sábado, 14 de janeiro de 2023

GLÓRIA AOS GRINGOS ABAIXO OS RUSSOS -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A insuspeita Euronews (voz do dono) noticiou que a União Europeia aprovou um novo pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 18 mil milhões de euros, para 2023. E chancelou a informação com esta declaração de Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia: “Para este ano, vamos dar uma ajuda macrofinanceira de 18 mil milhões de euros, pelo que o montante é substancialmente maior do que o que demos em 2022. O nosso objetivo é começar a desembolsá-lo já em Janeiro, para ajudar a cobrir as necessidades mais imediatas da Ucrânia”.

Atenção! Esta pipa de massa é só para as necessidades da administração do estado ucraniano. Porque para armas, munições e outras despesas bélicas, Bruxelas despachou o dobro ou o triplo para a Ucrânia, durante o ano de 2022. 

O ministro da Defesa ucraniano, senhor Reznikov, disse hoje à BBC que “a Ucrânia é membro, de facto, da NATO”. Antes, o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Ivanovych Kuleba, disse no início desta semana que “Os EUA, a NATO e a União Europeia entram com dinheiro e as armas para esta guerra. Nós entramos com o sangue do povo ucraniano”. As declarações dos dois ministros ucranianos não têm barbas, aconteceram hoje e há uma semana. Só não tem conhecimento delas, quem não quer.

E eu a criar suspense, como se fosse o Alfred  Hitchcock da Kapopa do Negage ou da Vila Clotilde.

A União Europeia anunciou quinta-feira, dia 12 de Janeiro de 2023, que vai disponibilizar um “pacote financeiro” de 25 milhões de euros para combate à fome em África. Estão a ver? Os nazis de Kiev levam 18 mil milhões. Os famintos de África, colocados nessa situação pelas políticas seculares de rapina e esclavagismo do Ocidente, levam 25 milhões. Acreditem em mim. A verba não chega para pagar os caixões de quem morre de fome no continente africano. 

De novo o suspense à Alfred  Hitchcock. Em Agosto de 1991 a Ucrânia tornou-se um país independente. No mesmo ano, a União Soviética virou Comunidade de Estados Independentes integrada pela Federação Russa e mais nove países. Boris Ieltsin foi o pai da criança.  Como dançava muito bem o chá-chá-chá mudou de vida e seguiu a carreira artística. Da Comunidade de Estados Independentes saíram alguns países e a Federação Russa acabou por ficar com 21 repúblicas mais a região autónoma da Crimeia. Agora aderiram as repúblicas independentistas do Leste da Ucrânia.

Em 1992, após a estrondosa derrota eleitoral da UNITA, o criminoso de guerra Jonas Savimbi tocou o apito e as suas tropas, escondidas em bases secretas ou à vista de todos, regressaram à guerra. Mas o Acordo de Bicesse estava blindado. O Governo e o Galo Negro não podiam adquirir armamento. A ONU e a Troika de Observadores (Portugal, Rússia e EUA) impediram o Estado Angolano de comprar armas para enfrentar os golpistas. Mas fecharam os olhos à UNITA. As armas apareceram por via da Ucrânia. O governo de Kiev pôs aviação de guerra à disposição da UNITA. 

O Bailundo tornou-se a principal base de abastecimento por via aérea. Depois o Andulo. Os ucranianos estavam a construir lá uma grande pista de aviação quando começou a grande ofensiva para acabar com os bandidos armados.

E eu sempre no papel de Alfred  Hitchcock. Os ucranianos receberam milhões dos diamantes de sangue roubados pela UNITA ao Povo Angolano e mudaram de clientes. Os nossos Heróis Nacionais venceram a Guerra pela Soberania Nacional e a Integridade Territorial. Em Fevereiro de 2002 conquistaram a paz. 

Em 2014, hordas nazis deram um golpe de estado na Ucrânia e triunfaram. No Leste do país, populações russas ou russófonas resistiram aos golpistas. Começou a guerra no país. Relatórios da ONU acessíveis a todos referem que a guerra dos nazis de Kiev contra as populações das “repúblicas independentistas” tinha características de limpeza étnica e genocídio. Terrível. Até Fevereiro de 2022 tinham morrido mais de 50 mil civis no Leste da Ucrânia! No final de 2021, os bombardeamentos à região intensificaram-se de uma forma assustadora. Mais mortes de civis. Em Fevereiro de 2022 começou a operação da Federação Russa para desarmar e desnazificar a Ucrânia.

Acabou o suspense. A senhora Ângela Merkel disse recentemente que o Acordo de Minsk não visou a paz no Leste da Ucrânia. Foi uma armadilha lançada à Federação Russa para o Ocidente ganhar tempo que lhe permitisse armar o país.

