sexta-feira, 27 de maio de 2011

Angola: Chefe de Estado inteira-se de soluções de drenagem para lagoa de São Pedro




ANGOLA PRESS

Luanda - O Executivo vai prosseguir as acções de drenagem das águas na lagoa de São Pedro, no município do Cazenga, que em épocas chuvosas forçam o desalojamento de inúmeras famílias, soube-se durante uma visita ao local, realizada hoje (quarta-feira), pelo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

Segundo o ministro do Urbanismo e Construção, Fernando Alberto da Fonseca, decorrem, a bom ritmo, as obras de construção e reabilitação das vias estruturantes, que vão facilitar a instalação dos sistemas de drenagem das águas pluviais e residuais.

O ministro pediu a instalação de três novas bombas para facilitar a drenagem das águas, dado a receios de que no próximo venham a cair chuvas intensas.

Declarou que o projecto, aprovado em Conselho de Ministros, enquadra-se no trabalho de macro-drenagem, previsto no tratamento urbanístico para um Cazenga requalificado com qualidade.

“O objecto é resolver o problema das pessoas que estão na zona da lagoa” declarou o governante.

Por seu turno, o administrador municipal do Cazenga, Nataniel Narciso, informou que o projecto de tratamento da lagoa de São Pedro contempla a requalificação urbana da área, que incluirá a construção de habitações, arruamento, zona florestal e áreas de lazer.

O plano prevê o escoamento de água para a vala do Suroca, e já está construído o canal que vai ligar a dois outros pontos de drenagem na rua do Patrício.

Anunciou que as obras vão obrigar o realojamento de cerca de 400 famílias, das cerca de 20 mil que habitam a zona circundante à lagoa de São Pedro.

Falou também de projectos de desobstrução das valas do rio Seco, na zona do mercado Asa Branca, e a construção de equipamentos socais.

Nataniel Narciso sublinhou que o programa de requalificação e reparação das valas prevê já o realojamento de famílias, devendo manter-se a intenção de não as afastar das suas actuais zonas de residência.

A maioria das residências do perímetro da lagoa de São Pedro regista infiltração de água.

Mais:

Sem comentários:

Mais lidas da semana