WASHINGTON (Sputnik) - Um ataque ucraniano à Crimeia usando munições do Sistema de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS) fornecidas pelos EUA constitui terrorismo e um ato de guerra dos Estados Unidos, disse o candidato independente à presidência dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., na quarta-feira.
No domingo, as forças ucranianas lançaram um ataque a Sebastopol – a maior cidade da Península da Crimeia – utilizando mísseis ATACMS com ogivas cluster fornecidas pelos EUA. Quatro dos mísseis foram abatidos e um foi desviado, fazendo com que detonasse sobre a cidade.
“A palavra que descreve isso é terrorismo. É um ato de guerra dos EUA contra civis russos”, enfatizou Kennedy em comunicado via plataforma de mídia social X.
Todas as missões de voo dos mísseis táticos americanos ATACMS são conduzidas por especialistas americanos com base em seus próprios dados de reconhecimento de satélite, de acordo com o Ministério da Defesa russo.
Somente o Congresso dos EUA está autorizado a declarar guerra, destacou o político. Os legisladores deveriam impedir os “falcões irresponsáveis e imprudentes” que dirigem o presidente dos EUA, Joe Biden, insistiu Kennedy.
Ler/Ver em Sputnik:
Rússia 'vai começar a retirar esses drones' - analista
Operação Especial da Rússia na Ucrânia - Em 24 de Fevereiro de 2022, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia, com o objectivo de libertar a região de Donbass, onde as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk viviam sob ataques regulares das forças de Kiev.
Sem comentários:
Enviar um comentário