terça-feira, 31 de maio de 2011

JOSÉ RAMOS HORTA CONTRA REELEIÇÃO DE BLATTER





Líder de Timor Leste sobre as eleições da FIFA

O presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, manifestou-se esta terça-feira contra a reeleição do presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o suíço Joseph Blatter, para mais um mandato à frente do organismo.

Num comunicado de imprensa hoje distribuído pela presidência timorense, Ramos Horta lembrou o encontro que manteve com Blatter no passado mês de março, em Timor-Leste, recordando que na ocasião alertou o responsável "para as inúmeras alegações de corrupção que grassam no mundo do futebol e afetam a imagem" da organização.

"O problema da FIFA é igual ao de qualquer outra liderança em instituições, ou países, quando os dirigentes procuram manter-se nos seus postos para além do razoável. Em qualquer estrutura democrática não deve haver mais de dois mandatos", disse Ramos Horta, em Díli, instado pelos jornalistas a comentar as eleições para este organismo, marcadas para quarta-feira.

Ramos Horta deu como exemplo o caso do antigo presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Juan António Samaranch, que liderou este organismo entre 1980 e 2001, "fase extremamente difícil e com inúmeras alegações de má gestão e de corrupção".

"Por isso, não é boa prática que as pessoas estejam à cabeça de instituições mais de um mandato. No máximo, dois", concluiu o Nobel da Paz de 1996.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, é o único candidato à sua sucessão no organismo, para um quarto mandato (foi eleito a primeira vez em junho de 1998), num momento em que a organização é alvo de denúncias de corrupção e inquéritos internos.

Blatter tinha como único adversário Mohammed Bin Hamman, homem de negócios do Qatar e presidente da Confederação Asiática, que se retirou este fim-de-semana da eleição, antes de ter sido suspenso domingo, devido a um inquérito sobre uma alegada fraude ligada às eleições.

**Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Sem comentários:

Mais lidas da semana