domingo, 16 de outubro de 2022

Brasil – Eleições | A FRAUDE TEM NOME: BOLSONARO

"A fraude na eleição brasileira existe e não está nas urnas. A fraude atende pelo nome de Jair Bolsonaro", diz o jornalista Weiller Diniz

Weiller Diniz* | Brasil 247 | opinião

O capitão Jair Bolsonaro torturou a Nação com uma obsessão golpista atribuindo fictícias fraudes às urnas eleitorais, reconhecidas como uma das mais relevantes contribuições brasileiras para as democracias modernas. Falou de supostas irregularidades em 2018, sem provas, onde teria vencido em 1 turno, e insistiu na vulnerabilidade do voto eletrônico ao defender o retrocesso medieval do voto impresso, que foi derrubado no Parlamento.

#Publicado em português do Brasil

Chegou a usar e manipular a credibilidade das Forças Armadas e reuniu o corpo diplomático para espalhar falsidades sobre o processo eleitoral. Inúmeras vezes, ameaçou cancelar as eleições: “”Não pensam (sic) que uma possível suspensão de uma eleição seria só para presidente, isso seria para o Senado, para a Câmara, se tiver algo de anormal”. Em outras oportunidades, o golpismo anormal delirou até com salas secretas inexistentes: “Dá pra acreditar nisso? Uma sala secreta, onde meia dúzia de técnicos dizem no final ‘quem ganhou foi esse’”. Encerrada a eleição, a segurança e inviolabilidade dos votos foram integralmente comprovadas. Bolsonaro, mais uma vez, fraudou a verdade. Todas as 641 urnas eletrônicas submetidas ao teste de integridade durante o primeiro turno não apresentaram divergências com o resultado. “Ou seja, novamente no primeiro turno nas eleições de 2022 se repetiu o que houve nas eleições de 2020, 2018, 2016. Vinte anos de absoluta lisura das urnas eletrônicas com comprovação imediata pelo teste de integridade”, proclamou o presidente o TSE, Alexandre de Moraes. Apenas por essas falsas imputações, Jair Bolsonaro já deveria estar fora da cédula de votação. A conspiração contra o Estado Democrático de Direito com flatulências malcheirosas, resultantes de uma mente autoritária e patológica, já mereciam a cassação do registro na Justiça Eleitoral. A fraude na eleição brasileira existe e não está nas urnas, tese usada apenas como diversionismo para desviar o foco da farsa. A fraude atende pelo nome de Jair Bolsonaro.

Weiller Diniz - Jornalista especializado em cobertura política, ganhador do prêmio Esso de informação Econômica (2004) com passagens pelas redações de Isto É, Jornal do Brasil, TV Manchete, SBT. Também foi diretor de Comunicação do Senado Federal e vice-presidente da Radiobrás, atual EBC.

Imagem: Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Sem comentários:

Mais lidas da semana