segunda-feira, 30 de maio de 2011

Lisboa: DESDE HÁ 10 DIAS, ROSSIO OCUPADO PELO PROTESTO




 
Portugal – Sob a consigna “Democracia verdadeira, já!”

Passando ao lado da campanha eleitoral, que não parece suscitar grande interesse da maior parte dos portugueses, na baixa de Lisboa ensaiam-se novas experiências de participação democrática e de cidadania
 
Lisboa, 29 de Maio - 700 pessoas, principalmente jovens, saíram à rua ontem (Sábado, à tarde) exigindo “Democracia verdadeira já!”. A manifestação, realizada na Avenida da Liberdade (Lisboa), havia sido decidida em assembleia popular e convocada pelo acampamento que há 10 dias ocupa o Rossio, praça central da capital portuguesa.
 
Apesar da intensa chuva, centenas de pessoas desceram a Avenida da Liberdade, gritaram e cantaram slogans “por uma democracia participativa” e palavras de ordem solidárias com as manifestações que se têm realizado em Espanha e por toda a Europa, bem como noutras partes do Mundo, exigindo direitos essenciais e uma real participação das pessoas nas decisões que afectam as suas vidas.
 
Às 18 horas, no Rossio, um microfone passou de mão em mão dando voz a toda a gente que quis tomar livremente a palavra. Uma hora depois, iniciou-se a 10ª assembleia popular que durou mais de três horas, com intenso debate e inúmeras propostas.
 
Discutiu-se de tudo: houve dezenas de propostas e reflexões sobre necessidades básicas, discriminações, a perda de direitos no trabalho, na educação e na saúde, o domínio do poder financeiro, a situação social, política e ambiental em todo o mundo. E debateu-se, também, o próprio funcionamento das assembleias populares e as formas de construir e praticar uma democracia real.
 
O acampamento tem vindo a engrossar num crescendo de pessoas, principalmente jovens, mobilizadas para o debate e o protesto que estão a mudar a cidade, ensaiando novas formas de intervir, de decidir e de pensar. Isto, enquanto decorre a campanha eleitoral para a Assembleia da República, perante a indiferença da maior parte dos portugueses.
 
Fotos: Da Maia Nogueira
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana