domingo, 8 de janeiro de 2023

MILHARES DE ISRAELITAS PROTESTAM CONTRA O NOVO GOVERNO DE NETANYAHU

Multidões protestam contra os planos de Netanyahu de expandir os assentamentos na Cisjordânia ocupada e enfraquecer a Suprema Corte de Israel.

Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

Milhares de israelenses foram às ruas para protestar contra os planos do novo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu , que dizem ameaçar a democracia e as liberdades.

Os manifestantes se reuniram na cidade de Tel Aviv no sábado, dias depois que o governo mais direitista e religiosamente conservador dos 74 anos de história do país foi empossado. o poder do judiciário.

Os manifestantes brandiam cartazes com slogans como “Democracia em perigo” e “Juntos contra o fascismo e o apartheid”.

Outra faixa dizia: “Habitação, meios de subsistência, esperança”. Alguns manifestantes carregavam bandeiras de arco-íris.

O protesto foi liderado por membros de esquerda e palestinos do parlamento israelense, o Knesset.

Eles criticaram o ministro da Justiça, Yariv Levin, que na quarta-feira revelou a reforma prometida pelo governo do sistema judicial que visa enfraquecer a Suprema Corte do país .

Os críticos acusaram o governo de declarar guerra ao sistema legal, dizendo que o plano derrubará o sistema de freios e contrapesos de Israel e minará suas instituições democráticas ao dar poder absoluto à nova coalizão de governo.

“Realmente temos medo de que nosso país perca a democracia e estejamos indo para uma ditadura apenas por razões de uma pessoa que quer se livrar de seu julgamento”, disse Danny Simon, 77, um manifestante de Yavne, sul do país. de Tel Aviv.

Ele estava se referindo a Netanyahu, que foi indiciado por acusações de corrupção em 2021, alegações que o primeiro-ministro negou.

Netanyahu, 73, já serviu como primeiro-ministro por mais tempo do que qualquer outro na história de Israel, liderando o país de 1996 a 1999 e de 2009 a 2021. Seu novo governo inclui um político que no final do ano passado admitiu evasão fiscal, bem como vários personalidades certas , como aquele que certa vez manteve um retrato em sua casa de um homem que massacrou dezenas de fiéis palestinos.

Os manifestantes no sábado também pediram paz e coexistência entre judeus e palestinos residentes no país.

“Podemos ver agora muitas leis sendo defendidas contra LGBTQ, contra palestinos, contra minorias maiores em Israel”, disse Rula Daood, do Standing Together, um movimento popular de palestinos e judeus.

“Estamos aqui para dizer alto e claro que todos nós, árabes e judeus e diferentes comunidades dentro de Israel, exigimos paz, igualdade e justiça.”

Al Jazeera com agências

Imagem: protestos contra o governo de direita liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, na Praça Habima em Tel Aviv, Israel, 7 de janeiro de 2023 [Amir Cohen/ Reuters]

Sem comentários:

Mais lidas da semana