sexta-feira, 17 de março de 2023

BISPOS CÚMPLICES DA PEDOFILIA, CORRIDA A BELÉM DITA POR "UM SABÃO" ...

Os bispos que “sabem muita coisa” sobre abusos, Marques Mendes avalia candidatura a Belém e o fantasma da crise: o Expresso nas bancas

Paula Santos, diretora-adjunta | Expresso

Bom dia!

Começo pelas palavras que marcam esta edição do Expresso já nas bancas: “os senhores bispos sabem que nós sabemos que eles sabem muita coisa”.

A citação, a fazer lembrar outra frase de Maria José Nogueira Pinto que ficou célebre na política portuguesa, é de Daniel Sampaio, psiquiatra e membro da Comissão Independente que estudou os abusos sexuais na Igreja Católica.

Em entrevista ao Expresso, Daniel Sampaio admite que não encontrou empatia na reação da Conferência Episcospal perante os dados do relatório e diz que existe uma cisão na Igreja entre quem rejeita a mudança e quem procura a renovação.

É uma reflexão para ler nas páginas do seu jornal, com versão mais completa no Podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”.

Sobre o andamento do processo que envolve os testemunhos recolhidos pela comissão, fique ainda a saber que apenas 13 padres, entre cerca de uma centena de denuncias, já foram investigados pela hierarquia da Igreja.

O tema está em destaque na primeira página do seu jornal onde não faltam outras manchetes.

Marques Mendes abre a porta a uma candidatura à presidência da República. O momento político é prematuro para uma decisão que o comentador da SIC e ex-presidente do PSD não quer antecipar, mas Mendes admite que essa avaliação vai estar em cima da mesa no final do ano que vem. Ana Gomes também não afasta a possibilidade. Ideias trocadas por ocasião dos 50 anos do Expresso no podcast “Liberdade para Pensar”.

Há cada vez menos militares na MarinhaO número de efetivos tem vindo a diminuir. O problema não é novo mas ganhou visibilidade numa semana marcada pela polémica e pelas acusações de indisciplina de 13 militares. O Chefe do Estado-Maior da Armada só teve conhecimento do motim quando a punição já era inevitável.

E há cada vez mais portugueses a recorrer a lares ilegais sem condições para os seus familiares, por causa da subida dos preços. Nos últimos 3 anos, os valores das mensalidades subiram quase 20% a nível nacional, o que se tornou incomportável para muitas famílias. É o retrato de um país envelhecido sem politica para a velhice.

A crise chegou ao comércio. Há 18 lojas a fecharem por dia em Portugal e entre novembro e janeiro os encerramentos praticamente triplicaram em comparação com o ano passado.

25 blocos de partos vão ser alvo de obras. A renovação vai custar 20 milhões de euros e arranca ainda este ano.

Cimenteira na ArrábidaSecil quer alterar a lei para ampliar a pedreira. O atual regulamento do parque natural proíbe a expansão.

Relações diplomáticas reatadas entre o Irão e a Arábia Saudita. As negociações entre Teerão e Riade já se arrastam há dois anos e surpreenderam grande parte do mundo que interpreta a aproximação como uma derrota para os Estados Unidos e Israel. A China esteve na origem da mediação do novo acordo, o que confirma as ambições políticas do presidente Xi Jiping.

O BCE decidiu mesmo subir as taxas de juro. A decisão já estava tomada e, apesar do sobressalto na banca e da quarta-feira negra nas bolsas, não sofreu alterações. E é por aqui que fazemos a passagem para os grandes temas do Caderno de Economia.

Incontornável. O fantasma da crise financeira voltou a ameaçar a banca mundial e é o tema em destaque esta semana.

Falamos da falência dos bancos do outro lado do Atlântico e do sobressalto no Credit Suisse. Será este um novo momento Lehman Brothers? E o que pensam os banqueiros portugueses? (um exclusivo a não perder). Temos ainda opiniões especializadas (incluindo de um laureado com o Nobel da Economia) para que nada lhe escape sobre a turbulência em torno da banca.

Greves atingem os valores mais altos desde os anos da troika. Os dados já o deixavam antever e agora confirmam-se. É preciso recuar a 2013 para somar mais contestações do que em 2022 e este ano promete ainda superar a fasquia do ano passado.

Preços dos alimentos sobem mais no produtor do que no consumidor. Os dados do INE permitem chegar a esta conclusão, apesar das subidas pesarem cada vez mais na bolsa dos portugueses. Afinal, porque se multiplicam os preços de alguns produtos como a cebola? Temos aqui a resposta.

Custo da nova dívida pública já duplicou este ano. O valor já atinge 3,7%.

Medidas para a habitaçãonova contribuição extraordinária para o Alojamento Local gera pânico no sector. Consultores e juristas queixam-se de falta de informação.

Um décimo do carvão consumido pela EDP em 2022 veio da Rússia. Em ano de sanções e de proibição de importação de carvão russo, destaca-se este balanço inédito para o qual a empresa diz ter explicação.

Tome nota de duas entrevistas: o ex-Governador do Banco de Inglaterra considera que metade da inflação resulta de “erros dos bancos centrais”. E o presidente do CaixaBank revela que a instituição quer crescer em Portugal “de forma orgânica”.

Fotos inéditas do 25 de abril. Já terá dado por elas em destaque na primeira página do caderno principal. Remetem para este trabalho da Revista que procura mostrar um outro lado do 25 de abril.

O autor é um ex-polícia que recebeu ordens do comandante da PSP de Lisboa para registar vários momentos que antecederam a revolução de 74 e o próprio dia 25 de abril. Contamos-lhe a história de Zacarias Duarte Ferreira, a que não falta uma ponta de mistério.

Saúde psicadélica. Sabia que há substâncias proibidas a serem utilizadas para tratar depressões ou ansiedade? E os primeiros passos – cautelosos – já estão a ser dados em Portugal.

Será a Santa Sé capaz de mediar a paz entre a Ucrânia e a Rússia? O historiador Lourenço Pereira Coutinho desenvolve o tema.

Dave Gahan ao Expresso. O vocalista dos Depeche Mode fala da invulgar carreira de uma banda que conseguiu manter um ritmo de trabalho regular ao longo de mais de quatro décadas. O início de uma nova digressão mundial foi o mote para uma conversa que não deixou de fora a morte do teclista e fundador da banda, Andy Fletcher.

OUTRAS NOTÍCIAS

Sporting elimina Arsenal. A equipa de Alvalade contrariou o favoritismo dos ingleses e apurou-se para os quartos de final da Liga Europa. Um acontecimento histórico que muito deve a dois homens: Pote e Adán.

Função Pública em greve de 24 horas. O impacto promete fazer-se sentir em vários sectores da sociedade.

Sismo sentido no Algarve. 3,7 graus na escala de Richter, afetou os concelhos de Loulé e Albufeira. Não há danos a registar.

Protestos sem tréguas em França contra o aumento da idade de reforma. O Governo aprovou a reforma anunciada e os incidentes, na última noite, marcaram algumas das maiores cidades francesas.

PODCASTS A NÃO PERDER

Marisa Mena, ou Mimicat, é a convidada desta semana do Posto Emissor. A vencedora do Festival da Canção recordou o seu longo trajeto da música. Os Óscares, os concertos sem telemóvel de Bob Dylan, o novo álbum de revisitações dos U2 e a visita dos Pixies foram outros temas de conversa.

Serviço doméstico. Sabia que a não declaração do trabalho pode levar à cadeia? Fique a conhecer todas as obrigações a que está sujeito e as penalizações em que pode incorrer, no episódio desta semana de Justiça sem Códigos.

Robert Forster e a ironia do tempo, Glockenwise e a força das palavras. Esta semana no PBX, Pedro Mexia e Inês Meneses destacam o novo disco do cantor, ex-Go-Betweens, e o trabalho da banda portuguesa.

O Expresso celebra 50 anos e estamos a inaugurar exposições um pouco por todo o país. S estiver em Castelo Branco, não perca!

Imperdível ainda, na sua edição em papel, a última das Revistas especiais para colecionar. As 50 personalidades que marcaram e vão marcar o país, numa capa com assinatura de Whils.

Tenha boas leituras, um belo dia e um ótimo fim de semana, sempre bem informado!

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana