sábado, 1 de abril de 2023

Portugal | NÃO QUEREMOS UMA HOMENAGEM ENCAPOTADA A SALAZAR

Salazar e a saudação nazi como Hitler, Mussolini, e os seus esbirros nazi-fascistas

A autarquia de Santa Comba Dão vai avançar com um museu sobre o Estado Novo na terra onde o ditador nasceu. Argumenta que é “absolutamente necessário” para realçar as “virtudes da democracia”, mas a democracia não precisa de uma homenagem encapotada ao líder de uma ditadura fascista que perseguiu, torturou e matou.

Luís Monteiro | Setenta e Quatro

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão decidiu avançar com o Centro Interpretativo e Museu do Estado Novo, instalado na antiga Escola-Cantina Salazar, no Vimieiro, de onde é natural o ditador António de Oliveira Salazar. A ideia não é nova. Por várias vezes foi tornada pública a intenção do município em criar um equipamento que, nas palavras do atual presidente da autarquia, Leonel Gouveia, é “absolutamente necessário” para “interpretar factos” e compreender “virtudes da democracia”. O autarca quer que o museu seja inaugurado no “final de maio”.

No auge do quadro das comemorações do 25 de Abril, os debates em torno das políticas da memória provam, mais uma vez, que são uma arena de um combate político sobre projetos coletivos de futuro.

ARQUEOLOGIA DE UMA INSISTÊNCIA

Não é necessário recuar muitos anos. Foi em 2019, nas comemorações dos quarenta e cinco anos da Revolução dos Cravos, que surgiu a primeira notícia sobre o projeto. O debate público estava montado e os argumentos dos sectores mais à direita acompanharam a ideia da autarquia: não precisamos de falar das histórias das resistências para melhor compreender o Estado Novo. Ele explica-se a si mesmo, se tivermos a capacidade de apresentar tão somente os factos (já iremos ao problema dos “factos”). 

O projeto inicial não deixava margem para dúvidas. Estava enquadrado numa Rota das Figuras Históricas, promovido pela Associação de Desenvolvimento Local ADICES. A ideia sempre teve como base a homenagem ao ditador, o discurso público é que foi se moldando à medida que a pressão do debate político a isso obrigou. O próprio universo académico, em concreto o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, acabou por desistir da parceria com o município, depois de as críticas se avolumarem. Chegados a 2019, é o município de Santa Comba Dão quem procura financiamento para a ideia que, apesar de isolado, parece não se demover de homenagear a figura de Salazar.

Reafirmar a democracia não passa por um revivalismo pretensiosamente inocente que recupera antigas salas de aula do fascismo ou cantinas sociais onde a pobreza se fazia sentir. 

O município e os sectores mais à direita tentaram justificar o projeto com os argumentos mais estapafúrdios, mas existiu sempre uma pergunta à qual nunca se obteve resposta. Porquê ali? Porquê na terra natal do Ditador? Qual a importância histórica particular de Santa Comba Dão para o período do Fascismo em Portugal? O silêncio em torno da pergunta não esconde a verdadeira intenção: uma homenagem a quem ali nasceu.

A Assembleia da República condenou em boa hora a ideia, apesar das abstenções do PSD e do CDS na iniciativa apresentada na altura pelo PCP. As reações a esse chumbo político nas intenções do município fizeram ressurgir os argumentos do costume: o projeto é “absolutamente necessário” para “interpretar factos” e compreender “virtudes da democracia”, explicava de novo o presidente da autarquia, eleito pelo Partido Socialista. Subentende-se, destas palavras, que, por exemplo, o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, ou ainda o projeto já conhecido para a instalação de um Museu Nacional sobre o tema na fortaleza de Peniche, não cumprem esses requisitos. O pensamento hegemónico está sempre a ensinar-nos: isenção é quando reproduzimos o senso comum, tudo o que seja dar voz às margens e aos subterrâneos é panfleto e comício político.

