quarta-feira, 18 de maio de 2011

Espanha: Sismo em Lorca - Luto em Múrcia, homenagens em todas as autarquias









As autoridades regionais de Múrcia (Espanha) decretaram três dias de luto devido ao sismo que abalou a região de Lorca, causando oito mortos e 167 feridos, três dos quais em estado muito grave.


Ao mesmo tempo, a Federação Espanhola de Municípios anunciou que às 12h00 locais (11h00 em Lisboa), se fará um minuto de silêncio das sedes de todas as autarquias de Espanha.


Em Lorca estão já membros do Governo espanhol, entre eles o ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, que deverá avaliar a situação no terreno e estudar eventuais necessidades de apoio adicional à população.


Além do apoio às famílias das vítimas, um dos aspectos mais importantes é o auxilio imediato aos afectados que não podem regressar a casa, devendo ficar hoje pronto um espaço para acolher até mil pessoas, e que foi instalado pelos efectivos da Unidade Militar de Emergências.


O alcaide de Lorca, Francisco Jódar, afirmou hoje que se descarta «por completo» que qualquer habitante da cidade «tenha hoje que voltar a dormir ao relento», estando a ser mobilizados todos os espaços hoteleiros da região.


Estima-se que cerca de 12 mil pessoas, grande parte imigrantes, tiveram que dormir na rua, em zonas abertas da cidade. Entre 20 e 30 mil pessoas não puderam regressar a casa.

Nota PG: Este conteúdo foi publicado em 12 de Maio mas por “avaria” do Blogger “desapareceu”, tendo agora surgido nos rascunhos. Ao voltarmos a publicar toma automaticamente a posição no dia em que o republicamos. Pedimos desculpa pela “anormalidade”. Nos arquivos de dia 12 de Maio, na barra lateral, esse dia não existe e para republicar somos obrigados a fazer demorados acertos por via do mau funcionamento do novo editor do Blogger.

Sem comentários:

Mais lidas da semana