quarta-feira, 25 de maio de 2011

CPLP: União de esforços e trabalho em parceria é fundamental na relação entre fundações




MTDM - LUSA

Cascais, 25 mai (Lusa) -- O presidente do Centro de Português de Fundações, Rui Vilar, defendeu hoje que a união de esforços, pareceria e cooperação são princípios que devem prevalecer nas fundações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na cerimónia de abertura do VIII Encontro de Fundações da CPLP, que se realiza hoje em Cascais, Rui Vilar destacou a necessidade, cada vez maior, de haver um trabalho articulado entre as instituições.

"Vivemos tempos de incerteza e momentos muito difíceis, mas é nestes momentos que nos devemos unir e trabalhar em coletivo, porque em parceria, cooperação e uma solidariedade espontânea, seremos coletivamente capazes de enfrentar as dificuldades", afirmou.

Rui Vilar destacou a importância do funcionamento em rede e de uma estreita colaboração entre os atores para que o desenvolvimento dos países seja mais eficaz.

"Devemos unir esforços e alinhar estratégias para que o desenvolvimento prossiga de uma forma solidária e sustentável", frisou.

A mesma opinião tem o presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), Manuel Correia, também orador na abertura do encontro.

"Não tenho dúvidas que para um desenvolvimento sustentado e mais justo é preciso que haja maior cooperação", disse Manuel Correia, sublinhando o papel das parcerias como forma de ter um conhecimento adequado que permite potenciar a mais valia de cada instituição.

O responsável considerou, no entanto, que há ainda muito trabalho por fazer nesta área, sendo que trabalhar com eficiência e em equipa deve ser a principal preocupação.

"Temos perdido mais tempo a arranjar bodes expiatórios para o insucesso, do que a procurar o que é realmente necessário fazer para o desenvolvimento dos países e é aí que as parcerias são fundamentais e podem ser determinantes", sustentou.

O VIII Encontro de Fundações da CPLP decorre durante todo o dia de hoje no Hotel Miragem, no Estoril, Cascais.

Subordinado ao tema "Desenvolvimento e Sustentabilidade. O Papel das Redes e Parcerias", este encontro visa o debate e partilha de experiências entre fundações que, muitas vezes, têm problemas comuns.

Com mais de 100 pessoas inscritas, representantes de 60 fundações dos países que falam a língua portuguesa, a iniciativa é este ano organizada pelo Centro Português de Fundações.

Entre as instituições presentes no encontro figuram a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Gil (Portugal) e a Fundação Roberto Marinho (Brasil).

Sem comentários:

Mais lidas da semana