sexta-feira, 29 de abril de 2011

Xanana Gusmão, em congresso, exorta CNRT a recusar a violência eleitoral



MSO - LUSA

Díli, 29 abr (Lusa) -- O presidente do CNRT, Xanana Gusmão, disse hoje que a democracia obriga a compromissos dos atores políticos do país e exortou os delegados ao II Congresso a recusarem a violência e a intolerância nas campanhas eleitorais.

Xanana Gusmão, no discurso de abertura da segunda reunião magna do partido que fundou em 2007, salientou que o Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) "foi criado para participar de forma ativa na estabilidade nacional e contribuir para o fortalecimento dos valores da democracia em Timor-Leste".

Afirmando que cabe aos atores políticos "procurar corrigir e renovar ante os obstáculos à democracia, e levar as sociedades a mudar de mentalidades e comportamentos", o presidente do CNRT ocupou parte da sua intervenção com a preparação dos próximos atos eleitorais, previstos para 2012.

"Os delegados têm oportunidade de refletir no Congresso sobre o sentido das eleições e assumir o espírito da democracia, recusando a violência, a intolerância política, as ameaças e provocações, as acusações sem sentido, nas próximas campanhas eleitorais (presidenciais e legislativas)", declarou.

Insistindo no tema, Xanana Gusmão defendeu que o partido "deve dar a máxima relevância aos deveres que estipulou, nomeadamente de educar o povo para os valores democráticos, o que significa assegurar a tolerância, respeitar os outros, comprometer-se com a não-violência e desenvolver a paz".

"Em vários países do mundo, estamos a assistir ao fenómeno da chamada 'revolução popular', em que os povos se levantam para exigir a democracia porque não querem viver mais em regimes antidemocráticos, que não dão liberdade de expressão e violam os direitos humanos fundamentais", disse o primeiro-ministro.

Enquanto olhamos para esses acontecimentos e comparamos com Timor-Leste, devemos dizer com honestidade que a nossa democracia, apesar de ainda estar quase no início e das suas fraquezas, tem conseguido andar", comentou.

O II Congresso Nacional do CNRT começou hoje no Centro de Convenções de Díli e decorre até domingo.

Durante o Congresso, vão realizar-se as eleições internas para os órgãos do partido.
Têm assento 995 delegados, havendo um delegado ao nível de suco (freguesia), três delegados por cada sub-distrito, cinco delegados por cada distrito e delegados por inerência.

Sem comentários:

Mais lidas da semana