sábado, 3 de dezembro de 2022

Angola | ESTILO RUFIA E ONDA CANALHA -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O senhor Procurador-Geral da República gosta de aparecer nos Media. Daí não vem mal ao mundo. O problema é que o general Pita Grós, antes as câmaras e os microfones, faz declarações que violam o segredo de Justiça, como se não fosse nada com ele. Assume um estilo de rufião e comportamento canalha, o que não diz bem com o alto cargo que ocupa. Segundo a senhora engenheira Isabel dos Santos, sua excelência recebe ordens do Presidente João Lourenço. O sector da Justiça fica muito agradecido se lhe derem ordens para estar calado até ir gozar os rendimentos por ter atingido o limite de idade.

A última declaração pública do Procurador-Geral da República foi sobre a cidadã angolana Isabel dos Santos. Usou termos ordinários, foi desrespeitoso e comportou-se como o cabo dos sipaios. Levou logo o troco. A visada, numa entrevista ontem difundida, acusa o general Pita Grós de falsificar documentos para confiscar bens e arranjar provas que sustentam acusações do Ministério Público.

Para o caso do senhor general Pita Grós não saber ou estar esquecido, recordo-lhe que em Tribunal o Ministério Público é apenas uma parte. Vale tanto como a defesa dos acusados. Exactamente o mesmo. Na audiência, os magistrados judiciais avaliam as provas e condenam ou absolvem. Um Tribunal é lugar sagrado onde se faz Justiça em nome do Povo. Não queira o senhor Procurador-Geral da República transformá-lo em sala dos castigos do chefe de posto ou do administrador. Não reduza o papel dos juízes à condição dos sipaios das palmatoadas e outros castigos físicos. Isso acabou há 47 anos.

A palavra da senhora engenheira Isabel dos Satos vale tanto como a do Procurador-Geral da República. Nem mais, nem menos. As acusações dela valem tanto como as do Ministério Público. Em Tribunal nenhuma parte é mais do que a outra. Está acima da outra. Tem mais credibilidade do que a outra. É mais valorizada pelos magistrados judiciais do que a outra.

A entrevista de Isabel dos Santos foi muito conveniente. Se tudo o que ela disse é verdade, temos uma problema sério em Angola, que deve causar um tremendo sobressalto cívico em todas e todos que acreditam no Estado de Direito e defendem a democracia.

Por ela soube que a Sonangol estava falida quando assumiu o cargo de presidente do conselho de administração da empresa. Falida! Por ela soube que a petrolífera nacional tem 90 empresas em sectores tão díspares que vão da saúde à aviação, da construção civil à banca. 

A Sonangol, segundo a sua antiga presidente do conselho de administração, faliu porque se meteu em projectos ruinosos que durante anos seguidos davam largos prejuízos e ninguém travou esse descalabro. Deu um exemplo. A refinaria do Lobito custou à empresa quase 1,5 mil milhões de dólares e só existe a terraplanagem do terreno! Se isto é verdade temos um problema sério que só a Justiça pode resolver. Em tempos, chegou-me a informação de que a refinaria do Lobito era um projecto de Isabel dos Santos. Ontem afirmou que era da empresa e foi ela que pôs travão ao descalabro. 

A Procuradora-Geral da República tem o dever de mandar abrir um inquérito, imediatamente, para apurar os factos. Mas como, se o general Pita Grós se comporta como um rufia a resvalar para o canalha? Muito conveniente para não se apurarem responsabilidades e ficar tudo na conta de bodes expiatórios.

No final da entrevista, a CNN Portugal ouviu logo o Carlos Rosado de Carvalho, que repetiu as canalhices. O Miala tem de arranjar agentes mais inteligentes e credíveis. Assim correm o risco de mobilizar apoios a Isabel dos Santos e à sua verdade. 

O circo está em chamas. O povo chora de fome. E na TPA aparecem todos os dias uns artistas gordos, luzidios e aperaltados falando de biliões, triliões ões ões. Tanta massa! E o pessoal não tem mil kwanzas para o pão nosso de cada dia. O dinheiro vem todo dos EUA. Quem quer bons parceiros estratégicos arranja-os. O negócio é assim. Os gringos levam o petróleo e o gás. Em troca mandam para Angola alimentos e medicamentos fora de prazo. Roupa de fardo. E uma base militar igual à do Catar. Os nossos militares vão todos capinar. Os generais têm mais sorte. Vão receber uma kaweseki para fazerem trabalho de kupapata. Viva o liberalismo do Presidente João Lourenço e quem o apoiar!

Por falar em milhões. A nazi Úrsula von der Leyen propôs hoje que os fundos soberanos da Federação Russa depositados em bancos dos EUA e da Europa sejam imediatamente confiscado e aplicados na “reconstrução da Ucrânia”. Alguém lhe lembrou que isso vai contra a ordem jurídica internacional mas a senhora estendeu o braço e disse: Heil Hitler. A lei sou eu!

A Europa e os EUA estavam falidos. Nem tinham dinheiro para comprar petróleo. Então mandaram a OTAN (ou NATO) destruir a Líbia, assassinar o Presidente Khadafi e roubar o “crude”. Os fundos soberanos líbios ficaram todos nas mãos dos senhores da guerra. Sobretudo França e EUA. Acham que agora podem fazer o mesmo com a Federação Russa, mesmo sem matarem o Presidente Putin. 

Portugal, uma potência financeira mundial onde mais de um milhão de crianças passa fome, arrotou logo um milhão de euros, que doou ao Zelensky e à Zelenska, muito activa na denúncia de violações sexuais. O Cravinho, ministro dos negócios com estrangeiros, insinuou que a doação vai sair de 18 milhões de euros “confiscados” aos russos. Este sujeito é mais repelente do que os repelentes de insectos.

Por favor, que alguém explique a esta corja de nazis disfarçados de democratas que já começaram guerras por muito menos. Não roubem o dinheiro dos russos! Não é por nada, mas tal como eles estão a destruir a Ucrânia, podem destruir o resto da Europa. E os EUA não estão assim tão seguros como isso. 

Tenham juízo. Não brinquem com os povos. Não peguem fogo à paz. (Este conselho também vale para Angola). 

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana