South Front | # Traduzido em português do Brasil
A ofensiva de Inverno do exército russo já trouxe uma grande vitória – o controlo de um dos maiores redutos ucranianos em Donbass, a cidade industrial de Avdiivka. Kiev admitiu a sua derrota.
A ordem de retirada da cidade não foi uma tentativa de salvar vidas de militares ucranianos, mas sim uma ficção burocrática. Na verdade, as unidades ucranianas têm abandonado as suas posições, fugindo em massa da cidade durante vários dias.
Tendo perdido o controle da situação, o comando ucraniano não conseguiu organizar uma retirada segura da cidade quase cercada. Esta foi provavelmente a primeira vez que ocorreu uma fuga tão caótica e de pânico de um reduto fortemente fortificado do exército ucraniano.
Na manhã de 19 de fevereiro, o Ministério da Defesa russo confirmou oficialmente a conclusão da operação de limpeza na Coqueria, onde estavam escondidos os combatentes do antigo Batalhão Nacional de Azov. Até hoje, não há mais militares ucranianos no território da empresa. Unidades de engenharia russas estão começando a desminar a cidade que está coberta com os cadáveres de militares ucranianos mortos.
A perda de Avdiivka colocou em risco a defesa ucraniana em toda a direcção de Donetsk, onde as Forças Armadas ucranianas carecem de posições suficientemente fortificadas em novas linhas de defesa. Os recursos militares ucranianos estão a soar o alarme. O novo comandante-em-chefe, temendo um colapso da frente, está supostamente transferindo reservas às pressas para a área, incluindo unidades que defendem a capital Kiev.
Contudo, isto não impede o avanço russo. As batalhas já chegaram a Lastochkino. A aldeia já se encontra na zona cinzenta e, de acordo com relatórios preliminares, os russos estão perto de assumir o controlo total sobre ela.
As unidades ucranianas continuam a recuar para o oeste, onde equipam às pressas uma nova linha de defesa em Orlovka.
Em meio à vitória em Avdiivka, as tropas russas continuam as operações ofensivas em todas as frentes, destruindo as reservas ucranianas com ataques de precisão nas áreas de retaguarda. Como resultado, o comando ucraniano é forçado a estender as suas forças ao longo das linhas da frente. Não pode concentrar um grande grupo de forças em algumas áreas sem saber a direcção de um novo ataque principal russo.
No segundo dia da ofensiva na frente de Zaporozhye, os militares russos já tinham lançado um ataque a Rabotino a partir da periferia sul e oeste, tendo previamente expandido a zona de controlo em torno da aldeia.
Na área de Artemovsk, a aviação e a artilharia russas atacam Chasov Yar, preparando-se para um ataque. Os combates já estão em andamento em Ivanovo, parcialmente cercada.
Na direção sul de Donetsk, as forças russas avançam em Novomikhailovka, enquanto nas frentes norte de Donbass, os russos se aproximam do importante reduto ucraniano em Terny.
Assim, qualquer manobra das reservas ucranianas pode levar a um avanço russo em qualquer direção.
Ler/Ver er South Front:
Militares ucranianos enfrentam nova ameaça na retaguarda
Como a Ucrânia está se tornando o maior mercado para distribuição de órgãos humanos
Queda de Avdeevka sinaliza queda nas esperanças dos patrocinadores da Ucrânia
Sem comentários:
Enviar um comentário