segunda-feira, 2 de maio de 2011

Gusmão reeleito presidente do CNRT em congresso de consolidação do partido




MSO – LUSA

Díli, 02 mai (Lusa) -- Xanana Gusmão foi reeleito hoje presidente do CNRT, o partido que fundou em Timor-Leste, tendo figurado como candidato ao cargo nas duas listas concorrentes votadas no II Congresso Nacional do partido.

Além do presidente do partido, as duas listas apresentaram outros nomes comuns, ainda que num caso ou noutro para cargos diferentes, ou por outra ordem.

Assim, Dionísio Babo, um dos nomes comuns às duas listas, foi reeleito secretário-geral, tal como Mau-Hunu, Virgílio Smith e Bilou-Mau, para as vice-presidências.

Mas foi só nas pessoas propostas para as vice-presidências que as duas listas diferiram.

No que se refere às cinco vice-presidências do CNRT (Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste), a lista A propôs, além de Mau-Hunu, Virgílio Smith e Bilou-Mau (este na quarta posição), também Francisco Kalibuadi e Arão Noé.

Já a lista B, além dos três primeiros nomes comuns, incluiu Eduardo Barreto "Dusae" e Januário Pereira.

No que respeita aos vices do secretário-geral, ambas as listas apresentaram os mesmos nomes, mas não pela mesma ordem. José "Fo Laran" figurou como primeiro vice-secretário geral, quer na lista A, quer na lista B, mas em relação aos outros dois secretários, enquanto na lista A Jacinto Rigoberto foi proposto para segundo vice e Duarte Nunes para a terceira posição, na lista B, ocupavam posições precisamente contrárias.

A votação foi realizada por distritos e por voto secreto.

Num total de 872 votantes, a lista B ganhou com 505 votos, contra 293 da lista A, tendo-se registado 18 votos nulos ou brancos.

Para o Conselho Diretivo Nacional, órgão máximo entre congressos, foram a sufrágio duas listas e mesmo aí com alguns nomes em comum.

A lista A apresentou como candidatos Germano da Silva, Brígida Correia, Virgínia Belo, Virgílio Marçal, Pedro da Costa, Bi-Soy, Paulo Martins, Romeu Moisés, Vicente Guterres, Leo Lopes, Francisco Kalbuadi, e Arão Noé.

Na lista B, foram candidatos Anselmo da Conceição, Brígida Correia, Moisés Saldanha, Carlito Cabral, Simon Sufa Falo, Leo Lopes, Ângela Corvelo, Humberto Delgado, Imaculada Tilman e Veneranda Lemos, Virgílio Marçal e Francisco Kalbuadi.

Acabou por ganhar a lista A com 482 votos, contra 263 da lista B, tendo havido 18 votos nulos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana