quarta-feira, 17 de abril de 2024

Reino Unido criticado por padrões duplos em crimes israelitas e resposta legal do Irão

# Traduzido em português do Brasil

Islam Times - O ministro das Relações Exteriores do Irã atacou o Reino Unido por apoiar Israel, que está massacrando pessoas em Gaza, dizendo que é surpreendente como o Reino Unido pode se permitir expressar preocupação sobre a resposta legítima do Irã ao ataque fatal israelense contra sua embaixada na Síria. Numa conversa telefónica na segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amirabdollahian, e o secretário dos Negócios Estrangeiros britânico, David Cameron, falaram sobre o estado mais recente dos desenvolvimentos na região.

Amirabdollahian referiu-se à defesa legítima do Irão com o objectivo de punir o regime israelita, dizendo que as crises na Ásia Ocidental decorrem do papel destrutivo do regime ocupante israelita.

Ele expressou ainda surpresa com a extensão do apoio que a Grã-Bretanha dá aos crimes do regime sionista e ao assassinato de crianças e pessoas inocentes em Gaza.

Amirabdollahian perguntou a Cameron: “O que é que o governo britânico ganha com este apoio irresponsável a Israel?”

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano acrescentou que é surpreendente que, embora vários milhares de toneladas de bombas tenham sido lançadas sobre o povo oprimido de Gaza nos últimos seis meses, a Grã-Bretanha esteja preocupada com a resposta do Irão ao brutal ataque israelita à missão diplomática iraniana em Damasco.

Sublinhou que a ação retaliatória do Irão está em conformidade com o princípio da defesa legítima nos termos do artigo 51.º da Carta das Nações Unidas.

O Irão não saúda uma escalada de tensões na região, mas se o regime israelita procura um acto de aventureirismo, então a próxima resposta do Irão será imediata, mais forte e mais ampla, disse Amirabdollahian, informou o site do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Cameron, por seu lado, expressou preocupação com o aumento das tensões na região após a resposta que o Irão deu aos actos de agressão do regime israelita.

Ele também falou sobre a situação em Gaza, dizendo que a Grã-Bretanha trabalhou 24 horas por dia durante o recente debate sobre uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, a fim de estabelecer um cessar-fogo em Gaza.

Cameron acrescentou que a Grã-Bretanha está a fazer um esforço para que os dois lados também troquem os seus prisioneiros.

Ele alegou que a ação militar iraniana contra Israel era preocupante e aumentava a tensão regional.

O diplomata britânico disse que Londres, ao mesmo tempo, pedirá a Tel Aviv que não faça qualquer movimento, pois não quer uma repetição do que aconteceu de uma forma muito mais ampla.

Ler/Ver em Islam Times:

Autoridades sionistas confusas após a operação anti-Israel do Irã

Oficial promete ao Irã uma resposta mais forte e mais rápida ao novo erro israelense

Todos os mísseis hipersônicos do Irã atingiram alvos em terras ocupadas

Sem comentários:

Mais lidas da semana