sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cabinda - CONTEÚDOS DOS PROGRAMAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DEVEM SER LEGISLADOS




ANGOLA PRESS

Cabinda – Os conteúdos dos programas a serem divulgados pela televisão e as rádios devem ser legislados de forma a que os valores cívicos e morais dos angolanos não sejam adulterados e sim preservados.

Este ponto de vista é do bispo da Igreja dos Primogénitos Evangélica Universal, Manuel Inocêncio de Sousa, em declarações à Angop, a propósito da discussão pública do pacote legislativo da comunicação social que tem início hoje, quinta-feira, na província de Cabinda.

De acordo com o líder religioso, esta discussão pública do pacote legislativo é benvinda, uma vez que vai permitir corrigir alguns aspectos que considera necessitarem de correcção urgente no desempenho dos órgãos públicos de comunicação social.

“A rádio e a televisão têm um grande poder de influenciar as populações, tanto para o bem como para o mal e neste contexto os conteúdos dos seus programas devem ser legislados, com vista a evitar a libertinagem”, afirmou.

Segundo Manuel Inocêncio “um dos aspectos que se deve ter em conta neste momento, é a luta pelo resgate dos valores morais e cívicos perdidos ao longo do conflito armado e da transculturação a que fomos sujeitos, através de novelas e filmes provenientes de outros países com uma cultura completamente diferente da africana".

Na ocasião, o líder religioso criticou o conteúdo de muitas novelas e filmes exibidos pela televisão, os quais na sua opinião, não são dignos de serem visto uma vez que violam os princípios culturais dos africanos em geral e em particular dos angolanos.

“A juventude angolana é muito propensa a imitar os maus comportamentos que se vêem nas novelas exibidas pela televisão, como a falta de respeito de filhos aos pais e as cenas chocantes que ferem a sensibilidade de qualquer cidadão que se digne preservar os valores da boa educação”, lamentou.

O Pacote Legislativo da Comunicação Social contempla o projecto de Lei do Conselho Nacional de Comunicação Social, o Projecto de Decreto sobre o Estatuto do Jornalista, Lei Geral de Publicidade, Regulamento de Publicidade Exterior no República de Angola, Projecto de Lei sobre o Exercício da Actividade de Televisão e o Projecto de Lei de Radiodifusão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana