sexta-feira, 27 de maio de 2011

''Esta é a sua democracia'': porradas e balas de borracha contra acampamento pacífico





DIÁRIO LIBERDADE

Diário Liberdade - A polícia autonômica catalã carregou violentamente contra centenas de pessoas acampadas na praça da Catalunha, em Barcelona.

Um número indeterminado de pessoas feridas é o resultado de um ataque policial explicado oficialmente por motivos de "higiente e salubridade" e para permitir que o espaço seja ocupado na noite de hoje pela torcida do FC Barcelona, que hoje joga a final da Liga dos Campeões.

Os 'Mossos d'Esquadra' despregaram numerosos elementos fortemente armados a partir das 7 da manhã de hoje, exigindo o abandono da praça por centenas de pessoas que mantinham o acampamento. Em resposta, mais e mais pessoas chegaram ao local em apoio ao acampamento do movimento 15M.

A escusa para o despejo da praça foi, segundo o diretor-geral da polícia, Manuel Prat, a "limpeza" da praça. A resistência pacífica de centenas de pessoas acabou sendo respondida com uma violenta carga dos fardados.

O número de pessoas feridas pelas porradas e disparos de bolas borracha cresce a cada momento, e na altura são 89. Mas o espaço foi só temporariamente desocupado: ao que parece o número crescente de manifestantes que se achegavam ao local para apoiar o acampamento, acabou por quebrar o cordão policial que bloqueava o acesso ao espaço público. Nesse momento, os corpos policiais, desorganizados e fragmentados, tiveram literalmente que fugir. A praça da Catalunha voltou a ser ocupada por centenas de pessoas que mantêm a mobilização ao grito de ''chamam-na democracia, mas não é" e "esta é a sua democracia".

O Governo autonômico da Catalunha teria pedido hoje o despejo de todos os acampamentos na Comunidade. Segundo as informações que chegam, o de Lleida terá sido já desalojado. Já em Badalona, a ação repressiva foi frustrada e as e os manifestantes resistiram no local.

Hoje às 19:00 haverá uma concentração na praça da Catalunha para protestar contra a ação desta manhã. Será realizada em vários locais com protestos, manifestações e acampamentos inseridos no Movimento 15M.


Sem comentários:

Mais lidas da semana