domingo, 29 de maio de 2011

Jovens espanhóis concentram-se em Pequim em solidariedade com movimento 15M




CFF - LUSA

Pequim, 28 mai (Lusa)- Cerca de trinta recém-licenciados e estudantes universitários espanhóis concentraram-se hoje no Parque Chaoyang, em Pequim, em solidariedade com os "indignados" do movimento 15M, que protestam em várias cidades espanholas.

"Queremos fazer algo que contribua para conseguir o melhor para o nosso país, uma democracia civilizada onde os corruptos não se riam do povo apresentando-se a ganhando eleições. Os políticos perderam a ligação com as pessoas e só lhes interessa o poder", disse uma das participantes, Teresa Alvarado citada pela EFE.

A jovem considerou "indigno que depois das eleições autonómicas e municipais nenhum grupo político tenha dado um passo para falar com eles [movimento 15 de março]. Não responderam ao chamamento e só querem o poder pelo poder".

A maioria dos jovens espanhóis, que se manifestaram sem palavras de ordem nem cartazes para não desafiarem a lei chinesa, estão na China para estudar o idioma ou medicina tradicional, mas há quem tenha deixado a Espanha forçado pela crise económica.

"Quando acabei Química fui para o Reino Unido pois tinha tentado trabalhar em Espanha e não consegui. Vim para a China e encontrei emprego como agente comercial", disse Pedro, outro estudante.

Para o jornalista Daniel, a manifestação de Pequim é a "expressão do desgosto pela falta de oportunidades laborais em Espanha, e também de mau estar com os políticos e de solidariedade e apoio ao movimento 15M".

Os jovens manifestaram ainda desejo que o 15M origine "propostas realistas" e mecanismos que permitam conseguir alguns progressos, nomeadamente em matéria de transparência e reforça da lei eleitoral.

Sem comentários:

Mais lidas da semana