sábado, 23 de abril de 2011

Mais de 90 milhões de pessoas vivem a menos de 30 km de uma central nuclear




DESTAK - LUSA

Mais de 90 milhões de pessoas vivem a menos de 30 quilómetros de uma das 211 centrais nucleares do mundo, a maioria em redor de aglomerados populacionais mais densos que Fukushima, no Japão, noticia hoje a revista Nature.

Num raio de 30 quilómetros à volta dos reatores nucleares de Fukushima 1 residiam cerca de 172 mil pessoas antes da ordem de evacuação, após as explosões, em março, na sequência do sismo e do tsunami.
Ora, segundo a revista científica britânica, a população será bem mais elevada em redor de dois terços das centrais nucleares no mundo.
O estudo revela que mais de 16 milhões de norte-americanos, 9,6 milhões de chineses e outros tantos alemães residem a menos de 30 quilómetros de uma central nuclear.
Em Doel, na Bélgica, e em Biblis, na Alemanha, 1,5 milhões de habitantes vivem a menos de 30 quilómetros, enquanto nos arredores das centrais nucleares de Beznau e Goesgen, na Suíça, o número ronda um milhão e 960 mil habitantes, respetivamente.
Na proximidade de 21 centrais asiáticas, norte-americanas, alemãs, britânicas, belgas ou suíças existe, em cada uma, pelo menos um milhão de pessoas a viver num raio de 30 quilómetros. Seis destas centrais têm em seu redor mais de três milhões de habitantes.

Sem comentários:

Mais lidas da semana