BELEZAS DE PORTUGAL: GUITARRAS PARA AMÁLIA


Local: Paços do Concelho 

Intervenientes: Luís Guerreiro, Pedro Castro, Gaspar Varela & Bernardo Couto (guitarra portuguesa), André Ramos (viola) Francisco Gaspar (baixo)

- em YouTube

George W. Bush fez o mesmo que Putin está fazendo - então por que ele está negando?

A resposta: hipocrisia, mesmo na forma como a narrativa do Ocidente descreve a invasão do Iraque e a guerra na Ucrânia.

Ahmed Twaij* | Al Jazeera | opinião

Foi vergonhosamente apelidada de “Operação Iraqi Freedom” pelas forças militares invasoras dos Estados Unidos, mas para milhões de iraquianos em todo o mundo, foi tudo menos isso.

A semana passada marcou o 20º aniversário do início do que o então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, descreveu mais apropriadamente como uma guerra “ ilegal ” contra o Iraque pelos EUA e seus aliados.

O que aprendemos com a guerra é a repugnante hipocrisia dos rótulos em conflitos quando vistos pelas lentes ocidentais. Esta guerra tem, como iraquiano, atormentado meus pensamentos diariamente desde março de 2003. Ela deixou centenas de milhares de iraquianos mortos, com milhões de outros deslocados e suas vidas arruinadas.

Imagens do céu noturno de Bagdá iluminado por chamas, enquanto as bombas eram lançadas indiscriminadamente com mais regularidade do que um relógio na Cidade da Paz, estão para sempre gravadas em nossas memórias. Durante semanas, as noites viraram dia, enquanto os iraquianos rezavam para chegar vivos à manhã.

Os anos que se seguiram também dificilmente poderiam ser esquecidos. De uma ocupação opressiva a um governo sectário, a guerra do Iraque continua arruinando a vida de milhões. Minha própria família agora está espalhada pelo mundo, do Canadá à Austrália, como resultado da invasão brutal.

Infelizmente, nos últimos 20 anos, falhamos em ver qualquer responsabilidade pela infinidade de mentiras e falsos argumentos do ex-presidente dos EUA, George W. Bush, e dos governos do ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que levaram a um conflito que definiu uma era.

As relações China-Europa poderiam florescer sem uma mentalidade preto-e-branco

Global Times | editorial

Desde as visitas do chanceler alemão Olaf Scholz em novembro do ano passado e do presidente do Conselho Europeu Charles Michel à China em dezembro do ano passado, as relações China-Europa têm mostrado sinais de recuperação, com uma onda de intensas interações recentes. Pedro Sanchez, primeiro-ministro da Espanha, iniciou sua visita à China na quarta-feira. O presidente francês, Emmanuel Macron, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmaram que visitarão a China na próxima semana. De acordo com relatos da mídia alemã, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, também pretende visitar a China em meados de abril. Essa onda diplomática ajudará a impulsionar as relações China-Europa a se recuperar e até mesmo inaugurar uma era de laços florescentes?

Neste contexto, o discurso do Presidente da Comissão Europeia von der Leyen sobre as perspectivas das relações China-Europa, proferido num debate organizado por dois grandes think tanks, o European Policy Centre e o Mercator Institute for China Studies, atraiu a atenção de todos setores. Este discurso não é visto apenas como sua primeira declaração abrangente sobre as relações China-Europa como chefe da Comissão Europeia, mas também como um marco para sua próxima visita à China.

Von der Leyen iniciou seu discurso com a frase "Nossa relação com a China é uma das mais intrincadas e importantes em todo o mundo" e terminou com "A China é uma mistura fascinante e complexa de história, progresso e desafios", dando sinais de que eram novos e antigos, claros e contraditórios. Ela reiterou que os movimentos da China na crise Rússia-Ucrânia "serão um fator determinante para as relações UE-China daqui para frente", ecoando o tom de Washington de que a China busca "mudar a ordem internacional com a China em seu centro". Mas ela também destacou que as relações China-Europa não são preto no branco e que sua história com a China não precisa ser defensiva. Ela deixou claro que a separação da China não é viável nem do interesse da Europa,

A julgar por este discurso, podemos ver a sombra de vários debates sobre a política da Europa para a China no período passado, incluindo "visões ingênuas sobre a China", "redução da dependência da China", "responsabilidade especial da China no conflito Rússia-Ucrânia" e "enfatizando as diferenças de ideologia entre a China e a Europa", o que reflete o fato de que a política da Europa para a China ainda está no meio de um debate. Na relação China-Europa, é melhor reconhecer um consenso que não pode ser ignorado e que se refletiu no discurso de von der Leyen: a Europa "não pode perder a China" e deve continuar a manter contato com a China.

Confronto do bloco liderado pelos EUA não interromperão os laços China-ASEAN

O confronto do bloco liderado pelos EUA e as táticas da Guerra Fria não interromperão os laços China-ASEAN a longo prazo: especialistas

Ckobal Times | # Traduzido em português do Brasil

O Grande Salão do Povo em Pequim teve uma sexta-feira movimentada, quando o principal líder chinês se reuniu com líderes da Espanha, Malásia e Cingapura para impulsionar ainda mais as relações bilaterais e trocar pontos de vista sobre tópicos de interesse comum, com especialistas apontando que as interações entre os principais líderes após a Conferência Anual do Fórum Boao para a Ásia (BFA) injetará um impulso positivo na região e no mundo em meio a uma crescente crise geopolítica.

Na sexta-feira, o presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, o primeiro-ministro da Malásia, Datuk Seri Anwar Ibrahim, e o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, em Pequim.

Aprofundamento da cooperação

Durante as reuniões, especialmente com dois convidados estrangeiros da ASEAN, os líderes também enfatizaram a defesa do multilateralismo e o aprofundamento da cooperação para impulsionar o desenvolvimento regional e global, prometendo apoiar a posição central da ASEAN e rejeitar a mentalidade da Guerra Fria e o confronto em bloco. Este forte ímpeto mostra que a cooperação entre a China e a ASEAN não será afetada pelos movimentos de dissociação liderados pelos EUA, já que tal cooperação está enraizada nos interesses fundamentais dos dois lados, disseram especialistas.

Durante a visita de Anwar, a China e a Malásia chegaram a um consenso para construir conjuntamente uma comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado, o que certamente abrirá um novo capítulo na história das relações bilaterais, disse Xi.

Por que a autonomia estratégica da UE além dos EUA é atualmente impossível

Uma adesão politicamente estável da França e da Alemanha são os dois pré-requisitos fundamentais para o sucesso da autonomia estratégica. E até o momento em que escrevo, não há nenhum dos dois.

James W. Carden* | News Click | Globetrotter | # Traduzido em português do Brasil

Entre os destroços que os tumultos que convulsionaram Paris podem deixar em seu rastro estão a reforma previdenciária do presidente Emmanuel Macron; a capacidade de Macron de governar efetivamente pelos próximos quatro anos; e, possivelmente, a própria Quinta República. Como  o New York Times relatou  em março, os manifestantes foram ouvidos gritando: “Paris levante-se… Decapitamos Luís XVI. Faremos de novo, Macron.” 

Mas outra vítima, menos notada, da tentativa arbitrária de Macron de impor uma “reforma” neoliberal contra a qual uma grande pluralidade de cidadãos franceses pode muito bem ser a ideia de autonomia estratégica europeia em questões relacionadas à defesa e à política externa.

Hall Gardner, um professor de relações internacionais na Universidade Americana de Paris, me disse em sua opinião: “Macron se via como o mediador entre a Rússia e o Ocidente, mas a invasão da Ucrânia por Putin e a aparente recusa em transigir prejudicaram a credibilidade internacional de Macron, enquanto a de Macron A aparente incapacidade de prever a extensão do protesto social francês contra suas reformas propostas no sistema de aposentadoria francês revela que ele é um líder fraco, que não está em contato com seus cidadãos, de modo que Putin tentará jogar com a extrema direita e a extrema esquerda , e cada vez mais o Centro, contra ele, de modo a reduzir o apoio diplomático e militar francês à Ucrânia.”

“Ao mesmo tempo”, diz Gardner, “a crise doméstica na França é tão profunda que enfraquecerá os esforços de Macron para desempenhar um papel construtivo na construção de uma política externa europeia em relação à Rússia, aos EUA e a outros estados. .”

Macron vem promovendo o conceito de autonomia estratégica há anos e, durante sua primeira campanha para presidente em 2017, prometeu  acabar com a forma de neoconservadorismo que foi importada para a França nos últimos 10 anos”.

A simples razão pela qual os EUA querem 'domínio de espectro total' da Terra


Scoop - New Zealand News | Globetrotter | # Traduzido em português do Brasil

Imagine o alvoroço se a China ou a Rússia – ou qualquer outro país – dissessem que pretendiam exercer controle militar sobre terra, mar, ar e espaço para proteger seus interesses e investimentos.

Surpreendentemente tem sido esta a política declarada dos Estados Unidos desde 1997. O domínio de espectro total, como é conhecida a doutrina, é a razão pela qual os Estados Unidos se comportam da maneira que o fazem no cenário internacional.

Os Estados Unidos exigem que o mundo se curve à sua liderança. O fracasso em fazê-lo é enfrentado com toda a força do complexo militar-industrial internacional controlado pelos americanos.

A imposição incluiu tudo, desde o financiamento de forças de oposição em nações soberanas, a remoção ou mesmo o assassinato de líderes políticos que se recusam a seguir a linha, sanções econômicas e intervenção militar.

Claro, há escolhas a serem feitas pelos Estados Unidos sobre qual abordagem – ou combinação de abordagens – pode ser adotada. Há também decisões a serem tomadas sobre o grau de ação dentro de cada abordagem.

Mas, fundamentalmente, o ponto é que Washington acredita que tem o direito de infligir ao resto do mundo sua interpretação de democracia – o que parece equivaler essencialmente a concordar com qualquer curso de ação que os Estados Unidos queiram tomar.

Então, para que serve realmente a dominância de espectro total?

A AUSTRÁLIA NÃO É UMA NAÇÃO, É UMA BASE MILITAR DOS EUA COM CANGURUS

Um dos muitos, muitos sinais de que a Austrália nada mais é do que um ativo militar e de inteligência dos EUA é a maneira como seu governo se recusou consistentemente a intervir para proteger o cidadão australiano Julian Assange da perseguição política nas mãos do império dos EUA.

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com | em Substack | # Traduzido em português do Brasil

Em um novo artigo intitulado " Penny Wong se move para diminuir a expectativa de avanço no caso Julian Assange ", o The Guardian cita o ministro das Relações Exteriores da Austrália dizendo: "Estamos fazendo o que podemos, entre governo e governo, mas há limites para o que essa diplomacia pode conseguir." Wong disse isso quando perguntado se o primeiro-ministro Anthony Albanese discutiu o caso de liberdade de imprensa mais famoso do mundo com o presidente dos EUA e o primeiro-ministro britânico quando se reuniu com eles há duas semanas.

Wong se recusou a dizer se o líder de seu governo havia levantado a questão com seus supostos colegas dos EUA e do Reino Unido, repetindo a mesma linha que ela vem balbuciando desde que o Partido Trabalhista assumiu: que o caso Assange “se arrastou o suficiente e deve ser encerrado .” O que, se você ouvir com atenção, não é realmente uma declaração a favor da libertação do fundador do WikiLeaks ou do bloqueio da extradição – é apenas dizer que o caso deve ser concluído às pressas, de uma forma ou de outra.

Essas declarações vieram em resposta a perguntas do senador verde David Shoebridge, que criticou a abordagem de "diplomacia silenciosa" do governo trabalhista  ao caso Assange.

“A ideia de que a diplomacia silenciosa deve ser tão silenciosa que o governo não pode dizer ao público ou ao parlamento se o primeiro-ministro falou com o presidente é bizarra”, disse Shoebridge.

Wong disse a Shoebridge que a Austrália é impotente para intervir para proteger o aclamado jornalista australiano, dizendo: "Não podemos, como governo australiano, intervir nos processos legais ou judiciais de outro país." 

A PERTURBADORA PROLETARIZAÇÃO DAS MENTES

Livro lança alerta incômodo: digitalização atual é ameaça à experiência comum da espécie humana. Capturada, reduzida a fragmentos e mercantilizada, ela torna-se um farrapo. Produz lucros, mas é incapaz de gerar qualquer esperança coletiva

Leonid Bilmes* em Truthdig | Outras Palavras | Tradução: Felipe Calabrez | Imagem: Le Valet (arte de rua) | # Publicado em português do Brasil

Por que a esperança política está desaparecendo em tantos jovens hoje? Essa é a pergunta que Bernard Stiegler lança em seu novo livro, “A Era da Ruptura: Tecnologia e Loucura no Capitalismo Computacional”. Já no início, ele cita as palavras de um adolescente cuja perspectiva niilista, ele afirma, é representativa do zeitgeist da juventude contemporânea:

Quando falo com jovens da minha geração […] todos dizem a mesma coisa: não temos mais o sonho de constituir família, de ter filhos, ou de um ofício, ou de ideais. […] Tudo isso acabou, porque temos certeza de que seremos a última geração, ou uma das últimas, antes do fim.

Essas palavras desesperadas servem de leitmotiv para a desconstrução fervorosa de Stiegler do mal-estar econômico, político e espiritual. Ele refere-se assustadoramente à presente “ausência de época” — isto é, a atual falta de qualquer ethos político significativo. Essa “ausência de época”, durante um período de mudanças ecológicas críticas, é o motivo pelo qual muitos ficaram desapontados, tornando-se rapidamente (na prosa pesadamente acentuada de Stiegler) “loucos de tristeza, loucos de pesar, loucos de raiva”.

A voz de Stiegler é, por turnos, imperiosa, agressiva, confessional e compassiva. Sua análise filosófica – quando o vento retórico em suas velas afrouxa um pouco – é intrincada e brilhante. Embora a apreensão exija algum conhecimento da rede conceitual rizomática que sustenta seu argumento, seus garras geralmente são reconhecidos precisamente por sua italização do texto.

Portugal | PROLETARIZAÇÃO COR-DE-ROSA

Carvalho da Silva* | Jornal de Notícias | opinião

O processo de precarização do trabalho que temos vivido vai-se acentuando perigosamente. Gerações de jovens vêm sendo arrastados para a condição de trabalhadores precários e de seres humanos despidos de muitos direitos.

Para justificar este processo invoca-se que o emprego agora é volátil; produzem-se cenários catastrofistas sobre o efeito da utilização do conhecimento científico e tecnológico, colocando o enfoque na destruição de emprego e de profissões e, quase nunca, no seu potencial criativo; o aumento da esperança de vida é apresentado como um fardo que bloqueia os horizontes aos jovens; prega-se a pretensa supremacia do individualismo sobre o valor do coletivo e do bem comum.

A inculcação destas trapaças é acompanhada da propaganda de cenários cor-de-rosa, que escondem a crescente proletarização, mesmo de jovens trabalhadores de atividades e profissões qualificadas e muito qualificadas. Diz-se repetidamente que a juventude de hoje é "a geração mais preparada de sempre", que são mais "empreendedores" que nunca, que o mercado está atento ao seu "talento", que o que é bom é sair da "zona de conforto", esquecer laços familiares e relações sociais. É-lhes impingida a ideia de que trabalhar com direitos e deveres devidamente estabelecidos é uma velharia, pois bastar-lhes-á serem "bons colaboradores", a quem pretensamente será dada toda a autonomia e "liberdade".

O que lhes é dado como contrapartida? O caminhar da vida prova, dolorosamente, que as fases iniciais de grandes sacrifícios, apresentadas como mera passagem para futuros risonhos, se eternizam. Os sonhos de conquista de alguma segurança, de poderem ser criativos e livres das "grilhetas de contratos de trabalho", de terem rendimentos para uma vida autónoma, de conseguir acesso a habitação ou a formar família vão-se esfumando.

Quando, umas décadas atrás, se iniciou o arrastamento para o atual processo de precarização, ainda não eram necessários aqueles floreados linguísticos. A precariedade começou por ser imposta aos jovens de atividades e profissões de baixa qualificação. Era justificada por as pessoas não terem estudado nem se terem qualificado, e por terem o "azar" de se ocuparem em atividades domésticas, em serviços de abastecimento, de limpeza e segurança, em trabalhos na construção civil, na agricultura ou até grande parte dos trabalhos nas linhas de produção da indústria. Estes setores vêm sendo apresentados, falsamente, como atividades sem valor.

O processo foi-se alargando e, num ápice, profissões qualificadas e muito qualificadas, que no início se imaginavam a salvo deste mecanismo de exploração, foram sendo proletarizadas e colocadas em condições de serem precarizadas. Professores, médicos, enfermeiros, investigadores, artistas de vários ramos, jornalistas, advogados ou arquitetos, todos viram as suas profissões e os seus salários desvalorizados e até os seus códigos deontológicos mandados para o lixo. Rapidamente se instalaram empresas tipo "praças de jorna" que colocam jovens com estas profissões a trabalhar ao mês, à semana, ao dia, à tarefa, a troco de baixas remunerações e com vínculos precários.

Muitos têm de trabalhar em vários "empregos" no mesmo dia para formarem um rendimento minimamente digno. Em nome de falsas modernidades, a morfologia da organização laboral assenta cada vez mais em proletarização alargada. E evaporam-se classes médias

*Investigador e professor universitário 

Portugal | Cada vez mais famílias entregam a casa ao banco

A subida das taxas de juro e do custo de vida são o motivo para os jovens entregarem as casas aos bancos, adiantam os movimentos que este sábado vão protestar em seis cidades portuguesas.

O número de portugueses que devolvem a casa ao banco porque não conseguem pagar o crédito à habitação está a aumentar, denunciaram ao JN três movimentos que vão participar no protesto deste sábado que se realiza em várias cidades da Europa sob o mote "Casa para Viver".

Ver artigo completo no JN... só a troco de euros

Delfim Machado | Jornal de Notícias

Acesso exclusivo a assinantes do JN - AQUI, COM 

Portugal | Inflação desacelera, mas preços dos alimentos continuam a subir

Produtos alimentares aumentaram 19,3% em março, ligeiramente menos do que em fevereiro. Analistas acreditam numa queda gradual, mas dependente dos mercados internacionais.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta sexta-feira que a taxa de inflação - o Índice de Preços no Consumidor (IPC) - voltou a cair em março para 7,4%, menos 0,8 pontos percentuais em relação a fevereiro. Quer isto dizer que os preços também caíram? Não, apenas desaceleraram o seu crescimento, tendo também em atenção que este valor compara com a inflação registada em março do ano passado, quando já estava a decorrer a guerra na Ucrânia e os preços da energia e dos alimentos terem começado a subir de uma forma estratosférica.

Ver artigo completo no JN... só a troco de euros

António José Gouveia | Jornal de Notícias

Acesso exclusivo a assinantes do JN - AQUI, COM

Mais lidas da semana