sábado, 14 de maio de 2022

Palestino morre de ferimentos sofridos em ataque israelense à mesquita de al-Aqsa

#Traduzido em português do Brasil

Fontes palestinas dizem que Waleed Al-Sharif foi baleado por uma bala de borracha durante um ataque israelense à mesquita de al-Aqsa no mês passado.

Um palestino morreu no sábado depois de sucumbir aos ferimentos que sofreu nas mãos das forças israelenses na mesquita de al-Aqsa, em Jerusalém Oriental ocupada , no mês passado, disseram seu irmão e fontes palestinas. 

Waleed al-Sharif, 21, foi ferido em 22 de abril durante um dos muitos ataques israelenses à mesquita no mês sagrado muçulmano do Ramadã. 

Ele morreu esta manhã no Hospital Universitário Hadassah de Jerusalém, disse seu irmão Abd al-Rahman al-Sharif à mídia local. 

Sharif foi gravemente ferido por uma bala revestida de borracha e foi levado pelas forças israelenses para o Hospital Hadassah em Ein Karem, segundo fontes palestinas. 

Mohammad Abu Hummus, ativista palestino e testemunha ocular do incidente, disse ao The New Arab que as forças israelenses dispararam muitas balas revestidas de borracha no dia e uma delas atingiu Sharif na cabeça.  

"Ele permaneceu no chão por vários minutos, antes que os policiais israelenses o levassem para fora do santuário, onde o deixaram sangrando por mais vinte minutos até a ambulância chegar e levá-lo ao hospital", disse Abu Hummus ao site de notícias com sede em Londres.   

As autoridades israelenses negaram que Sharif tenha sido atingido por uma bala e disseram que ele bateu a cabeça depois de cair durante uma escaramuça.

O advogado da família Sharif disse que a polícia israelense se recusa a devolver o corpo e insiste em realizar uma autópsia contra a vontade da família, segundo o jornal israelense Haaretz.

No entanto, como ele não estava preso no momento de sua morte, a polícia não tem o direito legal de manter o corpo.

As forças de segurança israelenses invadiram al-Aqsa várias vezes durante o mês muçulmano do Ramadã, disparando gás lacrimogêneo, granadas de efeito moral e balas de borracha contra fiéis e manifestantes.

Mais de 170 palestinos ficaram feridos e 450 foram presos na repressão israelense. 

A morte de Sharif ocorre após o assassinato da jornalista palestino-americana Shireen Abu Akleh , que foi baleada e morta por forças israelenses durante um ataque na vila de Jenin, na Cisjordânia ocupada.

Mais de 50 palestinos foram mortos a tiros pelas forças israelenses desde o início de 2022 em Jerusalém e na Cisjordânia ocupada.  

Middle East Eye

Imagem: Forças israelenses carregam Waleed al-Sharif depois que ele foi ferido na mesquita de al-Aqsa, em Jerusalém, em 22 de abril de 2022 (AFP)

Sem comentários:

Mais lidas da semana