sábado, 23 de abril de 2011

CAROÇO QUENTE!




ANGOLA 24 HORAS
A propósito do discurso atabalhoado do Presidente de Angola JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS na última sessão plenária do Comitê Central do MPLA, acto vergonhoso e sem valor, que mancha o seu próprio partido, que por sinal, de grande parece já não ter mais nada.
Sendo Angola uma nação que tem a sorte de ter sido presenteada com homens que ao longo dos tempos souberam dignificar os seus actos, lutando contra o colonialismo Português e a ocupação do território, onde temos nomes sonantes como Ngola Kiluangi, Nginga Mbandi, Ekuikui, Nzinga a Lukeni e o celebre Mandume, sem esquecer os demais, que cujo sangue tombou lutando para que este solo não fosse subjugado pelo homem Europeu.
É precisamente neste quadro de luta que Angola emerge para Independência, após a entrega de todos patriotas e os ilustres anônimos voluntariosos que seguindo caminhos diferentes e a ajuda da FNLA, MPLA e UNITA, conseguiram libertar o povo angolano do sofrimento que o colonialismo causava.
Angola tem sido palco de muitas lutas e manifestações de protesto protagonizadas por jovens, as tais frutas verdes na óptica dos políticos e mais velhos, hoje por sinal já são motivo de preocupação nos discursos do mais velho da nação angolana, levando-o a cometer a pior gafe dos últimos tempos.
Todos ainda nos lembramos das célebres frases do JES, como nas Eleições de 2002 o candidato não se chamará Jose Eduardo dos Santos!
A juventude Angolana é a força motriz que conduz o MPLA ao sucesso!
A corrupção é o mal que dilacera a nossa economia, e este ano o MPLA e Governo farão a luta contra a corrupção, etc. São tantas frases celebres, mas tantas pedradas pública, basta só entrar em arquivos e rever os discursos do JES para se ver o quanto este dribla a juventude e toda nação.
É assim que o homem forte do país resolveu então nos brindar com mais uma pedrada pública, após ter acordado do sono provocado pelos próprios discursos seus, suas posições, suas alianças mal paridas e gerida, como esta de socorrer o Gbagbo, Mugabe, Cabila, e os demais Ditadores da África actual, mesmo quando o cheiro do vento anuncia o contrario, e dá para se perceber que não só na África mas também em Angola se quer mudança.
No seu último discurso ou pedrada pública, o JES reconhece que a miséria e todos os males que Angola enferma, afinal já vem do colonialismo, ao agarrarem-se aos poucos argumentos que ainda lhe restam, para responder a inquietação juvenil e popular generalizada, pois afinal nos últimos tempos a juventude angolana farta dessa miséria e de esperar por soluções dos políticos e mais velhos, decidiu ainda que de forma tímida, assumir a liderança da marcha que séculos atrás Ngola Kiluangi, Nginga Mbandi, Ekuikui, Nzinga a Lukeni e o célebre Mandume iniciaram, contra a penetração Portuguesa, só que desta vez é contra o JES.
Conforme cantou uma jovem cantora da nossa praça: Se a fruta está verde e o caroço é veneno, no cheiro do vento dá para perceber. Com o cheiro dos ventos actuais nos dá para perceber, que os jovens angolanos, quão frutas verdes e caroços envenenados pela vontade de mudança, já não querem mais esperar 32 anos para serem felizes, pois o mesmo cheiro que um dia levou JES para o Congo Kinshasa, a busca de forças para lutar contra o colonialismo Português, agora está na mente dos jovens de Angola ávidos das mesmas mudanças, mas agora para o bem de todos Angolanos.
A fruta ainda que verde e cujo cheiro o vento nos trouxe, teve o seu inicio no norte de África, com o seu caroço envenenado da vontade de mudança inalado primeiro pelos jovens do norte de África e que fez varrer Ditadores como Bem Ali, Mubarak e recentemente Gbagbo.
Uma coisa o Presidente JES tem em comum com estes ditadores, esqueceu-se que um dia ele próprio foi jovem e irrequieto, e foi para o Congo Kinshasa levado pelo vento da mudança, e que hoje tal como os demais comparsas do Norte e o seu protegido Gbagbo não conseguirá parar o vento com o seu cheiro envenenado da mudança.
O seu discurso está de tal modo sem fundamentos e descaracterizado ainda que com todos os argumentos apresentados, já não é capaz de embalar uma criança para o sono, e quanto mais os jovens frutas verdes que já não acreditam mais, por isso estes hoje o desafiam publicamente em Luanda e Angola em geral como nunca aconteceu nos tempos idos.
Neste discurso, ficou claro que para JES e CC do MPLA tudo que Angola vive são situações perfeitamente normais e que os Angolanos devem continuar a aceitar sem contestar.
A corrupção, a fome e miséria que grassam em todas as províncias, as mortes exageradas nos hospitais, estradas mal concebidas e ainda por cima com rotundas, a construção de condomínios caros e para meia dúzia de pessoas, e tantos outros males são perfeitamente normais e bem-vindos em Angola.
Se assim for o JES parece estar a querer dizer que há muita maralha para pouca boiada, isto é, conforme a cantora naquela canção “caroço quente”. Quer dizer que, o que Angola produz não dá para se partilhar com o povo, pois é muita maralha, que somente os escolhidos podem comer e beneficiar da economia ou a boiada, luengos que até já são raros, maboques e outros frutos silvestres, enfim.
Duvido que este discurso tenha encantado a todos do MPLA, pois o JES se deu uma pedrada na mão e está arrumado, é somente questão de dias, e conforme aquela cantora da nossa praça, muito bem canta.
Caroço na pedrada e faísca na mão arruma para o lado qualquer pessoa. Os jovens sempre foram e será a força motriz de qualquer nação, por isso não podem ser vistos como se de uma fruta verde se tratasse, por sinal não dá para se comer, quem não se lembra de uma manguinha verde comida com sal e picante?
Bem-hajas toda a juventude Angolana!
Bem-haja a cantora com o seu caroço quente!
Nsangu a Mbote
NP

Sem comentários:

Mais lidas da semana