domingo, 1 de outubro de 2023

Saúde à beira da tumba em Portugal: SNS em risco de "catástrofe sem precedentes"

Ordem dos Médicos pede reunião urgente a ministro Pizarro

Carlos Cortes lamenta "a passividade" do Governo para resolver os problemas do Serviço Nacional de Saúde.

A Ordem dos Médicos pediu, este domingo, uma reunião urgente ao ministro da Saúde, na sequência do agravamento da situação nos serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), alertando que, na próxima semana, muitos utentes não vão ter acesso aos cuidados de saúde.

Em declarações à TSF, o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, avisa que, se nada for feito, o SNS pode estar à beira de uma catástrofe.

"É uma situação de uma enorme gravidade e, de forma responsável, a Ordem dos Médicos está a intervir para chamar à razão, para apelar a sensibilidade do Governo para esta situação", afirma.

Carlos Cortes recorda que "os médicos têm lançado um sinal de alerta para o Governo". "Perante a sua total passividade em apresentar soluções, a Ordem dos Médicos entendeu que era necessária uma reunião urgente com o Ministro da Saúde para, em primeiro lugar, fazer uma análise da situação, apresentar concretamente quais são estas dificuldades e exigir que haja soluções rápidas, porque estamos a falar da saúde das pessoas", adianta.

"Estamos a entrar num período muito sensível do ano, que é o período de inverno, onde aumenta a afluência à urgência e, se o serviço de urgência não estiver capaz de dar resposta, nós podemos assistir aqui a uma catástrofe sem precedentes no SNS", alerta.

O bastonário sublinha que as medidas têm de envolver também o Ministério das Finanças, a quem acusa de estar a criar muitas dificuldades.

"Há doentes que podem ficar em risco se o Governo nada fizer. Do ponto de vista do que diz respeito à Ordem dos Médicos, tudo faremos para que isso não aconteça, agora a segurança dos doentes, a segurança das pessoas está neste momento nas mãos do Ministério da Saúde e do Governo, nomeadamente, o Ministério das Finanças que tem colocado aqui imensas dificuldades em resolver muitos dos problemas que têm sido apresentados pelos médicos", acrescenta.

Carolina Quaresma com Cristina Lai Men | TSF

Imagem: Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos - © Pedro Correia/Global Imagens

Relacionados em TSF:

Hospital de Santarém com "constrangimentos" na Urgência Geral de cirurgia e medicina

Urgência pediátrica de Chaves fecha na primeira semana de outubro

Sem comentários:

Mais lidas da semana