notícias | AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana