quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Indonésia espera aumentar a cooperação militar com a China

A cooperação prevê intercâmbio de pessoal e exercícios conjuntos

247 - A Indonésia pretende fortalecer ainda mais a cooperação militar com a China, incluindo trocas de pessoal e exercícios conjuntos, disseram oficiais militares indonésios de alto escalão a Liu Zhenli, membro da Comissão Militar Central (CMC) da China e chefe do Departamento de Estado-Maior Conjunto da CMC, durante a visita de Liu à Indonésia.

A informação é do Global Times, que destaca o encontro do ministro da Defesa indonésio Sjafrie Sjamsoeddin e o chefe militar indonésio (TNI), general Agus Subiyanto, Jacarta com Liu, de sexta a sábado (11), de acordo com uma declaração publicada pelo Ministério da Defesa Nacional da China em sua conta WeChat no domingo. 

O lado indonésio expressou que a Indonésia e a China compartilham laços culturais e têm um relacionamento próximo entre seus povos. Eles enfatizaram a importância do relacionamento com a China e agradeceram à China por seu apoio e assistência no desenvolvimento da Indonésia. Atualmente, o momento de desenvolvimento das relações militares é positivo, e eles esperam fortalecer ainda mais a cooperação prática em vários campos, incluindo intercâmbios de pessoal e exercícios conjuntos.

Liu afirmou que a China vê o relacionamento China-Indonésia de um nível estratégico e perspectiva de longo prazo. Os militares chineses estão dispostos a trabalhar com o lado indonésio, sob a orientação estratégica dos líderes de ambos os países, para aproveitar o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas como uma oportunidade para criar mais destaques e conquistas na cooperação militar, contribuindo para a paz e estabilidade regionais.

Antes da reunião, o lado indonésio realizou uma cerimônia de boas-vindas, durante a qual Liu revisou a Guarda de Honra das Forças Armadas da Indonésia.

Imagem: Bandeiras de Indonésia e China (Foto: Global Times )

Sem comentários:

Mais lidas da semana