sábado, 14 de maio de 2022

Memória: Há oito anos atrás: EUA-OTAN instalaram um governo neonazi na Ucrânia

#Traduzido em português do Brasil

Prof Michel Chossudovsky | Global Research, 14 de maio de 2022

Este artigo foi publicado pela Global Research em 6 de março de 2014, logo no início da crise na Ucrânia, explica a natureza do regime de procuração de Kiev. É de extrema relevância para a compreensão dos acontecimentos recentes. O que está acontecendo na Ucrânia tem sérias implicações geopolíticas e pode levar a um cenário de Terceira Guerra Mundial.  É importante que se inicie um processo de paz com vista a evitar a escalada. Global Research não apoia a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Esta foi a minha avaliação logo após o Golpe EuroMaidan em fevereiro de 2014:

“O mundo está em uma encruzilhada perigosa: as estruturas e a composição desse governo proxy instalado pelo Ocidente não favorecem o diálogo com o governo e os militares russos. Um cenário de escalada militar levando ao confronto da Rússia e da OTAN é uma possibilidade distinta. O Comitê de Segurança Nacional e Defesa Nacional da Ucrânia (RNBOU), controlado por neonazistas, desempenha um papel central nos assuntos militares. No confronto com Moscou, as decisões tomadas pelo RNBOU liderado pelo neonazista Parubiy e seu deputado camisa marrom Dmytro Yarosh – em consulta com Washington e Bruxelas – poderiam ter consequências devastadoras. (6 de março de 2014). Estamos lidando com um governo de coalizão (integrado por dois partidos neonazistas) que é apoiado pela “democracia ocidental” e pela “comunidade internacional”. 

Segundo o New York Times,

“Os Estados Unidos e a União Europeia abraçaram a revolução aqui como mais um florescimento da democracia , um golpe no autoritarismo e na cleptocracia no antigo espaço soviético.” ( Após o triunfo inicial, os líderes da Ucrânia enfrentam a batalha pela credibilidade, NYTimes.com, 1 de março de 2014, ênfase adicionada)

“Florescendo a democracia, a revolução” ? As realidades sombrias são outras. O que está em jogo é um golpe de Estado patrocinado pelos EUA-UE-OTAN em flagrante violação do direito internacional.

A verdade proibida é que o Ocidente projetou –através de uma operação secreta cuidadosamente encenada– a formação de um regime de procuração integrado por neonazistas.

Confirmado pela Secretária de Estado Adjunta Victoria Nuland, organizações importantes na Ucrânia, incluindo o partido neonazista Svoboda, foram generosamente apoiadas por Washington: “Investimos mais de 5 bilhões de dólares para ajudar a Ucrânia a alcançar esses e outros objetivos. … Continuaremos a promover a Ucrânia para o futuro que ela merece.”

A mídia ocidental casualmente evitou analisar a composição e os fundamentos ideológicos da coalizão governamental. A palavra “neo-nazista” é um tabu. Foi excluído do dicionário de comentários da grande mídia. Não aparecerá nas páginas do New York Times, do Washington Post ou do The Independent. Os jornalistas foram instruídos a não usar o termo “neo-nazista” para designar o Svoboda e o Setor Direita.

Composição do Governo de Coligação

Não se trata de um governo de transição em que elementos neonazistas integram a franja da coalizão, formalmente liderada pelo partido Pátria.

O Gabinete não é apenas integrado pelo Svoboda e pelo Setor de Direita (para não mencionar ex-membros da extinta UNA-UNSO fascista), as duas principais entidades neonazistas foram incumbidas de posições-chave que lhes conferem o controle de fato sobre as Forças Armadas, Polícia, Justiça e Segurança Nacional.

Enquanto o Partido da Pátria de Yatsenuyk controla a maioria das pastas e o líder neonazista do Svoboda, Oleh Tyahnybok , não recebeu um cargo importante no gabinete (aparentemente a pedido da secretária de Estado adjunta Victoria Nuland ), membros do Svoboda e do Setor Direita ocupam posições-chave no áreas de Defesa, Aplicação da Lei, Educação e Assuntos Econômicos.

Andriy Parubiy, cofundador do Partido Social-Nacional Neo-Nazista da Ucrânia (posteriormente renomeado Svoboda) foi nomeado secretário do Comitê de Segurança Nacional e Defesa Nacional (RNBOU) . (Рада національної безпеки і оборони України), uma posição-chave que ultrapassou o Ministério da Defesa, as Forças Armadas, Polícia, Segurança Nacional e Inteligência. O RNBOU é o órgão central de tomada de decisões. Embora seja formalmente chefiado pelo presidente, é administrado pela Secretaria com uma equipe de 180 pessoas, incluindo especialistas em defesa, inteligência e segurança nacional.

