sexta-feira, 22 de abril de 2011

Horta apela à ajuda dos países lusófonos para compra de dívida portuguesa




Luanda Digital – 22 abril 2011

Díli - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, em entrevista concedida à RTP, defendeu que o seu país, juntamente com o Brasil e Angola, deve negociar directamente com o próximo Governo português a compra de dívida pública, tendo em vista a moralização dos mercados financeiros internacionais.

Ramos Horta declarou que a iniciativa timorense para a compra de dívida soberana portuguesa tem a concordância do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e do líder da oposição, Mari Alkatiri. Ramos Horta referiu mesmo que «Xanana Gusmão conversou com a Presidente brasileira Dilma e ela reagiu muito positivamente» e que «esperamos sensibilizar também os angolanos para este projecto».

Segundo o Presidente timorense, o Governo português foi vítima dos «abutres» das empresas de rating, as mesmas que, segundo Ramos Horta, especulam com a situação portuguesa, mas «não falam da economia dos EUA, muito mais endividada que a portuguesa».

«Do que tenho analisado ao longo dos meses, é óbvio que o actual Governo de José Sócrates fez enormes esforços. São as agências de rating que manipulam, deliberadamente ou por pura ignorância, os mercados e levam a países que se têm que financiar nos mercados internacionais, como Portugal, a pagar juros excessivamente elevados, o que é inaceitável», sustentou Ramos Horta.

«São as mesmas que não conseguiram ou não quiseram alertar os investidores para as falcatruas que se fizeram em Wall Street e em várias agências de investimentos e bancos americanos e, para investimentos especulativos, nos EUA, em Inglaterra, no Dubai. Por isso, não têm credibilidade», concluiu o Presidente timorense.


(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana