sexta-feira, 20 de maio de 2011

Luís Amado e PM da Guiné-Bissau agraciados com o colar da Ordem de Timor-Leste




MSO - LUSA

Díli, 20 mai (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, e o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, foram hoje agraciados com o colar da Ordem de Timor-Leste pelo Presidente da República, José Ramos-Horta.

O Chefe de Estado condecorou Luís Amado e Carlos Júnior durante a cerimónia oficial de comemoração do nono aniversário da restauração da independência de Timor-Leste, que decorreu no Palácio do Governo, em Díli.

A distinção foi atribuída a Luís Amado pelo seu contributo para a independência e construção do Estado timorense.

"Enquanto secretário de Estado da Cooperação, ministro da Defesa, e mais recentemente ministro dos Negócios Estrangeiros, empenhou-se na luta pela construção do Estado de Timor-Leste", refere a nota justificativa da atribuição da condecoração.

A mesma nota, lida na cerimónia, acrescenta que Luís Amado "como dirigente partidário, desempenhando o cargo de secretário das relações internacionais do seu partido, advogou a causa da libertação nacional do povo timorense".

Já quanto a Carlos Gomes Júnior, o Colar da Ordem de Timor-Leste foi-lhe atribuído porque "na sua condição de secretário das relações externas do seu partido, apoiou veementemente a luta da resistência e a construção do Estado de Direito, e enquanto primeiro-ministro da Guiné-Bissau, tem desenvolvido políticas para estreitar ainda mais as relações com Timor-Leste".

Além da atribuição do colar, o Presidente timorense atribuiu a medalha de mérito de Timor-Leste a várias personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram em áreas como a educação e a saúde.

Sem comentários:

Mais lidas da semana