Desde dia 30 de novembro que
Timor-Leste tem operacional o seu porto de águas profundas, na Baía de Tibar. O
novo porto, a primeira parceria público-privada (PPP) do país, tem como
objetivo melhorar o serviço logístico de Timor-Leste e responder à evolução do
setor marítimo-portuário.
Entre os objetivos desta nova
infraestrutura portuária está aumentar a atratividade de Timor-Leste na região
da Ásia-Pacífico e acelerar a economia regional, bem como o desenvolvimento
económico do país, transformando-se num hub de transhipment naquela região.
Localizado a 12 km da capital, Díli,
exigiu um investimento de 490 milhões de dólares, levou quatro anos a
construir, tem um cais de 630
m de comprimento, fundos de -16 metros, equipamentos
de movimentação de última geração, nomeadamente dois pórticos (STS) e quatro
pórticos de cais (e-RTG), o porto de Tibar Bay está preparado para receber
navios de até 7.500 TEU e pode manusear mais de 200.000 TEU por ano.
Ao abrigo da primeira PPP de
Timor-Leste, a Bolloré Ports detém a concessão do novo terminal por um período
de 30 anos. “Estamos satisfeitos com a conclusão deste grande projeto, o maior
até à data em
Timor-Leste. Sentimo-nos honrados pela confiança do governo
timorense e fizemos todos os possíveis para a satisfazer. Estamos presentes no
país há muitos anos e orgulhosos desta nova contribuição para a economia local.
Juntos, vamos desenvolver as atividades do porto de Tibar Bay com a ambição de
o posicionar como uma infra-estrutura de referência na região Ásia-Pacífico”, disse
na inauguração Philippe Labonne, CEO da Bolloré Ports.
Supply Chain Magazine
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