As consequências da política de Washington de buscar a derrota estratégica da Rússia levaram Moscou a alterar radicalmente sua posição de controle de armas. Isso levanta questões importantes sobre o vencedor da próxima eleição presidencial dos EUA.
Scott Ritter* | Especial para Consortium News | # Traduzido em português do Brasil
Os Estados Unidos se encontram vagando em um deserto de indecisão quando se trata de política de controle de armas.
A situação em relação ao status do último tratado de controle de armas nucleares existente com a Rússia – o novo tratado START – é terrível. A implementação está atualmente congelada depois que a Rússia suspendeu sua participação em protesto contra um objetivo político declarado dos EUA de buscar a derrota estratégica da Rússia, algo que a Rússia considera incompatível com a abertura de sua dissuasão nuclear estratégica (que existe precisamente para impedir a derrota estratégica da Rússia) à inspeção por autoridades americanas .
Os EUA não estão conversando com a Rússia sobre o futuro do controle de armas quando o Novo START expirar em fevereiro de 2026.
Além disso, as consequências da política dos EUA de buscar a derrota estratégica da Rússia levaram Moscou a alterar radicalmente sua posição em relação a futuros tratados de controle de armas. Qualquer acordo futuro deve, do ponto de vista russo, incluir defesa antimísseis; os arsenais nucleares franceses e britânicos, bem como a dissuasão nuclear da OTAN fornecida pelos EUA.
A Rússia complicou ainda mais quaisquer negociações futuras ao implantar armas nucleares táticas em seu enclave báltico em Kaliningrado, além de estender seu guarda-chuva nuclear controlado pela Rússia à Bielo-Rússia, onde espelhou o guarda-chuva nuclear da OTAN.
A situação atual em relação ao controle de armas estratégicas entre os EUA e a Rússia pode ser comparada a um paciente em suporte de vida que ninguém está tentando reanimar.
A Rússia está finalizando uma grande modernização de suas forças nucleares estratégicas, construídas em torno do novo míssil balístico intercontinental pesado Sarmat (ICBM) e do veículo de reentrada hipersônico Avangard. Os Estados Unidos estão prestes a iniciar sua própria atualização multibilionária para a Tríade nuclear dos EUA, composta pelo bombardeiro furtivo B-21, o submarino de mísseis da classe Columbia e o novo Sentinel ICBM.
Se não existir nenhum veículo de tratado projetado para limitar de forma verificável a implantação dessas novas armas, uma vez que o Novo START expire, os EUA e a Rússia se encontrarão envolvidos em uma corrida armamentista nuclear irrestrita que aumenta drasticamente a probabilidade de conflito nuclear não intencional.
Quando visto sob esta luz, o futuro da segurança global depende da capacidade da Rússia e dos EUA retornarem à mesa de negociações e ressuscitarem o controle de armas de seu atual estado moribundo.
A chave para isso será a disposição de Washington de incorporar as preocupações russas à postura nuclear dos EUA. Para conseguir isso, o estabelecimento nuclear dos EUA terá que ser sacudido das suposições políticas calcificadas que guiaram a política de controle de armas dos EUA desde o fim da Guerra Fria.
A primeira e mais importante dessas suposições é a necessidade de promover e manter a primazia dos EUA na capacidade global de armas nucleares. Se tal suposição for descartada, estará vinculado à pessoa que ocupa a Casa Branca após a expiração de fevereiro de 2026 do Novo START.
Isso torna a eleição presidencial dos EUA em 2024 uma das mais críticas da história recente. Simplificando, o futuro da humanidade pode depender de quem o povo americano votar em novembro de 2024.