sábado, 14 de maio de 2022

AS NOTÍCIAS FORAM CONDENADAS À MORTE -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O governo da Federação Russa apresentou na ONU um processo com milhares de documentos, fotografias e vídeos sobre a existência na Ucrânia de laboratórios dedicados à pesquisa biomédica militar. Armas biológicas! O dinheiro, está provado, vinha do orçamento do estado dos EUA mas também de figuras como George Soros, o patrão do condecorado Rafael Marques. A Ucrânia alimentou de armas, munições e assistência militar a rebelião pós eleitoral de Jonas Savimbi.  Isto está tudo ligado, como diria o meu saudoso amigo Eduardo Guerra Carneiro, repórter, cronista de primeiríssima e poeta sideral. 

Os laboratórios de armas biológicas na Ucrânia também eram apoiados pelas mais importantes indústrias farmacêuticas do mundo. Porque para além das armas biológicas, também eram feitos testes a medicamentos sem qualquer controlo. Muto mais barato, logo mais biliões de lucros para os donos. Uma empresa farmacêutica, a Gilead, trabalha com o Pentágono! O relatório entregue pelas autoridades russas na ONU refere que “especialistas dos EUA testavam novos medicamentos fora dos padrões internacionais de segurança”. 

Mais este pormenor inquietante: “Além das empresas farmacêuticas dos EUA e contratados do Pentágono, as agências estatais ucranianas estão envolvidas em atividades militares de armas biológicas, cujas principais tarefas são ocultar actividades ilegais, realizar ensaios clínicos e de campo e fornecer o biomaterial necessário”.

O Departamento de Defesa dos EUA fez da Ucrânia um centro de actividades ilegais numa área tão sensível como as armas biológicas. Leiam: “Usando locais de testes não controlados internacionalmente e instalações de alta tecnologia montadas por empresas multinacionais, O Departamento de Estado expandiu muito as suas capacidades de pesquisa, não apenas no campo das armas biológicas, mas também no conhecimento sobre resistência a antibióticos e os anticorpos para doenças específicas em populações e regiões específicas”.

Os projectos biológicos na área militar dos EUA também envolviam países da OTAN (ou NATO). A Alemanha correu por sua conta e envolveu mais 12 países  num propgrama multinacional de biossegurança. Base das pesquisas: Ucrânia. O Instituto de Microbiologia das Forças Armadas (Munique), o Instituto Robert Koch (Berlim), o Instituto Loeffler (Greifswald) e o Instituto Nocht de Medicina Tropical (Hamburgo) integravam as actividades. Leiam este pormenor: “Entre 2016 e 2019, 3.500 amostras de soro sanguíneo de cidadãos que vivem em 25 regiões da Ucrânia foram colhidas por epidemiologistas militares do Bundeswehr Microbiology Institute”. Leram bem: especialistas militares!

Memória: Há oito anos atrás: EUA-OTAN instalaram um governo neonazi na Ucrânia

#Traduzido em português do Brasil

Prof Michel Chossudovsky | Global Research, 14 de maio de 2022

Este artigo foi publicado pela Global Research em 6 de março de 2014, logo no início da crise na Ucrânia, explica a natureza do regime de procuração de Kiev. É de extrema relevância para a compreensão dos acontecimentos recentes. O que está acontecendo na Ucrânia tem sérias implicações geopolíticas e pode levar a um cenário de Terceira Guerra Mundial.  É importante que se inicie um processo de paz com vista a evitar a escalada. Global Research não apoia a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Esta foi a minha avaliação logo após o Golpe EuroMaidan em fevereiro de 2014:

“O mundo está em uma encruzilhada perigosa: as estruturas e a composição desse governo proxy instalado pelo Ocidente não favorecem o diálogo com o governo e os militares russos. Um cenário de escalada militar levando ao confronto da Rússia e da OTAN é uma possibilidade distinta. O Comitê de Segurança Nacional e Defesa Nacional da Ucrânia (RNBOU), controlado por neonazistas, desempenha um papel central nos assuntos militares. No confronto com Moscou, as decisões tomadas pelo RNBOU liderado pelo neonazista Parubiy e seu deputado camisa marrom Dmytro Yarosh – em consulta com Washington e Bruxelas – poderiam ter consequências devastadoras. (6 de março de 2014). Estamos lidando com um governo de coalizão (integrado por dois partidos neonazistas) que é apoiado pela “democracia ocidental” e pela “comunidade internacional”. 