Parubiy foi um dos principais líderes por trás da Revolução Laranja em 2004. Sua organização foi financiada pelo Ocidente. Ele é referido pela mídia ocidental como o “comandante” do movimento EuroMaidan.

Andriy Parubiy, juntamente com o líder do partido, Oleh Tyahnybok, é um seguidor do nazista ucraniano Stepan Bandera, que colaborou no assassinato em massa de judeus e poloneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Por sua vez, Dmytro Yarosh, líder da delegação do Setor Direita no parlamento, foi nomeado vice-secretário do RNBOU de Parubiy.

Yarosh foi o líder dos paramilitares neonazistas da Camisa Marrom durante o movimento de “protesto” EuroMaidan. Ele pediu a dissolução do Partido das Regiões e do Partido Comunista.

O partido neonazista também controla o processo judicial com a nomeação de  Oleh Makhnitsky do partido Svoboda para o cargo de procurador-geral da Ucrânia. Que tipo de justiça prevalecerá com um neonazista conhecido no comando do Ministério Público da Ucrânia?

Os cargos de gabinete também foram alocados para ex-membros da organização marginal neonazista Assembleia Nacional Ucraniana – Autodefesa Nacional Ucraniana (UNA-UNSO):

“Tetyana Chernovol , retratada na imprensa ocidental como uma jornalista investigativa em cruzada sem referência ao seu envolvimento anterior no antissemita UNA-UNSO, foi nomeada presidente do comitê anticorrupção do governo. Dmytro Bulatov, conhecido por seu suposto sequestro pela polícia, mas também com conexões UNA-UNSO, foi nomeado ministro da Juventude e Esportes.

Yegor Sobolev, líder de um grupo cívico em Independence Maidan e politicamente próximo de Yatsenyuk, foi nomeado presidente do Comitê de Lustração, encarregado de expurgar os seguidores do presidente Yanukovych do governo e da vida pública. (Veja Governo de Transição da Ucrânia: Neo-Nazis no Controle das Forças Armadas, Segurança Nacional, Economia, Justiça e Educação, Global Research, 02 de março de 2014)

O Comitê de Lustração deve organizar a caça às bruxas neonazista contra todos os oponentes do novo regime neonazista. Os alvos da campanha de lustração são pessoas em cargos de autoridade no serviço público, governos regionais e municipais, educação, pesquisa, etc.

O termo lustração refere-se à “desqualificação em massa” de pessoas associadas ao governo anterior. Ele também tem conotações raciais. Provavelmente será dirigido contra comunistas, russos e membros da comunidade judaica.

É importante refletir sobre o fato de que o Ocidente, formalmente comprometido com os valores democráticos, não apenas liderou a destituição de um presidente eleito, como também instaurou um regime político integrado por neonazistas.

Este é um governo por procuração que permite aos EUA, à OTAN e à UE interferir nos assuntos internos da Ucrânia e desmantelar as suas relações bilaterais com a Federação Russa. Deve-se entender, no entanto, que os neonazistas, em última análise, não dão as ordens. A composição do Gabinete coincide amplamente com as “recomendações” da Secretária de Estado Adjunta dos EUA, Victoria Nuland, contidas no telefonema vazado para o embaixador dos EUA na Ucrânia.

Washington escolheu liderar os neonazistas em posições de autoridade. Sob um “regime de governo indireto”, no entanto, eles recebem ordens em questões cruciais de política militar e externa – incluindo o envio de tropas contra a federação russa – do Departamento de Estado dos EUA, do Pentágono e da OTAN.

O mundo está em uma encruzilhada perigosa: as estruturas e a composição desse governo proxy instalado pelo Ocidente não favorecem o diálogo com o governo e os militares russos.

Um cenário de escalada militar levando ao confronto da Rússia e da OTAN é uma possibilidade distinta. O Comitê de Segurança Nacional e Defesa Nacional da Ucrânia (RNBOU), controlado por neonazistas, desempenha um papel central nos assuntos militares. No confronto com Moscou, as decisões tomadas pelo RNBOU liderado pelo neonazista Parubiy e seu deputado camisa marrom Dmytro Yarosh – em consulta com Washington e Bruxelas – poderiam ter consequências devastadoras.

No entanto, não é preciso dizer que o “apoio” à formação de um governo neonazista não implica de forma alguma o desenvolvimento de “tendências fascistas” dentro da Casa Branca, do Departamento de Estado e do Congresso dos EUA.

“O florescimento da democracia” na Ucrânia – para usar as palavras do New York Times – é endossado por republicanos e democratas.  É um projeto bipartidário. Para que não esqueçamos, o senador John McCain é um firme defensor e amigo do líder neonazista do Svoboda, Oleh Tyahnybok.

A fonte original deste artigo é Global Research

Copyright © Prof Michel Chossudovsky, Global Research, 2022

Sem comentários:

Mais lidas da semana