J.T. Matebian, em Timor-Leste
O Embaixador do Brasil em Timor-Leste realizou uma visita de cortesia à Sede Nacional do Partido Socialista de Timor (PST), sediada em Díli.
Maurício Medeiros de Assis, Embaixador do Brasil em Timor-Leste, reuniu-se na manhã do dia 15 de Junho com a Direcção do PST para abordar assuntos relacionados com a cooperação entre o Brasil e Timor-Leste.
Desde Março de 2021 em Timor-Leste, Medeiros de Assis quis ouvir as propostas políticas do PST e falar sobre os propósitos da cooperação entre o Brasil e Timor-Leste, em diversos sectores, nomeadamente na área da educação, formação profissional e agricultura.
Segundo o diplomata brasileiro o seu país irá concretizar a partir de 2024 diversos projectos de cooperação, nas áreas referidas, uma ideia que ganhou força com a tomada de posse de Lula da Silva, Presidente do Brasil.
No domínio da educação e da formação profissional referiu-se à língua portuguesa, ao importante Centro de Formação de Becora, existente há mais de 14 anos, com a aposta em novos cursos, e à participação do Brasil na “criação de raíz de uma escola superior de educação”, uma iniciativa que vai ao encontro das propostas políticas do Partido Socialista de Timor (PST) que defende a construção urgente de uma Escola Superior de Educação para a formação inicial de professores e de especialistas em áreas educacionais.
Na área da agricultura o embaixador mencionou igualmente a vontade do Brasil em cooperar na formação de cooperativas de crédito considerando que é também uma prioridade na cooperação com Timor-Leste.
O Embaixador Medeiros de Assis foi recebido pela Direcção do PST, onde estiveram presentes Avelino Coelho (Presidente do PST) e Azancot de Menezes (Secretário-Geral do PST), entre outros dirigentes do Partido.
Sem comentários:
Enviar um comentário