quinta-feira, 5 de maio de 2011

Afirmação da língua portuguesa no mundo é processo moroso, mas está em curso




SK - LUSA

Lisboa 04 mai (Lusa) -- A afirmação da língua portuguesa no mundo é um processo que vai levar o seu tempo mas que está em curso, destacou o secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira.

"É um processo que está em curso, ainda bem que nós temos alguma pressa em ver as coisas acontecerem, mas é preciso alguma paciência. A afirmação da língua portuguesa, daquilo que é nosso, vai levar o seu tempo, mas é importante registar que estamos no bom caminho", afirmou Domingos Simões Pereira.

O secretário executivo da comunidade falava à Lusa por ocasião das comemorações do "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP", que se assinala na quinta-feira.

Domingos Simões Pereira destacou a importância de se comemorar e celebrar a língua portuguesa e cultura lusófona, vincando que "estas são a base da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os fatores através dos quais identificamos os nossas traços comuns".

O secretário-executivo da CPLP adiantou que, este ano, a efeméride será comemorada tanto nos estados-membros lusófonos, como nos mais diversos e longínquos países, da Bulgária a Cuba.

"As comemorações vão acontecer em sítios tão inspetáveis que só depois conseguiremos dar a devida conta da atenção que este dia mereceu. Mas posso adiantar que diferentes grupos de embaixadores da CPLP estão a organizar eventos nos mais diversos países, da Bulgária ou África do Sul a Cuba", afirmou Simões Pereira.

O dia 05 de maio foi fixado como a data em que é anualmente comemorada a "Língua Portuguesa e a Cultura na CPLP" pelos chefes da diplomacia lusófonos, no âmbito do XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizado em junho de 2009, em Cabo Verde.

Para assinalar o dia, o secretariado executivo da CPLP promove, na quinta-feira, uma conferência sob o tema na Sociedade de Geografia de Lisboa, que contará com as intervenções do professor catedrático e ex-ministro Adriano Moreira e da presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho.

No debate, que será moderado pelo embaixador António Monteiro, também deverá participar Aguinaldo Jaime, coordenador da comissão de reestruturação da Agência Nacional para o Investimento Privado de Angola (ANIP), entre outros.

O Instituto Camões vai celebrar a efeméride através de uma exposição bibliográfica de autores de língua portuguesa traduzidos.

Já a Feira do Livro comemora o "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP" com um debate sobre a língua portuguesa e o Museu do Oriente é palco para a iniciativa "Se estas paredes falassem".

Sem comentários:

Mais lidas da semana