Segundo o New York Times,

“Os Estados Unidos e a União Europeia abraçaram a revolução aqui como mais um florescimento da democracia , um golpe no autoritarismo e na cleptocracia no antigo espaço soviético.” ( Após o triunfo inicial, os líderes da Ucrânia enfrentam a batalha pela credibilidade, NYTimes.com, 1 de março de 2014, ênfase adicionada)

“Florescendo a democracia, a revolução” ? As realidades sombrias são outras. O que está em jogo é um golpe de Estado patrocinado pelos EUA-UE-OTAN em flagrante violação do direito internacional.

A verdade proibida é que o Ocidente projetou –através de uma operação secreta cuidadosamente encenada– a formação de um regime de procuração integrado por neonazistas.

O IMPÉRIO DAS MENTIRAS DAS ARMAS BIOLÓGICAS

#Traduzido em português do Brasil

Pepe Escobar | The Shaker

"Quais são as raízes que se agarram, que galhos crescem / Desse lixo pedregoso? Filho do homem, / Você não pode dizer, nem adivinhar, pois você sabe apenas / Um monte de imagens quebradas, onde o sol bate, / E a árvore morta não dá abrigo, o grilo não alivia, / E a pedra seca nenhum som de agua. Apenas / Há sombra sob esta pedra vermelha, / (Entra sob a sombra desta pedra vermelha), / E eu te mostrarei algo diferente de qualquer um / Sua sombra de manhã caminhando atrás de você / Ou sua sombra de tarde subindo para encontrar tu; / Eu vou te mostrar o medo em um punhado de pó." -- TS Eliot, The Waste Land: I. O Enterro dos Mortos , 1922

Este vislumbre de “medo em um punhado de poeira” já se classifica como um dos principais avanços do jovem século 21, apresentado esta semana pelo chefe da Força Russa de Radiação, Química e Proteção Biológica, Igor Kirillov.

Os resultados provisórios das evidências coletadas sobre o trabalho das armas biológicas dos EUA na Ucrânia são simplesmente surpreendentes. Esses são os principais destaques.

Os ideólogos de armas biológicas dos EUA compreendem a liderança do Partido Democrata. Ao se vincular a organizações não governamentais de biotecnologia, usando os fundos de investimento dos Clintons, Rockefellers, Soros e Biden, eles lucraram com financiamento adicional de campanha – tudo devidamente disfarçado. Paralelamente, eles montaram a base legislativa para financiar o programa de armas biológicas diretamente do orçamento federal.

Os fabricantes de vacinas COVID-19 Pfizer e Moderna, bem como Merck e Gilead – de Donald “conhecidos desconhecidos” e afiliados ao Pentágono – estavam diretamente envolvidos.

Especialistas dos EUA testaram novos medicamentos nos laboratórios biológicos da Ucrânia, burlando os padrões internacionais de segurança. Segundo Kirillov, agindo dessa forma, “as empresas ocidentais reduzem seriamente os custos dos programas de pesquisa e obtêm vantagens competitivas significativas”.

Segundo Kirillov, “juntamente com empresas farmacêuticas dos EUA e empreiteiros do Pentágono, agências governamentais ucranianas estão envolvidas em atividades de biotecnologia militar, cujas principais tarefas são ocultar atividades ilegais, realizar ensaios clínicos e de campo e fornecer o biomaterial necessário”.

O Pentágono, destacou Kirillov, ampliou seu potencial de pesquisa não apenas na produção de armas biológicas, mas também na coleta de informações sobre resistência a antibióticos e presença de anticorpos para determinadas doenças na população de regiões específicas. O campo de testes na Ucrânia estava praticamente fora do controle da chamada “comunidade internacional”.

Essas descobertas, amplamente documentadas, sugerem uma vasta raquete de armas biológicas “legitimadas” atingindo os níveis mais altos do corpo político americano. Não há dúvida de que os russos planejam desmascará-lo completamente em benefício da opinião pública mundial, começando com um Tribunal de Crimes de Guerra a ser criado neste verão, provavelmente em Donetsk.

Um programa de armas biológicas dos EUA em andamento na Ucrânia foi uma das três principais razões que levaram ao lançamento da Operação Z, lado a lado com a prevenção de uma iminente blitzkrieg administrada pela OTAN contra o Donbass e o desejo de Kiev de reiniciar um programa de armas nucleares. Estas são as três principais linhas vermelhas para a Rússia.

A força das evidências coletadas pode se correlacionar diretamente com o que foi amplamente interpretado como um discurso do Dia da Vitória cuidadosamente medido pelo presidente Putin. O Kremlin não blefa. Certamente privilegiará a apresentação meticulosa de – bioarmas – fatos no terreno sobre a retórica arrogante.

OS HEDIONDOS CRIMES DE ISRAEL BENEFICIAM DA CUMPLICIDADE DO OCIDENTE

Grupos de direitos humanos pedem investigação completa após forças israelenses matarem jornalista

#Traduzido em português do Brasil

Defensores dos direitos humanos estão exigindo responsabilidade e justiça para Shireen Abu Akle, o conhecido  correspondente da Al Jazeera morto na quarta-feira enquanto cobria um ataque das FDI. 

Brett Wilkins* | Consortium News

Defensores dos direitos humanos pediram na quarta-feira uma investigação completa e transparente depois que a  Al Jazeera  e testemunhas  disseram que  as forças israelenses atiraram e mataram uma das repórteres da rede enquanto ela estava trabalhando.

Shireen Abu Akleh, uma conhecida correspondente palestina-americana de 51 anos, estava usando um capacete e uma jaqueta de imprensa que a identificava claramente como jornalista quando as forças israelenses atiraram em seu rosto enquanto ela cobria um ataque das Forças de Defesa de Israel (IDF). ataque ao campo de refugiados de Jenin na Cisjordânia ocupada ilegalmente.

Enquanto as autoridades israelenses  alegaram falsamente que militantes palestinos atiraram em Abu Akleh, a Al Jazeera condenou  seu assassinato como “assassinato flagrante”.  

Citando a história mortal da IDF   de atacar jornalistas durante guerras, invasões e outras operações militares na Palestina, o grupo de paz liderado por mulheres CodePink  exigiu  uma “suspensão imediata da ajuda militar dos EUA a Israel e uma investigação completa e imparcial do assassinato de Shireen”.

Os EUA dão a Israel, uma das  nações mais ricas do  mundo per capita, cerca de US$ 3,8 bilhões em ajuda militar anual incondicional, apesar de ser classificado como um estado de apartheid por importantes  autoridades  e  organizações internacionais  e israelenses.

Assassinato de Shireen: Como a mídia ocidental reproduz a propaganda israelense

O MUNDO ESTÁ A SER GOVERNADO POR PSICOPATAS. ISRAEL É UM DE MUITOS TENEBROSOS EXEMPLOS

#Traduzido em português do Brasil

Abir Kopty | Middle East Eye

Em vez de confiar no testemunho de testemunhas oculares palestinas, os jornalistas ocidentais reciclam os pontos de discussão israelenses

Toda a Palestina se uniu em choque esta semana para lamentar o assassinato da icônica jornalista da Al Jazeera, Shireen Abu Akleh. Mas em meio à nossa dor, somos forçados a testemunhar como os meios de comunicação ocidentais, mais uma vez, estão falhando conosco.

Quando um palestino é morto pelas forças israelenses, o ato é sempre descrito em termos passivos. Nós simplesmente morremos sozinhos; ninguém nos mata. Às vezes, morremos como dano colateral em “confrontos” , sem nenhum contexto sobre como a briga começou ou o desequilíbrio de poder em jogo.

Depois vem a adoção automática de pontos de discussão israelenses, que são sempre manipuladores. A estratégia de Israel é negar imediatamente a responsabilidade, depois lançar dúvidas sobre os testemunhos palestinos, lançando as bases para a afirmação de que existem “duas versões” da história. A mídia então repete isso acriticamente.

No dia em que Abu Akleh foi executado , ouvi o Serviço Mundial da BBC por algumas horas. O repórter repetiu o ponto de discussão israelense de que ela foi morta por tiros palestinos, depois observou que os palestinos disseram que ela foi morta por fogo israelense. O relatório também incluiu a afirmação de Israel de que pediu à Autoridade Palestina (AP) que conduzisse uma investigação conjunta, mas a oferta foi recusada. A AP inicialmente negou ter sido contatada pelas autoridades israelenses, mas a mídia continuou a relatar o que Israel havia dito.

A maioria da mídia internacional adotou as mesmas linhas, quase como se tivessem escrito suas peças colaborativamente em um documento conjunto do Google.

Apesar de ter certeza de transmitir todos os pontos de discussão de Israel, no entanto, a mídia ocidental não deu a mesma consideração ao lado palestino. Na quinta-feira, a AP explicou por que se recusou a participar de uma investigação ao lado de Israel, buscando investigar o assunto de forma independente. Os palestinos têm todos os motivos para desconfiar de Israel, que habitualmente usa tais investigações para enterrar casos - mas a mídia ocidental não parece se importar com esse contexto vital.

Palestino morre de ferimentos sofridos em ataque israelense à mesquita de al-Aqsa

#Traduzido em português do Brasil

Fontes palestinas dizem que Waleed Al-Sharif foi baleado por uma bala de borracha durante um ataque israelense à mesquita de al-Aqsa no mês passado.

Um palestino morreu no sábado depois de sucumbir aos ferimentos que sofreu nas mãos das forças israelenses na mesquita de al-Aqsa, em Jerusalém Oriental ocupada , no mês passado, disseram seu irmão e fontes palestinas. 

Waleed al-Sharif, 21, foi ferido em 22 de abril durante um dos muitos ataques israelenses à mesquita no mês sagrado muçulmano do Ramadã. 

Ele morreu esta manhã no Hospital Universitário Hadassah de Jerusalém, disse seu irmão Abd al-Rahman al-Sharif à mídia local. 

Sharif foi gravemente ferido por uma bala revestida de borracha e foi levado pelas forças israelenses para o Hospital Hadassah em Ein Karem, segundo fontes palestinas. 

Mohammad Abu Hummus, ativista palestino e testemunha ocular do incidente, disse ao The New Arab que as forças israelenses dispararam muitas balas revestidas de borracha no dia e uma delas atingiu Sharif na cabeça.  

"Ele permaneceu no chão por vários minutos, antes que os policiais israelenses o levassem para fora do santuário, onde o deixaram sangrando por mais vinte minutos até a ambulância chegar e levá-lo ao hospital", disse Abu Hummus ao site de notícias com sede em Londres.   

As autoridades israelenses negaram que Sharif tenha sido atingido por uma bala e disseram que ele bateu a cabeça depois de cair durante uma escaramuça.

O advogado da família Sharif disse que a polícia israelense se recusa a devolver o corpo e insiste em realizar uma autópsia contra a vontade da família, segundo o jornal israelense Haaretz.

No entanto, como ele não estava preso no momento de sua morte, a polícia não tem o direito legal de manter o corpo.

As forças de segurança israelenses invadiram al-Aqsa várias vezes durante o mês muçulmano do Ramadã, disparando gás lacrimogêneo, granadas de efeito moral e balas de borracha contra fiéis e manifestantes.

Mais de 170 palestinos ficaram feridos e 450 foram presos na repressão israelense. 

A morte de Sharif ocorre após o assassinato da jornalista palestino-americana Shireen Abu Akleh , que foi baleada e morta por forças israelenses durante um ataque na vila de Jenin, na Cisjordânia ocupada.

Mais de 50 palestinos foram mortos a tiros pelas forças israelenses desde o início de 2022 em Jerusalém e na Cisjordânia ocupada.  

Middle East Eye

Imagem: Forças israelenses carregam Waleed al-Sharif depois que ele foi ferido na mesquita de al-Aqsa, em Jerusalém, em 22 de abril de 2022 (AFP)

O CANADÁ E OS BANDERISTAS (nazis)

Thierry Meyssan*

Nos artigos precedentes, Thierry Meyssan mostrou como os banderistas, colaboradores nos piores crimes nazis na Ucrânia e na Polónia, chegaram ao Poder em Kiev, na recente Ucrânia independente. Ele mostra aqui que, durante oitenta anos, imigrantes banderistas incrustaram-se no Partido liberal canadiano ao ponto de ocupar o posto de numero 2 do actual governo de Justin Trudeau.

Os primeiros combatentes estrangeiros chegados à Ucrânia no início da guerra, em Fevereiro de 2022, eram Canadianos. O primeiro oficial estrangeiro detido pelas forças russas, em 3 de Maio, era um General canadiano. Como é evidente, o Canada, muito embora à distância de mais de 6. 000 quilómetros da Ucrânia, tem uma implicação escondida neste conflito.

Neste artigo, vou mostrar que todos os governos liberais canadianos (canadenses-br) apoiaram os banderistas ucranianos desde o início da Segunda Guerra Mundial. Eles jogaram nos dois tabuleiros durante esta guerra, lutando contra os nazis, mas apoiando os banderistas. Pior ainda, o actual governo canadiano é composto por um Primeiro-Ministro liberal, Justin Trudeau, ladeado por uma assistente banderista, Chrystia Freeland.

Se as conexões entre a CIA e os nazis marcaram a Guerra Fria e só foram reveladas, em 1975, com as comissões do Congresso norte-americano Pike, Church e Rockfeller, apenas terminaram com o Presidente Jimmy Carter, os laços do Partido Liberal canadiano com os banderistas prosseguiram sempre. O Canadá é o único país no mundo, fora da Ucrânia, a ter uma ministra banderista e que, além do mais, é a número 2 do seu governo.

Em 1940, quer dizer na altura em que o Reino Unido estava em guerra, mas não os Estados Unidos, o governo liberal canadiano de William King criou o Ukrainian Canadian Congress (UCC) a fim de ajudar os imigrantes anti-bolcheviques contra os pró-soviéticos (Association of United Ukrainian Canadians - AUUC) e os judeus (Canadian Jewish Congress – CJC). As bibliotecas pró-soviéticas e as sinagogas foram interditas.

O Partido liberal do reino do Canada não foi criado para promover o individualismo contra as ideias conservadoras, mas contra a ideia republicana [1].

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Primeiro-Ministro William King era muito apreciado pelos concidadãos, mas foi vaiado pelos seus soldados quando os visitou na Europa. O Partido Liberal sempre defendeu posições anti-russas, apresentando-as até 1991 como anti-soviéticas, e sempre interpretou o cristianismo como oposto ao judaísmo.

Além disso, no fim da Segunda Guerra Mundial, o Canadá foi o principal refúgio dos banderistas (35. 000 imigrantes) e nazis bálticos. Entre eles, Volodymyr Kubijovyč e « Michael Chomiak » de seu verdadeiro nome Mykhailo Khomiak, editores do principal jornal nazi na Europa Central, Krakivs’ki Visti.

Tempos e comportamentos degradantes II - E, no entanto, ele existe

Não existe nazismo na Ucrânia ou a sua presença é insignificante, garantem os dirigentes ocidentais, tentando disfarçar as mãos sujas da cumplicidade com uma realidade que compromete o seu discurso oficial.

José Goulão | AbrilAbril | opinião

As posições das autoridades portuguesas e da casta política dominante perante a guerra na Ucrânia, fundidas na matriz estrangeirada e inquisitorial, acéfalas, hipotecando até a segurança, a qualidade de vida e o direito dos portugueses a uma vida decente marcam uma viragem histórica e revoltante ao nível nacional.

Esta ruptura vinha-se adivinhando a partir do momento em que a fiscalização constitucional passou a ignorar a Constituição da República e o carácter fundamental antifascista das suas origens ao permitir a legalização de organizações aferradas ao passado salazarista.

A situação actual representa, contudo, uma alteração qualitativa na sociedade, aquela em que, sempre com base em «compromissos internacionais» nos quais os portugueses não foram tidos e achados, a clique oligárquica dominante tenta ostensivamente soterrar o 25 de Abril; não hesitando, para isso, em dar todo o espaço do mundo aos revanchistas que nunca desistiram de humilhar e aviltar a Revolução enxovalhando os seus valores fundadores e também os patriotas que arriscaram e deram a vida por eles. Com a agravante de esses mesmos revanchistas e os que se foram tornando seus cúmplices ao longo de quase cinco décadas não hesitarem em admitir a interferência nazi internacional na tentativa de esmagamento dos valores que formataram a democracia portuguesa com características únicas. Essas particularidades distinguiam-na ainda dos modelos corrompidos das democracias (neo) liberais funcionando dentro de um espaço político único que determina a exclusão de projectos diferentes, oprime a diversidade, apaga a História, trucida o patriotismo e assume cada vez mais tendências autoritárias com espírito totalitário. Agora, em Portugal, as diferenças esbateram-se mais um pouco e sobrevivem sobretudo nas memórias e na coragem de acreditar dos que ainda não têm a cabeça em formato de ecrã de televisão.

O golpe profundo no 25 de Abril foi dado durante as comemorações deste ano e os desenvolvimentos degradantes prosseguem com as atitudes que estão a ser tomadas pelos órgãos de poder, principalmente desde que entregaram o epicentro das comemorações – foi assim que a manobra funcionou – a um indivíduo comprometido com um aparelho nazi que domina a Ucrânia Ocidental e funciona como centro de expansão de correntes e organizações nazifascistas através da Europa, como vamos percebendo entre nós. E que serve o enraizamento ainda mais profundo do neoliberalismo globalista na desesperada tentativa de sobrevivência através de uma espécie de último recurso: o regresso às origens através do suporte da economia totalitária por poderes políticos ditatoriais. Exemplos também circulam entre nós.

POBREZA: MITIGAR E ERRADICAR

Carvalho da Silva* | Jornal de Notícias | opinião

Todas as promessas de desenvolvimento do país não passarão de falácia se não forem resolvidos problemas estruturais que geram e ancoram a pobreza.

As duras realidades deste flagelo exigem da sociedade todos os esforços possíveis para mitigar os seus efeitos e atenuar a sua ampliação. Contudo, a erradicação da pobreza, objetivo que todos os portugueses deviam assumir, exige um combate corajoso com políticas estruturais que eliminem as suas causas.

Nas notas de apresentação do seu Congresso a "EAPN Portugal - Rede Europeia Anti Pobreza", começa por afirmar "A pobreza vive de mão dada com o desemprego, a instabilidade laboral, a ausência de recursos financeiros, as dificuldades no acesso à educação e à saúde e a má qualidade da habitação" e lembra-nos que com "a pandemia da covid-19" e nos "períodos de crise socioeconómica todos estes fatores se agravam, juntamente com o estigma, a vergonha, a discriminação e a exclusão".

Já aqui afirmei e hoje repito: os portugueses são vergonhosamente condescendentes com a pobreza. Têm acreditado que bastam solidariedades de emergência, políticas públicas de "reparação de danos" e de gestão mais humanizada da situação dos pobres. Não. Isso pode e deve ser feito, mas apenas mitiga sofrimentos. Grande parte das políticas especificamente dirigidas aos pobres são políticas paupérrimas. São os não pobres, e em particular os mais ricos, aqueles que estão em condições de retirar os pobres da condição de pobreza. O Estado deve favorecer um combate cultural e políticas públicas com o objetivo da erradicação. Com autoridade democrática, deve impor ao poder económico políticas laborais mais justas e garantir melhor distribuição da riqueza.

O segundo dos quatro seminários do congresso da EAPN Portugal decorre hoje mesmo na Universidade de Aveiro, sob o tema "Trabalho, Pobreza e Desigualdades". O "Documento Temático" de apoio ao debate dá-nos um preocupante retrato da pobreza que atinge uma enorme fatia dos trabalhadores portugueses, e identifica as suas causas.

Temos trabalhadores pobres porque: 1) os salários da esmagadora maioria dos trabalhadores são baixíssimos e os de muitas mulheres ainda mais; 2) muitos não conseguem trabalho a tempo inteiro ou estão em trabalho informal; 3) milhares de desempregados e vários grupos sociais não têm a necessária proteção social; 4) as políticas austeritárias transferiram rendimentos do trabalho para o fator capital; 5) a desvalorização salarial e das profissões continua utilizada como variável de ajustamento da economia; 6) não se valoriza suficientemente o saber fazer em múltiplas atividades; 7) tem-se destruído a contratação coletiva; 8) existem milhares de trabalhadores em situações de vulnerabilidade e os empresários e o Estado não estão preparados para reconhecerem as suas capacidades; 9) as condições de trabalho existentes não asseguram proteção integrada nos planos material, físico e psicológico; 10) os custos da habitação e a dificuldade em aceder a direitos fundamentais são insuportáveis; 11) são demolidores os efeitos da precariedade nos planos salarial, da proteção/segurança social, das qualificações, da solidariedade entre gerações.

O combate à pobreza deve focar-se no objetivo da sua erradicação e não no da mitigação de efeitos. O atual Governo tem condições políticas para fazer essa mudança de agulha. Será imperdoável que não o faça.

*Investigador e professor universitário

PORQUÊ? | Sábios e políticos encartados demoram a agilizar medidas de proteção

Portugal com quase 100 mil casos e 142 mortes por Covid-19 entre 3 e 9 de maio

Em relação à semana anterior, registaram-se mais 23.746 casos de infeção, verificando-se também mais 15 óbitos na comparação entre os dois períodos.

ortugal registou, entre 03 e 09 de maio, 99.866 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 142 mortes associadas à Covid-19 e um aumento do total de internamentos, indicou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico semanal da DGS, em relação à semana anterior, registaram-se mais 23.746 casos de infeção, verificando-se também mais 15 óbitos na comparação entre os dois períodos.

Quanto à ocupação hospitalar em Portugal continental por Covid-19, a DGS passou a divulgar às sextas-feiras os dados dos internamentos referentes à segunda-feira anterior à publicação do relatório.

Com base nesse critério, o boletim indica que, na última segunda-feira, estavam internadas 1.207 pessoas, mais 88 do que no mesmo dia da semana anterior, com 59 doentes em unidades de cuidados intensivos, menos um.

De acordo com os dados da DGS, a incidência a sete dias estava, na segunda-feira, nos 970 casos por 100 mil habitantes, tendo registado um crescimento de 31% em relação à semana anterior, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 passou de 1,03 para os 1,13.

Por regiões, Lisboa e Vale do Tejo registou 29.047 casos entre 03 e 09 de maio, mais 6.897 do que no período anterior, e 27 óbitos, menos três.

A região Centro contabilizou 20.986 casos (mais 4.283) e 36 mortes (mais uma) e o Norte totalizou 35.993 casos de infeção (mais 11.091) e 54 mortes (mais 12).

No Alentejo foram registados 5.759 casos positivos (mais 942) e 12 óbitos (mais três) e no Algarve verificaram-se 3.519 infeções pelo SARS-CoV-2 (mais 523) e nove mortes (mais seis).

Quanto às regiões autónomas, os Açores tiveram 3.368 novos contágios entre 03 e 09 de maio (mais 260) e quatro mortes (o mesmo número do que na semana anterior), enquanto a Madeira registou 1.194 casos nesses sete dias (menos 250) e nenhum óbito.

De acordo com a DGS, a faixa etária entre os 40 e os 49 anos foi a que apresentou maior número de casos a sete dias (17.090), seguida das pessoas entre os 50 e os 59 anos (14.726), enquanto os idosos com 80 ou mais anos foram o grupo com menos infeções (5.138) nos sete dias referidos.

Dos internamentos totais, 565 foram de idosos com mais de 80 anos, seguindo-se a faixa etária dos 70 aos 79 anos (261) e dos 60 aos 69 anos (129).

A DGS contabilizou ainda nove internamentos no grupo etário das crianças até aos 9 anos, 11 dos 10 aos 19 anos, 17 dos 20 aos 29 anos, 21 dos 30 aos 39 anos, 43 dos 40 aos 49 anos e 69 dos 50 aos 59 anos.

O boletim refere também que, nestes sete dias, morreram 110 idosos com mais de 80 anos, 21 pessoas entre os 70 e 79 anos, nove entre os 60 e 69 anos e uma entre os 50 e 59 anos.

Relativamente à vacinação contra a Covid-19, o boletim refere que 100% dos grupos etários das pessoas com mais de 80 anos, entre 65 e 79 anos e entre os 50 e 64 anos têm a vacinação completa contra a Covid-19.

Quanto à dose de reforço da imunização contra o SARS-CoV-2, 95% dos idosos com mais de 80 anos já a recebeu, assim como 97% das pessoas entre os 65 e 79 anos, 84% entre os 50 e 64 anos, 59% entre os 25 e os 49 anos e 45% entre os 18 e 24 anos.

TSF | Lusa

Mais lidas da semana