sexta-feira, 29 de abril de 2011

Moçambique: HIENAS MATARAM OITO CRIANÇAS NO NIASSA DESDE MARÇO




AYAC - LUSA

Chimoio, Moçambique, 29 abr (Lusa) - Oito crianças morreram vítimas de ataque de hienas em Mandimba, em Niassa, norte de Moçambique, mas as autoridades não conseguem impedir a situação porque os felinos atacam de noite, disse hoje à Lusa o administrador daquele distrito.

Nos dois últimos meses, foram registados 10 ataques, oito dos quais fatais. As vítimas são crianças com menos de sete anos de idade, situação que está a gerar pânico entre a população do distrito.

O último caso ocorreu no domingo passado, quando as hienas atacaram quatro crianças nos arredores das localidades de Mitande e Tuina, tendo uma menor perdido a vida no local, enquanto as três sobreviventes foram levadas com ferimentos graves para o hospital provincial de Lichinga, a capital do Niassa.

"Os ataques de hienas estão a preocupar-nos. E estão a atacar de preferência crianças, se calhar por serem indefesas, e atuam geralmente à noite, o que dificulta a sua localização para o abate", explicou à Lusa António Tacarindua, administrador de Mandimba.

Tacarindua disse que nas buscas efetuadas após os ataques, os familiares e caçadores encontravam apenas restos humanos de menores.

Para reverter a situação, as autoridades distritais estiveram reunidas com os 250 membros, entre régulos e chefes dos bairros, para traçar estratégias para reduzir os ataques. Entre as medidas tomadas está o uso de armadilhas tradicionais, venenos, além de armas de caça.

"Para já, apelamos às pessoas a não dormir fora, sobretudo nos pátios, também para ficarem atentos às crianças. E criámos grupos para uma caça mais agressiva, para reduzir os ataques", disse António Tacarindua.

No ano passado, duas hienas e um leopardo foram abatidos em Mandimba, distrito muito afetado com ataques de leões nos últimos anos.

"Estamos agora na época de colheita de tabaco e as hienas fazem exatamente a caça junto dos locais de secagem. O distrito já sofreu muito com ataques de leões, mas agora as hienas é que nos preocupam", disse o responsável.

Os caçadores destacados para controlar os ataques das hienas ainda não abateram os animais por estes não deixarem rastos da sua localização.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pessoal, boa matéria, mas hiena não é felino...

Mais lidas da semana