segunda-feira, 9 de maio de 2011

BOA GOVERNAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO - MNE Timor-Leste




EL – LUSA

Istambul, 09 mai (Lusa) -- A boa governação é fundamental para o desenvolvimento, defendeu hoje em Istambul o chefe da diplomacia timorense.

Zacarias da Costa, que intervinha no primeiro dia de trabalhos da 4ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Avançados (PMA), disse esperar que o documento final dos trabalhos traduza "um forte empenho na mobilização de recursos financeiros, reforço das capacidades comerciais e produtivas, e apoio à agricultura e desenvolvimento rural, juntamente com o desenvolvimento humano e social".

"A boa governação deve também ser apoiada em consonância com as prioridades nacionais", acrescentou.

Zacarias da Costa, que lidera uma delegação em que se integra ainda o ministro do Turismo, Comércio e Indústria, Gil Alves, destacou os avanços já alcançados por Timor-Leste, sublinhando que as autoridades timorenses estão a concentrar, no ano fiscal em curso, a aposta na infraestruturação do país e na formação profissional.

"Na qualidade de país pós-conflito, as nossas instituições precisam de tempo para se desenvolverem, mas o nosso compromisso em construir instituições fortes é evidente e comprovável com o crescimento da nossa economia", frisou.

Citando os sucessos alcançados, Zacarias da Costa disse que Timor-Leste pode hoje dizer "adeus conflito, bem-vindo desenvolvimento".

O grupo dos PMA compreende 48 países (33 em África, 14 na Ásia e o Haiti), com um Produto Interno Bruto (PIB) "per capita" anual inferior a 745 dólares (520 euros).

Dirigentes destes 48 estados e dos países e instituições internacionais doadoras, iniciaram hoje em Istambul um encontro de cinco dias para debater a execução em 10 anos de um novo plano de ajuda dirigido aos países mais pobres.

Sem comentários:

Mais lidas da semana