sexta-feira, 20 de maio de 2011

TIMOR VOLTOU A SER LIVRE A 20 DE MAIO DE 2002




SAPO TL

O dia 20 de Maio de 2002 assinala o Dia da Restauração da Independência de Timor-Leste. Nesse dia, as Nações Unidas entregaram o poder ao novo governo timorense e foi aprovada a Constituição, numa cerimónia solene que decorreu na Assembleia Constituinte.

A Constituição foi votada na especialidade após quase seis meses de debates, emendas , recolha de sugestões de líderes políticos e da sociedade civil e de consultas à população timorense. O documento foi escrito em português, com sete partes fundamentais - Princípios Fundamentais, Direitos, Deveres, Liberdade, Garantias Fundamentais, Organização do Poder Político, Organização Económica e Financeira, Defesa e Segurança Nacional, Revisão Constitucional e Disposições Finais e Transitórias.

A bandeira nacional foi içada, pela primeira vez , após a ocupação indonésia, pelo recém eleito Presidente, líder da resistência clandestina, Xanana Gusmão, o actual primeiro-ministro. O hino nacional cantado ao vivo foi acompanhado pelo mundo inteiro, através da transmissão em directo realizada por vários canais de televisão.

Nove anos depois, Timor-Leste continua a marcar a sua presença no mundo, reunindo esforços em prol do desenvolvimento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana