quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Gastos com defesa no flanco da OTAN na Europa Oriental disparam para US$ 70 biliões

Oleg Burunov | Sputnik Globe | # Traduzido em português do Brasil

O presidente russo, Vladimir Putin, disse anteriormente que os países ocidentais enganaram Moscou ao expandir a OTAN na Europa Oriental, apesar de promessas anteriores de não fazê-lo.

Os gastos militares nos estados-membros da OTAN no Leste Europeu aumentaram para US$ 70 bilhões este ano, de acordo com a Bloomberg .

Polônia e Estônia estão entre os sete principais membros da OTAN, em termos de gastos com defesa como porcentagem do PIB, este ano. A Polônia está alocando 4,12% de seu PIB para defesa, enquanto a Estônia está dedicando 3,4%, ambos excedendo em muito a meta da OTAN de 2%.

O relatório surge em meio à crescente militarização na Europa Oriental, com a OTAN estabelecendo "grupos de batalha multinacionais" na Bulgária, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia e Eslováquia, em resposta a uma percebida "ameaça russa". Os estados-membros também aumentaram o envio de navios, aviões e tropas para o flanco oriental da OTAN.

A Rússia alertou repetidamente a OTAN contra a expansão para o leste, com Moscou argumentando que isso poderia aumentar ainda mais as tensões na Europa.

O presidente russo Vladimir Putin acusou anteriormente a OTAN de fazer promessas vazias em relação ao seu compromisso de 1991 de não se expandir para o leste . Ele enfatizou que houve "cinco ondas" de expansão desde que a administração dos EUA garantiu à Rússia em 1991 que a OTAN não se expandiria para o leste.

Ler/Ver em Sputnik Globe:

Recusa em comprar energia russa põe em risco o crescimento económico da UE - Orban

Recusa em comprar energia russa põe em risco o crescimento económico da UE - Orban

EUA em hiato perigoso em meio ao período de Biden como pato manco, explorado por aliados - Jeffrey Sachs

Sem comentários:

Mais lidas da semana