Kiev estava cercada por tropas da Federação Russa mas o cerco foi levantado depois de negociações de paz na Turquia. EUA, o seu heterónomo NATO e União Europeia ganharam tempo e espaço. Washington decidiu: Não há mais conversações de paz. A guerra continua! Desde então, de Washington são lançadas achas para a fogueira da guerra. Às suas ordens, a OTAN (ou NATO) faz tudo para a escalada da guerra. A União Europeia aposta tudo na “derrota da Rússia” custe o que custar. 

EUA, União Europeia, Reino Unido e OTAN (ou NATO) fazem guerra à Federação Russa por procuração passada à Ucrânia. Os “ideólogos” de Washington dizem que é preciso sangrar os russos, enfraquecê-los para depois os submeterem, até o Presidente Putin se dedicar à vodka e ao chá-chá-chá, como Boris Ieltsin. Os Media Ocidentais pagam a factura da propaganda. Os governos estimulam a russofobia até ao absurdo. Só a guerra interessa.

Epílogo. Hoje o Presidente João Lourenço recebeu cumprimentos de Ano Novo do corpo diplomático. Ao usar da palavra exigiu “à Rússia o estabelecimento de um cessar-fogo definitivo e incondicional, na guerra contra a Ucrânia”. Para ninguém ter dúvidas, João Lourenço disse ainda que “a guerra contra a Ucrânia representa uma séria ameaça à paz e à segurança, não apenas para a Europa, mas a nível global”. 

Os “russos” deram a João Lourenço formação militar e um certificado de licenciado em História. Hoje é russófobo! O filme continua.

A primeira fractura no seio do MPLA foi protagonizada por Viriato da Cruz. Para ele o movimento não era suficientemente revolucionário. Derrotado por Agostinho Neto em eleições para a liderança, abandonou os camaradas, passou pela UPA e acabou exilado na República Popular da China onde influenciou os dirigentes chineses a apoiarem a UNITA.

A “Revolta do Leste” ia destruindo os ganhos da luta armada de libertação nacional. Os seus mentores acabaram na PIDE e mais tarde ao serviço do regime de apartheid da África do Sul. Daniel Chipenda apareceu na UPA/FNLA,  misturado com mercenários e fascistas portugueses.

A Revolta Activa é o que se vê. Os restos ainda vivos (mas a caírem de podres) foram para a UNITA. Diziam que na direcção do MPLA não existia democracia. Na UNITWA sim, são todos democratas.

Os golpistas do 27 de Maio eram muito pró soviéticos. A direcção do MPLA defendia o não alinhamento, por isso Agostinho Neto e seus companheiros eram considerados traidores e burgueses. Mataram, decapitam as FAPLA, andam há anos atentando contra Angola e agora são russófobos. Aquele golpista que foi ministro da injustiça e dos direitos desumanos, um tal Queiroz, agora recebe da Deloitte, instrumento de rapina dos gringos. João Lourenço anda mal aconselhado ou é mesmo o chefe dos russófobos? Vou dedicar-me ao cinema e fazer filmes de terror. Afinal tenho pouco jeito para o suspense. 

A guerra na Ucrânia começou em 2014. João Manuel Gonçalves Lourenço era alto dirigente do MPLA. Nunca disse uma palavra sobre o conflito. Nem pediu um “cessar-fogo definitivo e incondicional”. Os EUA têm bases militares (com armas atómicas…) em vários países da Europa. João Manuel Gonçalves Lourenço é presidente da República desde 2017. Nunca apelou ao encerramento dessas bases porque “representam uma séria ameaça à paz e à segurança, não apenas para a Europa, mas a nível global”. 

Tropas dos EUA e do seu heterónimo NATO ocupam países como o Iraque, Koweit, Arábia Saudita, Síria, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Kosovo e muitos outros estados dependentes. O Departamento de Defesa diz que são 625 bases militares oficiais em territórios estrangeiros. David Vine, especialista na matéria, diz que são mais de 750. Desde o ano em que Angola conquistou a paz até 2022, os EUA gastaram oito triliões de dólares em invasões a países estrangeiros. O Presidente da República de Angola nunca disse, ao longo do seu mandato, que essas tropas põem em causa a paz global. 

Por piedade, alguém diga a sua excelência o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que quando se dirigir aos EUA não pode chamar-lhe Oklahoma. Federação Russa só é simplesmente Rússia para os russófobos. Eram tão pró soviéticos e agora são tão gringos!

Se quiserem saber qual é a minha posição sobre a União Soviética leiam o meu livro “27 MAIO 1977”

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana