sábado, 19 de novembro de 2022

Xi conversa com Harris, esperando que os dois lados melhorem o entendimento

Chen Qingqing e Zhang Han | Global Times

Cinco dias após a reunião entre os principais líderes da China e dos EUA no G20, o presidente chinês Xi Jinping teve uma breve conversa com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, a pedido do lado dos EUA no sábado, durante a Reunião de Líderes Econômicos da APEC , e o presidente chinês espera que Harris possa desempenhar um papel ativo em trazer as relações bilaterais de volta a um caminho saudável e estável.

#Traduzido em português do Brasil

Xi disse que seu encontro com o presidente dos EUA, Joe Biden, em Bali, Indonésia, foi estratégico e construtivo, servindo como uma importante orientação para as relações China-EUA na próxima etapa, de acordo com a Televisão Central Chinesa (CCTV). 

Espera-se que a China e os EUA aprimorem ainda mais o entendimento mútuo, reduzam os erros de cálculo e julgamento e trabalhem juntos para trazer as relações bilaterais de volta ao caminho do crescimento saudável e estável, disse Xi a Harris. E ele espera que Harris possa desempenhar um papel ativo no assunto, informou a CCTV. 

Durante a breve conversa, Harris disse que a reunião entre os dois principais líderes foi realizada com sucesso. Os EUA não buscam confronto ou conflito com a China, e ambos os lados devem cooperar em questões globais e manter os canais de comunicação abertos, disse Harris.

A curta conversa é um exemplo concreto do consenso bilateral feito durante a cúpula de Xi-Biden à margem do G20 de que a China e os EUA mantêm uma comunicação estratégica constante, Li Haidong, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Relações Exteriores da China , disse ao Global Times no sábado, acrescentando que esse tipo de interação amigável é propício para construir confiança mútua de alto nível e apresentar sinceridade para cooperação. 

Li viu as interações China-EUA durante o G20 e APEC, incluindo reuniões entre equipes comerciais dos dois países na sexta-feira, como um progresso positivo que freou a espiral descendente das relações bilaterais no período passado, ajudou a empurrar o relacionamento de volta para o trilha de restauração e em direção ao desenvolvimento estável.

Xi se encontrou com Biden em 14 de novembro em Bali, Indonésia, que foi a primeira reunião pessoal entre os líderes das duas maiores economias do mundo desde o surto de COVID e foi observada de perto pelo mundo. Xi disse a Biden que o estado atual das relações China-EUA não é do interesse fundamental dos dois países e povos, e não é o que a comunidade internacional espera.

As duas partes consideraram o encontro, que durou cerca de três horas e 12 minutos, profundo, franco e construtivo, e também instruíram as equipas dos dois países a dar seguimento ao consenso chave alcançado pelos dois líderes. 

Após a reunião, alguns progressos tangíveis foram feitos em alguns aspectos. Por exemplo, as principais autoridades climáticas da China e dos EUA iniciaram recentemente negociações depois que os líderes de ambos os países endossaram a retomada das comunicações sobre mudanças climáticas, e a representante comercial dos EUA, Katherine Tai, se reuniu com o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, na sexta-feira para discutir questões econômicas e econômicas multilaterais e regionais. questões comerciais à margem das reuniões da APEC. 

No entanto, especialistas chineses acreditam que, apesar das recentes interações aprimoradas entre a China e os EUA, isso não impedirá totalmente as provocações dos EUA sobre a questão de Taiwan e o que Harris dirá e fará nas Filipinas deve ser observado de perto.

Espera-se que as tensões sobre a questão de Taiwan estejam na agenda quando Harris se encontrar com o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr na próxima semana, informou a Reuters na quinta-feira, citando o embaixador de Manila em Washington.

Harris visitará as Filipinas após participar dos eventos da APEC em Bangkok. Segundo relatos da mídia, a questão de Taiwan está em sua agenda e ela também pode visitar as ilhas próximas a águas em que Filipinas e China têm disputas. 

Com as recentes interações positivas, ainda restam dúvidas sobre se os EUA cumprirão o consenso para que os dois lados possam administrar as divergências e acalmar a tensão sobre assuntos relevantes, disseram especialistas.

Imagem: O presidente chinês Xi Jinping tem uma breve conversa com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, a pedido deste último, à margem da 29ª Reunião de Líderes Econômicos da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Bangkok, Tailândia, 19 de novembro de 2022. Foto: Xinhua

Sem comentários:

Mais lidas da semana