sábado, 10 de dezembro de 2022

TIMOR-LESTE INAUGURA PORTO DE ÁGUAS PROFUNDAS NA BAÍA DE TIBAR

Desde dia 30 de novembro que Timor-Leste tem operacional o seu porto de águas profundas, na Baía de Tibar. O novo porto, a primeira parceria público-privada (PPP) do país, tem como objetivo melhorar o serviço logístico de Timor-Leste e responder à evolução do setor marítimo-portuário.

Entre os objetivos desta nova infraestrutura portuária está aumentar a atratividade de Timor-Leste na região da Ásia-Pacífico e acelerar a economia regional, bem como o desenvolvimento económico do país, transformando-se num hub de transhipment naquela região.

Localizado a 12 km da capital, Díli, exigiu um investimento de 490 milhões de dólares, levou quatro anos a construir, tem um cais de 630 m de comprimento, fundos de -16 metros, equipamentos de movimentação de última geração, nomeadamente dois pórticos (STS) e quatro pórticos de cais (e-RTG), o porto de Tibar Bay está preparado para receber navios de até 7.500 TEU e pode manusear mais de 200.000 TEU por ano.

Ao abrigo da primeira PPP de Timor-Leste, a Bolloré Ports detém a concessão do novo terminal por um período de 30 anos. “Estamos satisfeitos com a conclusão deste grande projeto, o maior até à data em Timor-Leste. Sentimo-nos honrados pela confiança do governo timorense e fizemos todos os possíveis para a satisfazer. Estamos presentes no país há muitos anos e orgulhosos desta nova contribuição para a economia local. Juntos, vamos desenvolver as atividades do porto de Tibar Bay com a ambição de o posicionar como uma infra-estrutura de referência na região Ásia-Pacífico”, disse na inauguração Philippe Labonne, CEO da Bolloré Ports.

Supply Chain Magazine

Sem comentários:

Mais lidas da semana